Competências profissionais exigidas pelo mercado

As empresas precisam se adaptar e se reinventar para acompanhar as mudanças que estão se tornando cada vez mais constantes e intensas.

No entanto, elas não conseguem fazer isso sozinhas: precisam que seus colaboradores sejam os responsáveis por essa adaptação e reinvenção. Por sua vez, para dar conta do recado, os colaboradores precisam desenvolver novas competências profissionais.

Quanto mais competências um colaborador tem, mais oportunidades ele pode conquistar e melhores resultados pode alcançar.

Para ajudar você nessa jornada, preparamos este artigo com as principais competências profissionais que são exigidas atualmente. Dessa forma, poderá conferir se você e/ou se seus colaboradores já possuem essas competências e, assim, ficará mais fácil pensar em estratégias para desenvolvê-las.

Entenda a importância e necessidade das competências profissionais

Competência é o que permite que um profissional execute suas atividades, no mínimo, de forma satisfatória.

Segundo o Dicionário Online de Português, competência é o “conjunto de habilidades, saberes, conhecimentos”, a “capacidade decorrente de profundo conhecimento que alguém tem sobre um assunto”, além da “capacidade de fazer alguma coisa; aptidão”.

Sendo assim, um profissional que possui as competências adequadas e de acordo com a missão, visão e valores de uma determinada empresa é capaz de conseguir as melhores oportunidades e conquistar cada vez mais resultados.

Falar em competências não se trata apenas de possui-las, mais do que isso, trata-se de conseguir colocá-las em prática e, principalmente, de utilizá-las a favor da empresa e dos colegas de trabalho, visto que a equipe poderá ter um desempenho muito melhor se forem compartilhados os talentos e habilidades de cada profissional. 

Possuir as competências necessárias pode favorecer a tomada de decisão no momento adequado, como ter a iniciativa para solucionar problemas e propor novas soluções.

As principais competências profissionais exigidas atualmente

É comum que de tempos em tempos a própria dinâmica do mercado acabe criando novas competências, que passam a se fazer necessárias para profissionais e empresas que querem se destacar e se manter relevantes.

Além disso, a demanda por novas competências pode partir de necessidades internas da empresa, como uma reestruturação de colaboradores e até mesmo valores, ou, ainda, diante de novas necessidades que são apresentadas pela sociedade.

Confira abaixo quais são as principais competências profissionais exigidas pelo mercado atualmente.

Sugerimos que neste momento você faça uma leitura reflexiva, buscando analisar se você já possui essas competências ou se precisa desenvolvê-las.

Espírito Empreendedor

Sem dúvida, essa é uma das competências profissionais que está se sobressaindo no momento. Mais do que se importar com o próprio trabalho ou com as atividades que precisam ser realizadas, ter a conhecida “dor de dono”, será um dos principais diferenciais para profissionais que querem se destacar e para as empresas que puderem contar com eles.

Essa competência requer proatividade, inciativa para colaborar com os colegas e para verificar novas atividades que precisam ser realizadas, além de não esperar passivamente por uma solução quando surgir um problema.

Mais do que saber é importante querer saber, ter curiosidade, vontade de resolver as questões que se apresentam. Assim, novas competências irão surgindo naturalmente e trarão a experiência necessária para que você consiga superar novos desafios futuramente. 

Conhecimento de tendências

Essa tendência é muito importante por dois motivos principais. Primeiro, porque quando os profissionais estão atentos às tendências do setor, eles podem trazer para a empresa soluções que facilitem e agilizem o dia a dia, como o uso de novas ferramentas. Ou, ainda, quando a empresa decide implementar um novo sistema, esses colaboradores podem ter mais facilidade/disponibilidade para entender como funciona.

Segundo, porque muitas tendências podem impactar o andamento dos negócios, positiva ou negativamente. Em ambos os casos, é fundamental que a empresa esteja acompanhando de perto, tanto para responder a uma ameaça, quanto para aproveitar uma oportunidade. Assim, poder contar com profissionais que tenham essa atenção é um verdadeiro tesouro para as organizações.

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe sempre foi uma competência de grande importância no meio corporativo. Afinal, ninguém alcança grandes resultados sozinho. É preciso sinergia e senso de time. Além disso, colaboração é capaz de fazer toda a diferença.

