Deseja melhorar a imagem da sua empresa e saber o quanto o seu cliente está satisfeito com o seu produto ou serviço, além, é claro, de aumentar continuamente esse índice?
Para isso, não basta apenas focar em estratégias de marketing, publicidade ou mesmo na melhoria dos produtos.
Existe outro ponto fundamental a ser considerado para ajudar a impulsionar sua marca e conquistar uma posição de destaque no mercado: a satisfação do seu cliente!
Mas, como saber se o cliente está satisfeito? A resposta é simples: por meio de uma boa pesquisa de satisfação!
Confira neste artigo a importância e algumas dicas para elaborar uma pesquisa de satisfação que realmente contribua para identificar e aprimorar a satisfação do seu cliente… e o sucesso da sua empresa!
Índice do conteúdo
A pesquisa de satisfação é a melhor maneira de conhecer a opinião que os seus clientes têm sobre a sua empresa, abrangendo desde os produtos e serviços propriamente ditos, até o atendimento, a jornada de compra, enfim, todos os aspectos relacionados à interação entre o cliente e o negócio.
Obviamente, uma empresa que oferece seus produtos e serviços deseja proporcionar uma boa experiência para seu cliente, a fim de aumentar o número de vendas, fortalecer a reputação da sua marca e ganhar destaque como referência no segmento de atuação.
A atividade-fim de uma empresa, ou seja, os produtos e serviços que ela oferece, são resultado de um conjunto de estratégias, que envolvem divulgação, publicidade, marketing, atendimento, vendas, produção, finanças, entrega… enfim, é a soma de um conjunto muito grande de especialidades, mas que devem ser totalmente voltadas a um único fim: a satisfação do cliente.
A satisfação do cliente é extremamente importante porque é o que exerce maior impacto sobre a reputação da marca, quantidade de vendas, recomendação para outros clientes em potencial e crescimento no mercado.
Ou seja, a satisfação do cliente gera vantagem competitiva, retenção e, consequentemente, redução de custos com a aquisição de novos consumidores.
A pesquisa de satisfação com o cliente permite que a empresa tenha conhecimento sobre como ele está se sentido e detecte rapidamente quais problemas precisam ser solucionados, o que contribui para a elaboração de melhores planos e estratégias para o desenvolvimento e crescimento do negócio.
Mas, para elaborar uma pesquisa de satisfação eficiente, é preciso saber quais as perguntas certas para o questionário, ou seja, é preciso incluir questões que sejam relevantes para o seu negócio. Vamos falar mais sobre isso adiante.
Como mencionado, para realizar uma pesquisa de satisfação relevante para o seu negócio é preciso saber quais as informações devem ser extraídas dos clientes. Desse modo, o questionário deve ter como objetivo coletar dados que possam ser utilizados como base para decisões mais assertivas na empresa.
Os principais dados a serem obtidos em uma pesquisa de satisfação com cliente são:
Com esses dados, a sua empresa consegue obter um feedback importante e muito valioso, o qual fará diferença na construção e manutenção do relacionamento entre o cliente e seu negócio.
A partir deles é possível, por exemplo, elaborar estratégias para otimizar a experiência dos consumidores e tratar os principais pontos a serem melhorados.
De acordo com a Endeavor, a satisfação e fidelização do cliente é responsável por mais de 60% das vendas de uma empresa, custando até cinco vezes menos do que a tentativa de captar novos clientes.
Dessa forma, ao alinhar os dados coletados na pesquisa de satisfação com as melhores estratégias de fidelização, seu negócio terá a chave para o sucesso.
Como podemos observar, realizar uma pesquisa de satisfação com cliente traz inúmeras vantagens, mas a principal delas é a obtenção de dados para trabalhar em melhores estratégias, a fim de fidelizar os clientes e conquistar melhores resultados.
Agora, para elaborar uma pesquisa de satisfação que sirva para captar os dados mais relevantes para sua empresa, sugerimos que siga as dicas abaixo:
Para definir quais são as melhores perguntas que devem ser feitas no questionário, é preciso, em primeiro lugar, ter em mente qual é o principal objetivo do seu negócio, a fim de coletar os dados mais relevantes possíveis.
Como a pesquisa de satisfação visa obter a percepção que o cliente possui em relação à sua empresa, as perguntas devem estar alinhadas ao seu objetivo.
A principal função de um questionário de satisfação é obter dados que possam ser usados na elaboração de novas estratégias, aprimoramento de serviços e formas de promover uma melhor experiência ao usuário.
Para isso, as perguntas devem ser bem elaboradas e, de forma geral, recomenda-se que se adequem a dois critérios principais:
O questionário deve ser curto, pois um cliente dificilmente irá responder questionários muito longos. Quanto mais rápidas e objetivas forem as suas perguntas, maiores serão as chances dos clientes participarem da pesquisa de satisfação.
