Endomarketing: o que é e como aplicar

O marketing de uma empresa começa por dentro.

Os colaboradores podem ser os maiores embaixadores de uma marca, ou podem denegri-la para conhecidos e clientes. Isso será reflexo de como percebem a organização e as atitudes tomadas por ela – interna e externamente.

O endomarketing é, então, um conjunto de ações com o objetivo de fortalecer a relação entre empresa e colaborador, aumentando sua satisfação e qualidade de vida no trabalho.

Por que as organizações deveriam se preocupar com isso? Porque todas as ações voltadas para os colaboradores acabam refletindo, direta ou indiretamente, nos consumidores e na imagem que as pessoas constroem em relação à reputação da instituição.

Ou seja, ao aumentar o bem-estar dos colaboradores, a empresa acaba aumentando também a sua vantagem competitiva. Mas como isso é possível?

É o que você vai descobrir ao continuar a leitura deste texto!

Endomarketing: o que é

Endomarketing é uma estratégia de marketing voltada aos colaboradores. Por iniciar com o elemento de composição “endo”, a própria palavra traz consigo esse significado, já que faz menção à interioridade, a algo do interior para o exterior.

Com isso, podemos entender que, da mesma forma que o marketing visa atrair, reter e encantar clientes; o endomarketing visa atrair, reter e encantar os colaboradores, transformando-os em verdadeiros embaixadores da marca.

Isso só é possível se a organização deixar de perceber seus profissionais como subordinados, e passar a enxergá-los como parceiros, em que as partes se beneficiam mutuamente de tal parceria.

O especialista em serviços e marketing de relacionamento Christian Grönroos, em seu livro “Marketing: gerenciamento e serviços”, define endomarketing como: “a filosofia de gerenciamento que trata funcionários como clientes. Eles devem sentir-se satisfeitos com seu ambiente de trabalho e com os relacionamentos com seus colegas de trabalho em todos os níveis hierárquicos, bem como com seu relacionamento com seu empregador como uma organização”.

Podemos concluir, então, que o endomarketing é um processo que visa envolver e engajar os colaboradores, aumentando, com isso, a competitividade da empresa em relação ao mercado.

Como o endomarketing funciona

Talvez você esteja pensando: “mas como o endomarketing funciona?” ou “afinal, quem é responsável pelo endomarketing?”. Se esse é o seu caso, nós vamos esclarecer alguns pontos a seguir.

Apesar do nome remeter ao marketing, o endomarketing não diz respeito a apenas ações de marketing propriamente ditas.

Na verdade, quem desempenha um papel fundamental na estratégia de endomarketing é o RH – alinhado ao marketing, é claro.

O setor de RH, quando possui uma abordagem estratégica, conhece as necessidades dos colaboradores, bem como os principais desafios a serem enfrentados pela organização.

Isso faz com que o RH esteja sempre atento a oportunidades de melhoria, buscando formas de impactar positivamente a cultura, o clima e o ambiente de trabalho.

Assim, RH e marketing unem esforços para criar estratégias e executar ações que não só contribuam para essas melhorias, como ajudem os colaboradores a enxergar a organização com bons olhos, a percebê-la de uma forma mais humana, a querê-la bem, a defendê-la, a desejar fazer parte dela e a permanecer nela pelo maior tempo possível.

Afinal, o marketing deve começar por dentro. O que adianta a empresa investir uma fortuna em marketing externo e não valorizar os seus profissionais?

São as pessoas que fazem parte da empresa que vão interagir com as pessoas que podem comprar o que a empresa tem a oferecer.

E se as primeiras não estiverem bem, não se sentirem respeitadas e valorizadas, elas vão tratar as segundas com o mesmo descaso que julgam receber.

Um ponto muito importante a ser considerado é que, apesar de serem o RH e o marketing os responsáveis por “puxar” as ações de endomarketing, ele não pode se limitar a isso.

Ou seja, o endomarketing não pode se limitar a ações pontuais. Ele deve permear a cultura da empresa e estar presente no comportamento de todos os colaboradores, principalmente no dos que compõem a alta liderança.

Assim, a preocupação com o bem-estar e satisfação dos profissionais cria raízes, e dificilmente alguém irá querer correr o risco de colocar em xeque o que é cultural.

Isso significa que todos passarão a se preocupar sobre como suas atitudes podem impactar o bem-estar geral e, com isso, o ambiente de trabalho se tornará respeitoso, saudável e produtivo, e os colaboradores construirão e fortalecerão cada vez mais um vínculo positivo com a organização.

