O que é e qual a importância do setor de Gente e Gestão para as empresas?

O que é o setor de Gente e Gestão?

O setor de Gente e Gestão é uma nova forma de pensar e agir do setor de Recursos Humanos.

Com essa nova mentalidade, o RH foca ainda mais no bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores, adotando ações mais personalizadas para ampliar a performance e a motivação dos mesmos.

A abordagem do setor passa a englobar questões mais amplas, como liderança, sustentabilidade, condições de trabalho e qualidade de vida.

Esse cuidado mais individualizado gera um time mais satisfeito, engajado e produtivo.

Todos têm suas competências e habilidades aproveitadas e trabalhadas, e se sentem reconhecidos e valorizados por isso.

Cada um desses fatores contribui para a criação de relacionamentos interpessoais mais saudáveis e colaborativos, além, é claro, de um clima organizacional leve, agradável e produtivo.

Qual é a importância do setor de Gente e Gestão?

Qual é a importância do setor de Gente e Gestão?
Qual é a importância do setor de Gente e Gestão?

O setor de Gente e Gestão tem um papel fundamental para as empresas, pois sua atuação impacta diretamente o desempenho e a qualidade de vida dos profissionais.

Esse é um dos motivos pelos quais o setor adota uma abordagem de aprendizagem contínua, apostando no desenvolvimento e aperfeiçoamento constante dos colaboradores, por meio de ações de capacitação, criação de uma cultura de feedback, além do estímulo à leitura e participação em cursos, eventos e programas de formação.

O setor de Gente e Gestão também exerce um papel muito importante em relação à contratação de novos profissionais, já que todo esse processo passa a ser realizado de forma mais estratégica e com o apoio de ferramentas e análises que permitem as melhores decisões.

Além disso, devido principalmente à abordagem mais individualizada adotada pelo setor, os colaboradores se sentem mais reconhecidos e valorizados pela empresa.

O setor de Gente e Gestão sabe como estimular a motivação intrínseca de cada um e aumentar o engajamento. Dessa forma, todos têm disposição para entregar o seu potencial e buscar ótimos resultados.

Todos esses fatores contribuem para uma melhora facilmente perceptível no clima organizacional e para a retenção de talentos – um grande desafio para as empresas atualmente.

Quais são as atividades realizadas pelo setor de Gente e Gestão?

As atividades do setor de Gente e Gestão são transversais a toda a empresa, visando sempre estreitar os laços entre organização e colaborador, alinhando objetivos e resultados.

Tudo isso feito de uma forma mais personalizada e humanizada do que em comparação ao RH tradicional, por exemplo.

Na ampla gama de atividades realizadas pelo setor de Gente e Gestão, destacam-se as seguintes:

Desenvolvimento e capacitação de colaboradores

O setor de Gente e Gestão busca desenvolver e atualizar conhecimentos, habilidades e competências dos colaboradores, a fim de preparar a organização para enfrentar mudanças e se destacar no mercado.

Ao mesmo tempo, é uma forma de valorizar de maneira individual cada colaborador, cujo desenvolvimento e engajamento passa a se refletir nos resultados conquistados.

Implementação de um bom processo de Onboarding

Onboarding é o processo de adaptação de um novo colaborador à empresa. O setor de Gente e Gestão é responsável por criar um processo estruturado e efetivo, que contribua para inserir o profissional recém-contratado na realidade da empresa, na sua cultura, nos seus valores, na sua forma de operar.

Esse processo também prevê a conexão entre o colaborador e seus colegas e gestores, além do esclarecimento de todos os detalhes relativos à sua função, bem como a apresentação de todas as normas e políticas da empresa.

O Onboarding é fundamental para causar uma boa impressão no novo talento e para mantê-lo na empresa. Afinal, sabe-se que quando esse processo não acontece ou acontece de maneira falha, os colaboradores tendem a deixar a organização nos primeiros seis meses de trabalho.

Gestão de desempenho e acompanhamento de indicadores

O setor de Gente e Gestão faz a gestão de desempenho dos colaboradores por meio de indicadores, de forma a construir uma análise precisa e assertiva, livre de subjetividades.

Ao mensurar os indicadores de desempenho, o setor consegue planejar estratégias para apoiar a organização na busca da melhor performance e dos melhores resultados.

