Liderança Inspiradora

A liderança inspiradora é o carro que move toda uma empresa para o destino que deseja chegar, sejam metas ou então outras situações pré-estipuladas no início de um ano ou ciclo corporativo, sem ela, os colaboradores se veem em um mar aberto sem leme e bússola, criando-se assim um problema.

Atualmente, o mercado necessita cada vez mais de líderes inspiradores, principalmente em uma era em que todos os setores se tornaram mais equilibrados e disputados, e, portanto, cada pequeno detalhe pode fazer a diferença lá na frente, quando os resultados reais serão colhidos.

Dessa forma, ter um líder que inspira sua equipe a continuar independentemente da situação em que estejam vivenciando é mais do que necessário, pois assim, na grande maioria das vezes por meio do exemplo, uma companhia de quaisquer que seja o setor não para diante as adversidades.

Neste conteúdo queremos mostrar a você o conceito de liderança inspiradora, explicando do que se trata, como ela funciona em um ambiente corporativo, quais são as suas principais vantagens, quais são as categorias principais de liderança que se encaixam como inspiradora, entre outros detalhes. Acompanhe-nos até o final do texto e deixe seu comentário caso houver alguma dúvida, vamos lá!

O que é liderança inspiradora?

Afinal, do que se trata uma liderança inspiradora? E como ela pode melhorar um ambiente corporativo em si? Primeiramente, você precisa entender que a liderança inspiradora se trata de um conceito brando, ou seja, não se trata de uma liderança específica, mas sim do comportamento do líder, este que pode exercer diferentes tipos de lideranças já conhecidas.

O líder inspirador é aquele que, por mais repetitivo que pareça, inspira seus colaboradores a sempre buscar o melhor de si, seja qual for à forma que utilizar para despertar isso no interior de cada um dos funcionários que compõem uma equipe.

O líder inspirador é aquele que consegue energizar todo um ambiente que até então estava calmo demais, deixando para trás os melhores resultados pela falta de ânimo de uma equipe. Além disso, o mesmo possui um senso a frente do seu tempo, identificando oportunidades de melhorias em seções que outro líder não encontraria.

A liderança inspiradora é marcada pela visão de futuro, conforme já mencionado, quando um líder mostra a cada um da equipe onde se pode chegar caso cada um faça a sua parte da melhor forma possível, sendo que o próprio objetivo pode ser ultrapassado caso isso aconteça de forma completa.

Vale ressaltar que a visão que devemos ter de uma liderança inspiradora é totalmente diferente da de um líder perdido ou de um chefe: o líder inspirador não comanda uma equipe, ou seja, ele não manda nenhum funcionário fazer algo, mas ao contrário, mostra as oportunidades possíveis de serem vivenciadas se cada um tomar um caminho decisivo para o objetivo final.

Uma liderança inspiradora forma uma equipe, que pode já estar junta há meses ou até mesmo anos, mas que se encontravam perdidas sem nem ao menos saber disso. É comum que equipes recentemente incorporadas a uma liderança inspiradora se assustem com os resultados obtidos somente com a organização de visão do futuro implementada. Continue lendo conosco!

4 características da liderança inspiradora

Bem, até aqui você leu sobre o conceito de liderança inspiradora e como ela pode interferir diretamente nos resultados de uma equipe, até mesmo naquelas que foram incorporadas ao estilo de liderança recentemente. Agora, está na hora de analisarmos as características de um líder inspirador.

Com base em tudo que mencionamos até aqui você já deve ter alguma ideia de como um líder inspirador se comporta, geralmente marcado pela visão de futuro aguçada e pela energia que contagia um espaço, desde o menor até o maior, seja em uma pequena empresa ou então em uma multinacional. Leia conosco e conheça as características da de um líder inspirador:

1. Empatia e humildade

Um líder inspirador é aquele que compreende as particularidades de cada um dos colaboradores, independentemente de quem seja, desde aquele que ocupa o menor cargo na empresa até aquele que está apenas um cargo abaixo dele. O combo empatia unido à humildade faz muito sucesso.