Comunicação interna e endomarketing

Falando sobre o modo de funcionamento do endomarketing em uma organização, é muito comum que surja uma pequena confusão entre endomarketing e comunicação interna. Por isso, é importante deixar claro que eles não são a mesma coisa.

Apesar de ambos terem como foco o público interno, eles têm ideias diferentes.

A comunicação interna tem um objetivo mais informativo, usando canais internos para transmitir informações e alinhar colaboradores de forma mais rápida e prática.

O endomarketing, como vimos, envolve uma série de ações para melhorar o relacionamento entre empresa e profissionais, além de aumentar o engajamento dos mesmos.

Suas ações podem, inclusive, serem divulgadas com a ajuda da comunicação interna.

Fundamentos do endomarketing

O pioneiro do endomarketing no Brasil foi Saul Bekin, que, em meados da década de 70, quando atuava como gerente de produtos da Johnson & Johnson, sentiu dificuldade para integrar as equipes de trabalho e engajá-las na busca de um objetivo comum.

Assim, ele traçou quatro fundamentos para o endomarketing. Tais fundamentos são citados em um artigo publicado na Revista de Ciências Gerenciais do grupo Kroton, como:

  • Definição: Consiste em ações gerenciadas dirigidas ao público interno; 
  • Conceito: Foco no alinhamento de informações;
  • Objetivos: Construir com o funcionário uma relação baseada na lealdade e na troca;
  • Função: Intensificar a noção de cliente e fornecedor interno entre os departamentos.

Com esses fundamentos, o endomarketing tem o objetivo de elevar a motivação e o engajamento dos colaboradores e aumentar a confiança que eles depositam na empresa, de forma a estarem dispostos a melhorar continuamente a qualidade do seu trabalho e, assim, alcançar excelentes resultados.

Por que endomarketing é importante

O endomarketing é extremamente importante porque se traduz, no final das contas, em uma imensa vantagem competitiva para a organização.

Afinal, o olhar que o pessoal interno tem sobre a empresa é muito relevante para quem está do lado de fora.

A começar por parentes, amigos, conhecidos… Quando o profissional fala mal ou desdenha a empresa na qual trabalha, as pessoas que estão ouvindo o que ele diz assimilam essa visão, e ela será muito mais intensa do que qualquer mensagem bonita repassada por campanhas de marketing externo.

Certamente você já ouviu, ou mesmo experimentou, a força da comunicação “boca a boca”. Então, imagine um colaborador falando mal da empresa para um grupo de amigos. Cada pessoa que está nesse grupo de amigos pode sair e espalhar essa mensagem para outros vários grupos de amigos – num ciclo praticamente sem fim.

Sabemos que os consumidores estão cada vez mais atentos a questões relacionadas a sustentabilidade, ética, responsabilidade social, enfim, estão cada vez mais procurando empresas que se preocupem com a comunidade, com o ambiente, com as pessoas… começando, é claro, com as pessoas que estão dentro do negócio.

Até porque não faz sentindo nenhum a empresa estabelecer uma imagem de que cumpre todos esses aspectos, mas não valoriza os seus profissionais.

Então, o endomarketing visa justamente estreitar esses laços entre profissional e empresa, fazendo com que o colaborador crie um vínculo positivo com a instituição e a enxergue de uma forma mais humana.

Assim, como dissemos anteriormente, ele se torna um verdadeiro embaixador da marca, defendendo-a e compartilhando aspectos positivos sobre ela, o que aumenta o apreço que as pessoas do seu convívio têm pela empresa empregadora.

Saindo do círculo de convivência, podemos evidenciar o aumento da satisfação dos clientes. Esse aumento acontece porque, quando o colaborador está satisfeito e motivado, sua produtividade e a qualidade do seu trabalho tendem a aumentar – e isso tanto na linha de frente, ou seja, no atendimento direto ao cliente, quanto no “back office”.

Podemos concluir, portanto, que o endomarketing é fundamental para as empresas porque as ajuda a formar um time de profissionais motivados, engajados e dispostos a dar o seu melhor, atingindo níveis superiores de produtividade e de satisfação do cliente, conquistando, assim, resultados espetaculares.

Benefícios do endomarketing

Como você pôde perceber, o endomarketing traz inúmeros benefícios para as organizações. Entre os principais, podemos citar os que seguem abaixo:

Aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores

O endomarketing ajuda a aumentar o senso de pertencimento dos colaboradores, além de dar voz ao que pensam e sentem e de levar isso em conta na formulação de novas estratégias.