Assim, sua abordagem está intimamente relacionada com as atividades destinadas a “preencher as lacunas” (como treinamentos e novas contratações), mas também com aquelas que recompensam e valorizam esforços, como a elaboração de planos de carreira e sistemas de incentivos.

Melhoria do clima e relacionamento interpessoal

O clima organizacional é resultado dos sentimentos e percepções que os colaboradores têm em relação à empresa.

Por isso essa é uma atribuição tão importante do setor de Gente e Gestão, pois muitas das ações e abordagens adotadas podem impactar positiva ou negativamente tais sentimentos e percepções.

Ou seja, muito do que o setor faz (ou deixa de fazer) acaba influenciado o modo como o colaborador se sente e se comporta em seu trabalho e em seu relacionamento com fornecedores, clientes e colegas.

Quanto mais positivas forem as sensações, maiores serão as chances de relacionamentos mais saudáveis, produtivos e colaborativos, além da construção de um clima leve e propício ao desenvolvimento.

A liderança do setor de Gente e Gestão

O líder do setor de Gente e Gestão é o profissional responsável por tudo o que se refere ao capital humano da empresa: gestão, seleção, treinamento, desenvolvimento, qualidade de vida, reconhecimento, entre outros.

Ele atua diretamente no levantamento das necessidades da empresa e define ações de desenvolvimento, bem como possibilidade de novas contratações.

Se as contratações forem necessárias, é papel do líder de Gente e Gestão coordenar todo esse processo, indo desde a descrição do cargo e definição dos objetivos e expectativas da empresa, até a realização de entrevistas, negociação de salários e benefícios e efetiva contratação.

O líder de Gente e Gestão também é responsável pelo processo de Onboarding, a fim de acolher e integrar o novo talento à empresa, aos colegas, cultura, valores, procedimentos, forma de operar, etc.

Também é papel do líder o investimento em desenvolvimento contínuo dos profissionais, acompanhando o desempenho e planejando melhorias.

Ele desempenha um papel ativo em fazer com que os trabalhadores participem da cultura organizacional. A cultura é um elemento central no setor de Gente e Gestão, já que contribui para a atração de profissionais qualificados e aumenta o nível de retenção dos colaboradores.

As tarefas do líder incluem, portanto, o desenvolvimento de uma política que reflita a visão, missão e valores da empresa, bem como a implementação de estratégias para aumentar o sentimento de pertencimento e o grau de satisfação profissional e pessoal dos trabalhadores.

Por fim, o gestor tem a responsabilidade de disseminar as boas práticas na gestão do capital humano e apoiar os processos de mudança na organização (gestão da mudança), alinhados às estratégias de crescimento e desenvolvimento do negócio e às tendências do mundo do trabalho.

Deveres do líder do setor de Gente e Gestão

  • Gerenciar o processo de recrutamento e seleção de pessoal;
  • Gerenciar os aspectos administrativos e fiscais relacionados ao setor;
  • Planejar atividades relacionadas ao treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • Monitorar e avaliar o desempenho dos funcionários;
  • Configurar modelos e procedimentos para definir/melhorar as funções e a organização empresarial;
  • Promover a cultura corporativa e o sentimento de pertencimento dos trabalhadores;
  • Melhorar o engajamento e a satisfação do capital humano;
  • Gerenciar e desenvolver a função de RH em conformidade com a estratégia corporativa.

Deixe o setor de Gente e Gestão fazer parte da sua empresa

Para que a sua empresa também possa cuidar dos profissionais de forma humanizada e individualizada, prezando pelo desenvolvimento contínuo e qualidade de vida, ela precisa dar conta também de todas as outras questões mais burocráticas relacionadas ao capital humano.

Por isso, uma ótima opção é terceirizar algumas dessas rotinas, como por exemplo a folha de pagamento, e deixar a equipe interna livre para atuar com efetividade nas questões estratégicas e que realmente agregam valor para a organização.

O setor de Gente e Gestão é feito por pessoas e tecnologia. Para inovar, é preciso buscar soluções que agilizem o dia a dia, otimizem as tarefas operacionais e tornem a área mais analítica e focada em resultados.

Agora que você já sabe o que é o setor de Gente e gestão e o quanto ele é importante, comece a providenciar as novidades para o seu setor o quanto antes. Para potencializar ainda mais essa transformação, conte conosco!

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?