Folha de Pagamento

A folha de pagamento deve ser emita obrigatoriamente todos os meses em atendimento às exigências do Ministério do Trabalho e também da Previdência Social.

Trata-se de uma atividade bastante trabalhosa e burocrática, pois é preciso levantar todas as informações sobre a frequência de cada colaborador.

Além disso, é preciso constar os valores que serão pagos e por qual tipo de serviço eles estão recebendo.

Quer aprender um pouco mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Folha de pagamento: veja algumas respostas para as perguntas mais comuns

1. O que é folha de pagamento?

A folha de pagamento é um documento que toda a empresa deve emitir mensalmente, a fim de comprovar os seus gastos com mão de obra.

É preciso que, além dos dados pessoais, seja descrita a função de cada colaborador, seu ganho bruto e líquido, bem como as suas contribuições tributárias.

É preciso que a empresa siga um cronograma específico para a elaboração da folha de pagamento, para que no dia do pagamento todas as informações estejam completas.

Essas, por sua vez, servem de base para o setor financeiro, pois é por meio dele que os valores serão liberados.

2. O que é desoneração da folha de pagamento

A desoneração da folha de pagamento é uma iniciativa do Governo, desde 2011, cujo objetivo é permitir que o empregador contribua com a previdência de uma forma menos onerosa.

Sendo assim, em vez de contribuir com o INSS com base no valor da folha de pagamento, ela deverá ser paga sobre o faturamento bruto.

Essa medida beneficia especialmente os empregadores que necessitam de maior quantidade de mão de obra para executar as atividades da sua empresa. 

3. O que é DSR na folha de pagamento

A sigla DRS significa descanso semanal remunerado, ou seja, é o valor que o trabalhador recebe mesmo estando em casa descansando.

4. Como fazer a folha de pagamento?

Elaborar a folha de pagamentoé uma atividade extremamente cansativa, pois é preciso levantar várias informações e fazer cálculos para garantir que o colaborador receba o que é devido.

É importante ter mão de obra especializada para evitar o retrabalho, uma vez que as informações devem ser precisas para evitar problemas com o setor financeiro e também com o colaborador.

5. Quais os principais proventos da folha de pagamento?

  • Adicional de insalubridade: em casos de atividades insalubres, ou seja, que colocam a vida ou a integridade física do colaborador em risco;
  • Adicional de periculosidade: quando o colaborador tem direito a essa vantagem;
  • Adicional noturno: quando colaborador trabalha no período noturno;
  • Ajuda de custo para transporte, alimentação ou outros;
  • Diária de viagens;
  • Pagamento do salário;
  • Pagamento de horas extras.

6. Quais os descontos da folha de pagamento?

  • INSS;
  • Imposto de renda;
  • Contribuição sindical;
  • Empréstimo com desconto em folha;
  • Convênios variados com prestadores de serviços contratados sob condição consignada.

7. Como fazer o cálculo da folha de pagamento?

Para saber o valor do salário líquido de cada colaborador é preciso tirar os descontos, ou seja, pegar o valor bruto e subtrair o que foi descontado. O resultado é o valor líquido.

8. A Folha de Pagamento e o e-social

O eSocial tem como principal objetivo assegurar que os empregadores estejam em dia com as suas obrigações para com os colaboradores.

Além disso, ele é também uma forma de desburocratizar o envio de informações para os órgãos fiscalizadores, uma vez que estão todas concentradas no mesmo lugar.

Todas as informações contidas na folha de pagamento precisam ser repassadas ao eSocial.

9. Ainda usa planilhas para folha de pagamento?

Se a sua empresa ainda usa planilhas para emitir a folha de pagamento dos colaboradores, pode acreditar que os funcionários do setor de RH estão muito cansados.

Essa atividade é extremamente burocrática e demanda tempo para ser executada. Além disso, é preciso ter muita atenção, para não errar os cálculos.

Para ajudar a otimizar o tempo e aumentar a produtividade da sua equipe, uma ótima estratégia é implementar o sistema de BPO (Business Process Outsourcing).

Ou seja, a terceirização de determinados processos da sua empresa, como o processamento da folha de pagamento.

Dessa forma, seus colaboradores poderão se dedicar às atividades voltadas para o crescimento do seu negócio e, ainda assim, a folha estará pronta na data certa.

Os gestores que já aderiram ao BPO perceberam a grande diferença na produtividade das suas empresas.

Muitas atividades dentro do ambiente empresarial podem interferir na qualidade de vida dos funcionários, por serem burocráticas, exaustivas e demandarem tempo.

Optando por uma empresa de BPO para terceirizar a folha de pagamento, sua equipe será muito mais produtiva e engajada!

Se você está pensando em contratar uma empresa de BPO para ser parceira do seu negócio, entre em contato ainda hoje com a SELLUP – RH Digital e Automatizado.

Converse com nossos especialistas e conheça uma solução especial para você!

E-mail: [email protected]

Whats: (41) 99521-9879

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] Telefone: +55 (41) 99521-9879

SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 | Criado por Lab growth

× Como posso te ajudar?