Isso tudo faz com que os profissionais percebam o quanto a empresa os valoriza e preza pelo seu bem-estar.

Ao perceberem isso, eles tendem a aumentar sua motivação em trabalhar e seu engajamento pela missão e propósito defendidos pela empresa, pois sabem que podem confiar nela.

Diminuição do turnover

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, quando o colaborador sente que é valorizado e que pode confiar na empresa, quando está satisfeito e motivado com o seu trabalho, ele dificilmente pensará em abandonar a instituição.

E isso pode ser verdade inclusive se receber uma nova proposta de emprego, talvez até com alguma vantagem financeira.

Isso acontece porque, apesar do salário ser sim muito importante, o colaborador passa a prezar também pela qualidade de vida que ele tem em trabalhar em uma empresa que se preocupa com o bem dele e preza por um bom clima organizacional.

Melhoria do clima organizacional

Pegando os pontos-chave que falamos até agora, como valorização, satisfação, motivação, engajamento, confiança, e muito mais, podemos presumir que, com todos esses fatores, o clima interno da organização tende a mudar – e para melhor!
Afinal, os colaboradores sabem que suas ideias e sugestões importam e que serão ouvidos. Como estão engajados, todo o fluxo de trabalho é cumprido e otimizado, e o nível de cooperação dentro e entre áreas é elevado.

Todos estão envolvidos em torno de um objetivo comum e dispostos a deixar interesses e conflitos particulares de lado, em prol de um bem maior.

Isso tudo, é claro, contribui para um clima cada vez mais saudável, produtivo e, por que não, leve e positivo.

Aumento da sinergia entre as áreas

O endomarketing contribui para aumentar a integração e a articulação entre as diferentes áreas da instituição, pondo fim a muitos conflitos negativos e desnecessários.

Assim, as entregas fluem de um departamento para o outro sem gargalos e sem desinformação. Além de acelerar o ritmo da produção, isso ainda contribui para aumentar a qualidade do produto ou serviço final, garantindo, mais uma vez, a satisfação do consumidor.

Outro aspecto importante do aumento da sinergia entre as áreas é a identificação contínua de oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento.

Isso tudo sem contar o clima leve que passa a fazer parte da organização.

Aumento do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho

Uma das preocupações que uma empresa que aplica o endomarketing tem é em relação à saúde mental dos colaboradores.

Com isso, são criadas várias estratégias para reduzir a pressão e o estresse normal do dia a dia de trabalho.

Afinal, não é porque há o endomarketing que tudo vai virar flores. Vão continuar existindo desafios e adversidades.

O papel da empresa nesse contexto é o de ajudar os profissionais a lidar com isso da melhor forma possível, desenvolvendo sua inteligência emocional e contribuindo, consequentemente, para o aumento do bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Impulsionamento da produtividade

Todos esses benefícios que trouxemos aqui sobre o endomarketing ajudam a impulsionar a produtividade de cada colaborador e, consequentemente, da empresa como um todo.

Afinal, quando o colaborador sente todos esses cuidados no seu dia a dia, ele se dispõe a dar o seu melhor para ajudar a empresa a atingir os seus objetivos.

Assim, seu desempenho individual aumenta e isso gera um efeito cascata, contribuindo para a melhoria de performance de todos os profissionais.

Endomarketing como estratégia de gestão

Nós já refletimos aqui sobre a importância dos colaboradores em relação à construção e manutenção do relacionamento entre empresa e clientes – afinal, são os colaboradores que fazem essa conexão.

Mencionamos também que o endomarketing não pode ser responsabilidade exclusiva do RH e do marketing, mas que deve permear a cultura organizacional.

Pensando nesses dois pontos, nós temos a chave deste tópico: o endomarketing deve ser utilizado com estratégia de gestão.

A alta liderança, começando pelo CEO, devem dar o exemplo no modo de tratar os colaboradores, devem estabelecer e cumprir normas e políticas internas que sejam voltadas ao bem-estar, devem criar estratégias para cuidar da saúde mental dos profissionais.

Devem, também, prezar pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, criar um ambiente de trabalho que minimize as incidências de Burnout, dar autonomia aos colaboradores de acordo com as suas aptidões e experiências, estimular o desenvolvimento pessoal e profissional…

Enfim, devem criar uma cultura aberta ao diálogo, ao aprendizado, pautada no respeito, na empatia e na colaboração.

Se a gestão negligenciar o endomarketing, ele corre o risco de não passar de ações diferentes e divertidas.

