Engana-se quem pensa que o salário é a principal motivação que alguém pode ter para exercer suas atividades profissionais.
Isso não quer dizer que ele não é importante, é claro, mas significa que existem outros aspectos que têm um peso maior.
Aqui no Brasil, por exemplo, foram listados 10 principais indicadores de felicidade no trabalho, e nenhum deles diz respeito à remuneração.
Isso foi revelado por um estudo conduzido pelo Boston Consulting Group, que levantou que, para os brasileiros, os aspectos mais importantes são:
Só a partir dessa lista você já consegue pensar em iniciativas para aumentar a motivação dos seus colaboradores, não é mesmo?
No entanto, para te ajudar ainda mais, nós trouxemos aqui 13 dicas para você implementar na sua empresa e deixar seus profissionais muito mais motivados, engajados e, consequentemente, produtivos! Confira!
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O primeiro passo que um líder pode dar para motivar seus colaboradores é conhecer bem cada um deles e saber o que os motiva.
É preciso reservar tempo para sentar com a equipe e escutar quais são os sonhos, os planos, os objetivos de cada profissional, bem como os desafios que enfrentam.
Parte do profissional a resposta sobre o que o motiva, sobre o que o anima. E parte do líder a compreensão desses fatores e a inclusão dos mesmos em qualquer estratégia de motivação. Caso contrário, corre-se o risco de se apostar apenas em estímulos externos e temporários.
Mostre ao colaborador que ele faz parte de um todo maior, que o trabalho dele impacta diretamente o trabalho de outras pessoas ou áreas, além de contribuir para os objetivos gerais.
Os objetivos gerais, por sua vez, estão intimamente relacionados com a missão da empresa, com o seu propósito, com o motivo da empresa existir.
Fazer com que os colaboradores percebam isso e incorporem esse propósito em seu dia a dia é fundamental para motivá-los.
Criar um ambiente de trabalho saudável e agradável significa garantir um bom clima organizacional, em que as pessoas se respeitem, cooperem umas com as outras e tenham interações positivas.
No caso do trabalho presencial, a estrutura física da empresa também deve ser levada em conta, com equipamentos e ferramentas que realmente funcionem, além de questões como higiene, segurança e aconchego.
Afinal, seu colaborador passa boa parte do dia trabalhando, e fica mais difícil manter a motivação com um clima pesado, com ferramentas disfuncionais ou com uma estrutura inadequada.
Dar espaço para os colaboradores participarem do planejamento estratégico e das decisões da empresa é uma forma de mostrar a eles o quanto a empresa acredita no potencial que eles têm e o quanto suas opiniões são importantes.
Além de contribuir para a motivação dos profissionais, essa prática também traz enormes benefícios para a empresa, pois serão consideradas sugestões de quem muitas vezes está mais a par dos problemas operacionais ou do contato com o cliente do que os tomadores de decisão propriamente ditos.
Dar autonomia a um colaborador é uma ótima forma de deixá-lo saber o quanto você confia nele e no trabalho que ele desenvolve.
Claro, dependendo do nível de experiência do colaborador, você poderá delimitar diferentes níveis de autonomia.
O importante é garantir que ele se sinta parte do todo, que ele perceba o impacto do trabalho dele e que se sinta animado com a carga extra de responsabilidade que a autonomia proporciona.
Importante considerar que esse ponto só é válido para as empresas que têm certa tolerância a erros – ou seja, que estão mais abertas ou preparadas para a inovação.
O reconhecimento e a valorização são fundamentais para o aumento de engajamento e retenção dos talentos.
Por isso, aposte em feedback, bônus, planos de carreira, comemorações, pequenos mimos, elogios, e o mais importante: mostre que você se importa!
O feedback é fundamental para a motivação do colaborador, pois é o que o ajuda a saber se seus esforços estão efetivamente alinhados ao que é esperado pela organização, e se estão contribuindo para os objetivos gerais.
Por isso, o líder deve usar essa ferramenta da melhor forma possível, e uma dessas formas é por meio da abordagem que contempla a situação, o comportamento e o impacto. Saiba mais sobre essa abordagem neste texto e veja também como receber feedback de forma eficaz.
Um plano de carreira é fundamental para que o colaborador esteja ciente dos voos que ele pode alçar dentro da organização.
A ausência desse plano pode resultar em um sentimento de estagnação e, consequentemente, de desmotivação para os profissionais que têm desejo de evoluir em suas carreiras.
Investir em conhecimento e capacitação é outra forma de mostrar ao colaborador o quanto ele é importante para a empresa.
Aqui estão contempladas todas as iniciativas relacionadas ao desenvolvimento dos profissionais – seja com a contratação de programas de treinamentos técnicos e comportamentais; seja contribuindo financeiramente para o ingresso em graduações, MBAs, ou cursos pontuais; seja, ainda, incentivando que cada colaborador estude algum tema relevante para a empresa e o apresente aos colegas.
Este tópico e o seguinte são fundamentais para a motivação neste “novo normal” em que vivemos.
Obrigar os colaboradores a seguir uma rotina rígida pode não fazer mais tanto sentido atualmente, além, é claro, dessa rigidez contribuir para a desmotivação.
Por isso, permita que os colaboradores tenham oportunidade de flexibilizar seus horários, para poderem pegar menos trânsito, buscar os filhos na escola, cuidar da saúde, enfim…
Lembre-se que a flexibilidade está muito relacionada à busca de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e isso está se tornando uma prioridade para muitos colaboradores.
Na mesma linha de raciocínio, temos o trabalho híbrido e o home office. Apesar de ter sido adotado às pressas devido à pandemia do novo coronavírus, o home office agradou boa parte dos gestores e colaboradores, tanto que muitos desejam continuar assim, mesmo quando a pandemia acabar.
Por isso, parece ser andar pela contramão querer exigir que todos voltem ao trabalho presencial.
Entender qual a preferência dos seus colaboradores e dar oportunidades para que escolham como e da onde querem trabalhar, além, é claro, de oferecer a estrutura adequada, será um grande diferencial para a motivação dos mesmos.
As metas são fundamentais para a motivação dos colaboradores, pois eles se sentem desafiados e tendem a dar o melhor de si para conquistar os objetivos estabelecidos.
Porém, além de estarem alinhadas aos objetivos pessoais, as metas também devem ser realistas, ou seja, devem ser possíveis de serem alcançadas com as habilidades que o colaborador possui e/ou com as ferramentas às quais tem acesso.
Por fim, outra forma muito eficaz de motivar seus colaboradores é incentivando que eles reconheçam uns aos outros.
Pode ser por meio de cartões de agradecimento, de mensagens virtuais, de e-mails, pode ser no início de cada reunião, enfim, meios de se reconhecer não faltam, mas é preciso estimular essa prática!
Além de aumentar a motivação, essa iniciativa também aumenta a integração entre os profissionais, o que contribui ainda mais para os bons resultados da equipe.
Como você pôde perceber, motivar seus colaboradores não requer grandes investimentos financeiros, apenas dedicação, tempo e esforço por parte dos gestores.
Mas é uma iniciativa que certamente vale a pena, pois mantém os talentos entusiasmados, engajados, dispostos a expandirem o seu potencial e a contribuírem da melhor forma possível com os objetivos organizacionais.
Além disso, é claro, os profissionais se sentem muito mais felizes e satisfeitos com o trabalho, o que aumenta não só a produtividade na empresa, como a qualidade de vida de uma forma geral.
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