É preciso, também, ter cuidado com o tipo das questões, pois se forem difíceis de compreender ou tiverem caráter ambíguo, o impacto será negativo.
É preciso ter em mente que o cliente não quer perder tempo tentando entender o que você quis dizer, ou expressando sua opinião de forma detalhada.
Uma ótima maneira de fazer isso é com perguntas diretas e assertivas, e com opções de respostas objetivas que sejam fáceis de entender e escolher, como uma escala de avaliação (indo do ruim ao ótimo, do 0 ao 5, etc.).
É importante que a pesquisa de satisfação seja realizada após um momento de interação do cliente com a empresa. Por exemplo, após a realização de uma compra, serviço de atendimento ao cliente (SAC), cancelamento ou reembolso.
É importante ressaltar que a empresa precisa estar atenta a toda interação do cliente com o negócio – independentemente de haver ou não a venda.
A pesquisa de satisfação costuma ser disponibilizada por meio de três canais principais: físico, eletrônico ou, até mesmo, por meio de um telefonema. Vamos ver em mais detalhes cada um deles:
Nesse caso, o formulário com a pesquisa de satisfação é impresso e entregue diretamente ao cliente ou deixado em locais de alta circulação de pessoas na empresa, loja ou estabelecimento.
Com a ajuda da tecnologia e, até mesmo, de algumas ferramentas gratuitas, como o Google Forms, é possível enviar os formulários de satisfação por e-mail e, em alguns casos, inclui-los dentro do próprio site.
Dessa forma, a empresa consegue estipular o melhor momento para o cliente ter contato com esse formulário, por exemplo, ao finalizar uma compra ou abandonar o carrinho.
Além disso, a análise das informações que serão compartilhadas pelos clientes se torna muito mais fácil e prática, podendo acontecer, inclusive, em tempo real.
A empresa pode realizar a pesquisa de satisfação entrando em contato com o cliente por meio do número cadastrado, ou, especialmente em casos de call centers, perguntando se o cliente poderia responder à pesquisa antes de finalizar a ligação, dando uma nota para o atendimento, serviço, etc.
Antes de elaborar o formulário de satisfação do cliente, você deve ter em mente quais os principais indicadores para aplicar em seu negócio e fazer a diferença:
Termo utilizado para se referir à pontuação da satisfação dos clientes, em uma tradução livre para o português.
Trata-se de um indicador bastante utilizado pelas empresas, que consiste em uma escala numérica para responder a uma pergunta direta, como: “qual seu nível de satisfação com o nosso produto ou serviço?”.
Esse tipo de indicador é usado principalmente para a identificação de oportunidades de melhoria em aspectos mais específicos, ligados à experiência do consumidor com o produto ou serviço.
Esse indicador é utilizado para analisar o quanto o cliente precisou se esforçar para conseguir concluir suas compras, encontrar o produto que estava procurando, contatar a equipe de atendimento, efetuar o pagamento, entre outros.
Assim como o CSAT, o CES também costuma ser uma escala numérica, em que o cliente deve dar uma pontuação que corresponda à facilidade ou à dificuldade que ele teve durante a interação com a empresa.
O NPS é um indicador muito importante de satisfação, pois reflete a fidelidade dos atuais clientes e o quanto eles estão dispostos a indicar a sua empresa para potenciais consumidores.
Assim, é possível identificar quantos clientes atuam como verdadeiros promotores da sua marca, quantos são neutros e quantos estão tão insatisfeitos a ponto de denegrirem a imagem da empresa.
Como os indicadores acima, este também costuma ser obtido por meio de uma escala numérica, em que o cliente é convidado a responder, em forma de pontuação, qual a probabilidade de recomendar a empresa a um amigo ou conhecido.
Muitas empresas utilizam a estratégia de oferecer recompensas para estimular o engajamento em relação à pesquisa de satisfação e, assim, obter um maior número de respostas.
Para isso oferecem brindes, descontos, programa de pontos, e outros mimos para agradar os consumidores e incentivar a participação.
Avalie quais as opções podem ser oferecidas e recompense os clientes quando responderem à sua pesquisa.
Agora que você já sabe qual a importância de aproveitar a pesquisa de satisfação para melhorar a experiência dos seus clientes, além de melhorar a percepção que possuem sobre a sua marca, poderá coletar os dados de que precisava para incrementar o plano de desenvolvimento da sua empresa.
Aproveite as dicas que compartilhamos aqui e elabore o melhor formulário de pesquisa de satisfação do cliente.
Não se esqueça de incluir somente as questões que são consideradas relevantes para sua empresa, para que o cliente responda de forma fácil e rápida, e para que a empresa tenha em mãos informações estratégicas para o sucesso!