Como aplicar o endomarketing

O primeiro passo para aplicar o endomarketing na empresa é conhecer e entender profundamente os colaboradores, suas necessidades e percepções.

Para isso, o ideal é que o RH entre em contato com os profissionais, de preferência de modo individual ou em pequenos grupos, e estabeleça um diálogo aberto e honesto, questionando sobre a forma como enxergam a empresa, o que poderia ser melhorado, se há algo que não concordam, entre outros aspectos.

Quanto mais detalhes os profissionais puderem dar é melhor, então é interessante pedir exemplos, perguntar do porquê de determinada colocação, solicitar sugestões sobre como as melhorias identificadas podem ser implantadas, e assim por adiante.

Após esse levantamento, recomenda-se que, para aplicar o endomarketing, sejam seguidas as quatro etapas sugeridas por Saul Bekin.

Importante considerar que, as informações obtidas nesse contato com os colaboradores serão extremamente úteis para as duas primeiras etapas.

Vamos, então, a elas:

Etapa 1: Análise do ambiente

Na primeira etapa, a empresa deve unir as informações compartilhadas pelos colaboradores com as suas próprias análises e percepções para, assim, perceber se oportunidades foram perdidas ou subaproveitadas devido a problemas internos, como falta de capacitação ou de engajamento.

Etapa 2: Diagnóstico

Na etapa do diagnóstico a empresa é orientada a levantar seus pontos fortes e suas necessidades de aperfeiçoamento, além de identificar oportunidades e ameaças externas. Ou seja, a empresa deve fazer a Análise SWOT para trazer à tona suas potencialidades e limitações.

Etapa 3: Definição dos objetivos

A etapa 3 é dedicada à definição dos objetivos que se pretendem alcançar com a implantação de um programa de endomarketing.

Ou seja, por que esse programa será aplicado? O que se espera que esteja diferente com a sua aplicação? As respostas a essas perguntas podem variar muito de empresa para empresa.

Etapa 4: Concepção das estratégias

Após a definição dos objetivos, é hora de traçar as estratégias para alcançá-los.

É exatamente disso que se trata a etapa 4, que estabelece planos de ação para cada objetivo definido na etapa anterior.

Objetivos do endomarketing

Já que estamos falando sobre os objetivos do endomarketing, é importante exemplificarmos alguns, para facilitar o entendimento.

Abaixo, então, estão elencados os principais objetivos que podem ser alcançados com um programa de endomarketing:

  • Integração de colaboradores de todas as áreas;
  • Definição e clareza a respeito dos papéis e funções;
  • Reconhecimento e valorização dos profissionais;
  • Fortalecimento dos valores da empresa, a ponto de transcender para os consumidores;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Construção de relacionamentos interpessoais mais saudáveis, harmoniosos e produtivos;
  • Melhoria do clima organizacional e da experiência do profissional;
  • Aumento da satisfação e aprimoramento da experiência do cliente.

Estratégias de endomarketing

Separamos abaixo algumas estratégias que vão ajudar você a aplicar o endomarketing na sua empresa. Confira!

Promova a integração dos colaboradores

A integração dos colaboradores é fundamental para criar laços entre eles e, assim, minimizar conflitos improdutivos e rivalidades, além de trazer um clima mais leve para o trabalho.

Para promover a integração, a empresa pode apostar em encontros mais informais e descontraídos, como happy hours, confraternizações para comemorar o resultado do mês, cafés da manhã, churrascos, festas de fim de ano, entre outros.

Pode ainda, criar um grupo de leitura, de estudos, de corrida, de caminhada… enfim, identificar interesses em comum e estimular essas práticas em conjunto.

Além disso, é claro, a empresa ainda pode incentivar a adesão a campanhas e projetos de cunho social e/ou ambiental.

Melhore a comunicação interna

A comunicação interna é fundamental para manter todos os colaboradores informados e alinhados.

Mas, mais do que isso, ela precisa ser uma via de mão dupla, em que os profissionais possam compartilhar suas ideias, percepções, reinvindicações e sugestões, e serem ouvidos e levados em consideração.

Por isso, é muito importante que a empresa invista em ferramentas e mecanismos que contribuam efetivamente para a manutenção de um canal de comunicação direto e aberto.

Realize pesquisa de satisfação com os colaboradores

Podemos dizer que a pesquisa de satisfação funciona como uma aliada do primeiro passo para a aplicação do endomarketing, que abordamos há pouco, você se lembra?

O primeiro passo é conhecer e entender profundamente os colaboradores, suas necessidades e percepções.

