Feedforward

Feedforward é uma técnica que vem ganhando cada vez mais espaço no meio empresarial.

Pode ser considerado como uma variação do feedback, mas com uma diferença fundamental: enquanto o feedback se baseia em comportamentos e ações que já aconteceram, o feedforward é totalmente voltado para o futuro.

Neste conteúdo, vamos explicar aos nossos leitores do que se trata o feedforward, como ele funciona, qual é a sua importância, além dos benefícios que ele traz para os colaboradores e para e empresa de forma geral.

O que é feedforward?

Afinal, o que é o feedforward?

Feedforward, conforme mencionamos anteriormente, é uma prática que foca exclusivamente no futuro.

A empresa realiza, em um primeiro momento, uma análise sistemática dos comportamentos, das habilidades e de todo o potencial do colaborador.

Após essa análise, são identificadas necessidades de desenvolvimento que podem contribuir ainda mais para a performance daquele profissional.

Importante ressaltar que, apesar da empresa poder fazer essa análise, o grande protagonista do feedforward é o próprio colaborador que, com base em autorreflexão consegue perceber suas oportunidades de melhoria.

Portanto, o feedforward pode ser utilizado como instrumento para o desenvolvimento pessoal e profissional de um colaborador, que pode utilizá-lo como ferramenta para seu próprio plano de carreira.

É possível desenvolver habilidades como inteligência emocional e até mesmo aumentar a produtividade, com base nas informações obtidas pelo feedforward.

Marshall Goldsmith, importante autor de desenvolvimento pessoal com 30 livros publicados, é o criador do conceito de feedforward. Para ele, feedforward significa “olhar para frente”.

Qual é a importância do feedforward?

O feedforward é importante não somente para o desenvolvimento pessoal do funcionário, mas de toda a empresa.

O clima organizacional melhora quando o colaborador percebe que está sendo valorizado e incentivado a melhorar em habilidades que farão toda a diferença em seu futuro.

Além disso, o feedforward também contribui muito para o amadurecimento dos profissionais, já que, para o conceito ser realmente efetivo, ele depende de um alto nível de autoconhecimento e mindset de crescimento, afinal, os profissionais passam a buscar um estado constante de aprendizado e evolução.

Com esse amadurecimento, o relacionamento interpessoal se torna mais honesto, empático e produtivo, o que contribui para o aumento de sinergia entre as equipes.

Tudo isso tem impacto no bem-estar, na satisfação e na produtividade dos colaboradores, bem como, é claro, nos resultados organizacionais.

As 3 principais características que embasam o feedforward

O feedforward possui três características fundamentais: foco voltado para o futuro, autoconhecimento e desenvolvimento de talentos.

Vamos entender mais sobre cada uma dessas características a seguir:

Foco voltado exclusivamente para o futuro

O foco no futuro é o pilar central do feedforward. Aqui, a ideia de feedback é deixada de lado, pois não são considerados erros e acertos do passado.

Portanto, o colaborador é encorajado a buscar a própria evolução, sem receio em “dar a cara a tapa” e até mesmo em cometer erros.

Com esses erros e novos aprendizados, novas habilidades são acrescidas em seu plano de carreira, o que faz com que esse ciclo de desenvolvimento e evolução não tenha fim.

Autoconhecimento

Segundo Daniel Goleman, jornalista científico e psicólogo norte-americano mundialmente conhecido, o autoconhecimento é o primeiro e principal pilar para o desenvolvimento da inteligência emocional, objeto de estudo de toda a vida de Goleman.

Um dos principais resultados trazidos pelo feedforward é o autoconhecimento. Muitos de nossos colaboradores nem fazem ideia do quão são capazes em determinadas áreas.

Ao realizar o estudo de competências e comportamento, uma série de dados são expostos aos funcionários. Alguns se destacam no atendimento ao público, sem nem ao menos saberem que são bons naquilo.

Alguns são muito sistemáticos, e quando percebem possuem competências organizacionais incríveis, podendo se tornar líderes em um futuro não tão distante.

Proporcionar autoconhecimento é uma das principais vantagens do feedforward, pois permite que o colaborador conheça seus limites, podendo se autodesafiar a possuir novos limites, mais arrojados, com base em novos conhecimentos, competências e capacitações também definidas pelo plano de feedforward.

Desenvolvimento e retenção de talentos

Como bem deve saber, uma empresa que valoriza seu pessoal é uma empresa que se destaca no mercado. Um colaborador que se sente valorizado não irá querer sair de onde se encontra, diminuindo sua taxa de turnover. Além disso, novos talentos irão querer fazer parte de sua empresa, justamente pelo feedforward.

Com ele, é possível traçar metas de desenvolvimento para seus colaboradores, estipulando e fornecendo capacitações que otimizem sua performance.

O plano de carreira do colaborador em questão é enriquecido, e isso estimula nele o sentimento de pertença. Assim, ele passa a querer que os resultados da empresa melhorem, pois dessa forma sua carreira também irá decolar.

Como aplicar a técnica de feedforward?

Como você pôde perceber, o feedforward tem uma ligação muito grande com o autoconhecimento – e é especialmente nisso que a sua aplicação deve se basear.

Assim, o recomendado é que sejam realizadas perguntas que estimulem a autorreflexão do colaborador, que o façam entender sua situação no presente e olhar para o que espera do futuro.

Alguns questionamentos bastante utilizados dizem respeito a como o profissional se vê daqui a determinado espaço de tempo (por exemplo 5 ou 10 anos), quais são os seus objetivos para o futuro, quais habilidades sente necessidade de desenvolver, e por aí vai.

Com o passar do tempo, o colaborador vai adquirindo mais maturidade e entendendo melhor a dinâmica do processo, então começa, ele mesmo, a formar as suas próprias perguntas feedforwards.

Por exemplo, ele pode identificar a necessidade de ser um melhor comunicador. Assim, pode chegar para seu líder ou gestor do RH e perguntar: “como você acha que eu posso melhorar a minha habilidade de comunicação?”.

Com base nas respostas, ele vai trançando seu plano de ação e concretizando as melhorias identificadas.

É um processo que não tem fim, pois ele sempre perceberá novas necessidades de desenvolvimento e buscará novas sugestões para de fato se desenvolver – e é justamente nisso que mora a beleza e o encanto do feedforward!

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