Ainda que o trabalho seja realizado de forma virtual ou híbrida, é importante ter disponibilidade para poder colaborar com a equipe.

Saber ouvir, ter empatia, coragem, ousadia, saber resolver problemas e valorizar as diferenças podem auxiliar você. 

Habilidades de autogestão

Especialmente em um contexto marcado pela pandemia, praticamente todos os profissionais precisaram se reinventar e desenvolver novas habilidades e competências.

Nesse sentido, destacam-se as habilidades de autogestão, como ter motivação interna, saber avaliar o próprio desempenho, ter uma rotina, foco, autocontrole… esses são alguns exemplos de habilidades que muitos profissionais precisaram desenvolver, inclusive para conseguir trabalhar em casa com o advento do trabalho remoto. 

O profissional precisa aprender a ser um gestor de si mesmo, para potencializar o seu desenvolvimento no trabalho.

Liderança

Podemos dizer que cada uma dessas competências que apresentamos aqui tem como pano de fundo a liderança. 

O que os gestores mais desejam ter em sua equipe são profissionais que possuem o espírito de liderança pois, assim, sabem que podem contar com pessoas que têm iniciativa e que são ativas, auxiliando a equipe a conquistar os melhores desempenhos.

Pode não ser uma tarefa fácil, é verdade, ter que dar conta de todo seu trabalho e, ainda, preocupar-se com o que acontece ao seu redor, seja com pessoas ou situações, mas pode ter certeza de que os profissionais que conseguem desenvolver seus trabalhos dessa forma são bem recompensados.

O que é preciso fazer para desenvolver competências?

Certo, agora você já sabe quais são as principais competências que são exigidas atualmente no mercado de trabalho. Mas, talvez esteja se perguntando, como é possível desenvolver todas essas capacidades?

O primeiro passo é analisar qual é a sua situação atual, já está trabalhando ou ainda deseja começar em uma empresa?

Se você já estiver trabalhando é possível analisar o cenário, seu local de trabalho, as atividades que realiza e, até mesmo, quais são as expectativas do seu gestor a respeito do seu trabalho.

Em um segundo momento, procure avaliar como cada uma dessas competências poderá fazer a diferença em seu dia a dia, podendo elevar o nível da sua entrega. É possível, inclusive, que realizando essa análise, você descubra ainda outras competências necessárias e que também trarão benefícios ao seu desempenho.

Por outro lado, se você ainda está se preparando para conseguir entrar ou retornar ao mercado de trabalho, é importante apostar no maior leque possível de competências. Quanto mais habilidades puder apresentar ao seu recrutador, melhores serão as suas chances de conquistar uma determinada vaga. 

Profissionais que têm a capacidade de se moldar e se adaptar a diferentes cenários, e que estão dispostos a desenvolver novas competências, geralmente conquistam as melhores oportunidades.

Esteja sempre aberto ao processo de aprendizagem, procure se desenvolver por meio de cursos, leituras e, principalmente, prática! As competências são reforçadas no dia a dia. Dessa forma, é possível treinar de forma espontânea até que se torne um hábito natural para você!

A curiosidade também irá te ajudar a sempre ir além e descobrir novos conhecimentos, que poderão te ajudar no ambiente de trabalho. Seja proativo e curioso. Sem dúvida, isso fará a diferença em seu processo!

Como a empresa pode ajudar no desenvolvimento de novas competências?

A empresa pode fazer uma análise do momento atual dos colaboradores, e identificar quais são as principais competências que cada um poderia desenvolver para agregar ainda mais valor ao seu trabalho.

A partir disso, pode organizar ações de treinamento e desenvolvimento que visem justamente explicar a importância das competências em questão e auxiliar os profissionais a ficarem atentos às possibilidades de colocá-las em prática nas situações do dia a dia.

Além disso, é importante que o gestor faça constantes reuniões de feedback, para auxiliar de forma individual este processo de desenvolvimento.

Ainda, é fundamental que a valorização das diferenças seja parte da cultura da empresa, que todos tenham liberdade de manifestar suas habilidades individuais, e que isso permita um crescimento coletivo e autêntico!

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