A pesquisa pode tanto ser utilizada para substituir as conversas – embora seja recomendado que o RH escute pelo menos algumas pessoas ou grupos de pessoas, para ter uma análise mais qualitativa – quanto para dar continuidade ao processo.

Assim, ela se torna uma forma de avaliar se houveram evoluções nos pontos levantados, se houveram retrocessos, se os esforços não surtiram efeito (ou se não tiveram esforços), ou, ainda, se surgiram novas questões a serem trabalhadas.

É importante que essa pesquisa seja aplicada com frequência, para que a empresa tenha em mãos dados sempre atualizados em relação à satisfação dos seus colaboradores e, assim, possa tomar as medidas mais adequadas.

Repense os benefícios oferecidos pela empresa

Os benefícios constituem uma parte muito relevante do endomarketing porque são fundamentais para a atração e retenção de talentos.

Então, além dos benefícios “tradicionais”, como vale-transporte, vale-alimentação e assistência médica e odontológica, as empresas devem apostar em novas formas de conquistar seus colaboradores.

Aqui podem entrar parcerias com academias, salões de beleza, livrarias, creches, além de descontos em atividades relacionadas ao bem-estar, como massagem e acupuntura, por exemplo.

É válido mencionar, também, o quanto é importante que a organização se prepare para acolher diferentes formatos de trabalho, como remoto, híbrido e presencial, e que possibilite a flexibilidade de horário.

Crie um plano de carreira

A criação de um plano de carreira ajuda o colaborador a ter uma perspectiva sobre o seu futuro na empresa, a saber que tem chances de crescer e evoluir.

Isso não só evita a estagnação, como aumenta o engajamento do mesmo com a organização.

Além disso, ele se sente mais motivado ao saber que está dedicando seus esforços a uma empresa que se preocupa com o seu desenvolvimento profissional.

Reconheça seus colaboradores

É fundamental que os colaboradores sintam que seus esforços estão sendo notados e valorizados.

Por isso, é imprescindível que se crie na empresa o hábito de elogiar e de agradecer o bom desempenho.

Outras formas de reconhecer os colaboradores estão relacionadas a bônus, promoções, aumentos, etc.

Todas são muito válidas, mas é fundamental que sejam acompanhadas de um elogio e palavras sinceras de agradecimento.

Invista em treinamento e desenvolvimento

As ações de treinamento e desenvolvimento mostram ao profissional o quanto a empresa os valoriza e preza pela sua qualificação.

Ao mesmo tempo, eles são estimulados a mudarem ou aperfeiçoarem comportamentos, a melhorarem sua comunicação e relacionamentos, além de conhecerem e se prepararem para as habilidades que serão necessárias no futuro.

Assim, todos saem ganhando: os colaboradores aumentam sua bagagem de conhecimento e a empresa ganha profissionais cada vez mais qualificados e engajados.

Comemore as conquistas

Comemorar as conquistas significa que a empresa reconhece o quanto a equipe se dedicou para atingir a sua meta e, por isso, nada mais justo do que celebrar!
É uma forma de reconhecer os colaboradores e integrar as equipes ao mesmo tempo!

Estabeleça uma cultura de feedback

Uma empresa que tem o feedback como cultura sabe que este momento é uma oportunidade incrível de troca entre líder e liderado, o que desencadeia vários insights e aprendizados.

Portanto, estabelecer uma cultura de feedback aumenta o alinhamento que o profissional tem com as estratégias e objetivos da organização e o ajuda a entender o quanto seus esforços contribuem e podem contribuir ainda mais para a melhoria do resultado geral.

Ofereça ações e programas de bem-estar

Algumas iniciativas podem ser introduzidas no dia a dia da empresa e contribuir muito para o aumento do bem-estar dos colaboradores.

É o caso, por exemplo, de sessões de meditação, relaxamento, ginástica laboral, alongamento, atendimento psicológico, entre outros.

Acompanhe e analise os resultados

Para que a implantação do endomarketing seja realmente efetiva, é preciso acompanhar e analisar os resultados.

Um bom meio para isso são as pesquisas de satisfação com os colaboradores, que comentamos alguns itens acima.

Além disso, alguns indicadores do negócio podem ser acompanhados, como a taxa de rotatividade, a taxa de absenteísmo, o nível de satisfação, o índice de produtividade, entre outros.

Esperamos que todas as informações que compartilhamos aqui sobre o endomarketing ajudem você a implementar um programa efetivo, alinhado aos valores da empresa e capaz de motivar e engajar seus colaboradores, a ponto de fazê-los encantar os seus clientes!

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?