O que é BPO e como Funciona

O BPO é um processo de terceirização de processos de negócios, ou seja, a sua empresa irá contratar outra empresa para executar determinada atividade, que, de preferência, não seja a atividade-fim.

Dessa forma, o gestor consegue ter mais disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades estratégicas do seu negócio.

É um tipo de iniciativa cada vez mais comum, em especial nos países da Europa, devido às grandes vantagens que oferece.

Continue lendo este artigo para entender um pouco mais sobre o assunto.

BPO: O que é e como funciona?

BPO é a sigla de Business Process Outsourcing. Em uma tradução livre para o português, podemos considerar que BPO significa Terceirização de Processos de Negócios.

Em outras palavras, BPO consiste em contratar outra empresa para executar algumas atividades que antes eram realizadas por funcionários da sua empresa.

Como funciona o BPO

Ao contratar um serviço de BPO, toda a responsabilidade sobre a execução do processo em questão passa para a empresa provedora de BPO, que realiza o serviço com o seu próprio capital humano e tecnológico, devolvendo para a contratante a tarefa já finalizada.

Dessa forma, o gestor e toda a sua equipe poderão se dedicar inteiramente ao negócio e suas atividades principais.

Além de ter tempo livre e informações concretas para pensar de forma estratégica visando o crescimento da sua empresa.

O que faz uma empresa de Business Process Outsourcing?

Uma empresa especializada em Business Process Outsourcing é capaz de atender aos mais diferentes tipos de demanda com o auxílio das novas tecnologias.

Portanto, você terá acesso à mão de obra de especializada e totalmente qualificada para resolver as demandas da sua empresa, de forma rápida e eficaz.

Tipos de BPO e quais os setores mais terceirizados

Existem basicamente 2 tipos de BPO, ambos são eficazes, porém funcionam de formas diferentes, de acordo com as atividades para que são destinados.

Veja abaixo quais são os tipos e para qual setores eles se destinam.

  1. BPO de Back Office: é voltado para execução de atividades internas, tais como compras e processamento da folha de pagamento.
  2. BPO de Front Office: esse tipo é destinado para a execução de serviços mais ligados aos clientes, portanto ficam responsáveis pelo marketing e pelo SAC.

Qual a diferença entre BPO e terceirização?

Embora o BPO seja um processo de terceirização, existem algumas diferenças entre esses dois termos.

A terceirização geralmente diz respeito a atividades que não estão tão relacionadas à gestão da empresa e que não exigem um alto grau de especialização.

Costumam ser terceirizadas atividades como delivery, limpeza, segurança, portaria, etc.

O BPO, por outro lado, está intrinsicamente ligado à gestão ou a tarefas que a impactam, e sua implementação normalmente vem acompanhada da revisão e otimização de processos.

Uma empresa de BPO, além de executar os serviços destinados a ela, é capaz de analisar a forma como os processos são resolvidos.

Após uma análise profunda, ela é capaz de apresentar soluções práticas e funcionais de acordo com a demanda do seu cliente.

Tudo isso é feito com o auxílio das mais novas ferramentas tecnológicas e uma equipe altamente especializada.

Quais as vantagens do BPO?

Ao contratar o BPO para a sua empresa, você passará a contar com grandes vantagens, veja abaixo quais são elas:

  • Informações claras e precisas sobre a real situação da empresa;
  • Atendimento às exigências legais;
  • Melhor aproveitamento do tempo;
  • Redução de custos operacionais;
  • Aumento de produtividade e melhoria no desempenho;
  • Foco na empresa e no seu crescimento.

Como implementar o BPO na sua empresa

Comece analisando a situação da empresa para entender quais são as áreas que mais necessitam do BPO para serem melhoradas.

Após descobrir a resposta, contrate uma empresa de BPO que execute serviços específicos que estejam de acordo com as demandas que você tem e que precisam ser otimizadas.

É preciso pensar nessa implantação como algo que chega para facilitar os processos.

Por isso, é importante analisar a situação da sua empresa e suas maiores necessidades para que você possa agir de forma estratégica.

Como escolher uma empresa de BPO

Esse é um momento bastante delicado, afinal, é uma nova forma de trabalho que fará parte da rotina do seu negócio.

Por isso, é importante escolher de forma cautelosa a empresa de BPO que será contratada. Faça uma pesquisa de mercado antes de fechar negócio.

Comprometimento, responsabilidade e pontualidade são características indispensáveis na empresa BPO que será contratada.

Transforme a rotina da sua empresa com o BPO

O BPO é uma forma de transformar a rotina da sua empresa, para que ela seja produtiva e, ao mesmo tempo, consiga lidar de forma prática e assertiva com as burocracias relacionadas ao negócio.

Muito mais do que apenas executar a demanda estabelecida, um provedor de BPO deve oferecer as melhores e mais inovadoras soluções, para que a sua empresa esteja sempre à frente.

Para isso, você pode contar com a SELLUP – RH Digital e Automatizado.

Se você precisa de um parceiro de confiança e de uma equipe altamente preparada e qualificada para implementar o BPO na sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas agora mesmo:

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