E por que dizemos que faz muito sucesso? Porque geralmente esses líderes são muito bem quistos por todos de uma equipe. Alguém pode não gostar de um comportamento ou outro, afinal, somos humanos, mas essa pessoa sempre irá recorrer ao líder sem pestanejar quando necessitar do mesmo.

A empatia mostra a importância que o líder dá aos seus colaboradores, junto à humildade de reconhecer que mesmo sendo um líder, ele chega perto de cada um quando se é necessário.

Porém, essa empatia não deve ser analisada por falta de pulso firme. Dificilmente será visto um líder inspirador dando um sermão, mas quando necessário, o mesmo entra em cena para mostrar que determinado colaborador tomou uma atitude precipitada, ou então que seu comportamento com outro colega foi incorreto, entre outros exemplos.

2. Um líder centrado mesmo em momentos de crise

Outra entre as principais características da liderança inspiradora é que esse tipo de líder não se abala por qualquer coisa, mostrando um comportamento realmente vencedor até mesmo para o mais novo colaborador de uma empresa, devido ao poder de concentração, mantendo-se centrado mesmo nas situações mais extremas.

Um líder inspirador mostra calma aos seus colaboradores, além de demonstrar fortes tendências analíticas, mostrando o poder de decisão que possui mesmo com um prazo curto pela frente, lembrando muito do conceito de liderança situacional que já abordamos aqui em nosso site.

Dessa forma, a liderança inspiradora é marcada pelo comportamento vencedor, lembrando muito ao comportamento de atletas de elite, como Cristiano Ronaldo, que se mantém centrado mesmo começando uma partida com um saldo inferior de 3 gols devido ao jogo anterior ter sido marcado por uma perda.

3. Poder de direcionamento

Uma liderança inspiradora mostra o direcionamento correto que cada colaborador deve tomar em determinadas situações, conforme já mencionamos anteriormente aqui mesmo neste texto.

Conforme falamos, um líder inspirador não comanda uma equipe, mas as forma, ou seja, pode até mesmo ser contratado momentaneamente para colocar determinada equipe “nos eixos”.

O líder desse setor não é um chefe, mas é marcado pela característica de sempre ter um direcionamento em mãos para quaisquer colaboradores quando os mesmos necessitam. O poder de direcionamento vem da visão de futuro, mostrando onde cada funcionário deve se colocar para obter os resultados desejados pela companhia.

4. Visão de futuro

Conforme mencionamos no conteúdo e até mesmo no parágrafo anterior, o líder inspirador possuir uma visão de futuro extremamente aguçada, podendo analisar toda uma situação que ainda nem sequer chegou a acontecer, inspirando toda uma equipe com dados concretos.

Ao chegar à equipe, ele analisa o papel de cada um e o potencial que aquela equipe possui unida, traçando um caminho onde a mesma pode chegar, obstáculos que pode vencer e objetivos que pode alcançar, muitas vezes bem maiores do que a própria empresa almejava.

Logo após, com o poder de direcionamento anteriormente citado, a liderança inspiradora entre em cena, mostrando aos colaboradores com energia baseada em dados onde todos podem chegar caso unam seus esforços em prol de um bem comum.

Principais tipos de liderança e como a liderança inspiradora se encaixa nas mesmas

Como pôde perceber, não é fácil ser um líder inspirador, sendo que o mesmo precisa de um faro muito aguçado para compreender as necessidades de cada setor e moldar um plano para inspirar os colaboradores a seguirem. Explicamos seu conceito e características até aqui.

Agora, vamos mostrar quais são os principais tipos de liderança que existem, além de explicarmos como um líder inspirador pode se encaixar em cada um dessas situações específicas. Leia conosco e entenda melhor do que estamos falando:

Liderança liberal

Trata-se de uma forma de liderança pouco participativa dentro do grupo, também característico do fato de não serem autoritários de forma alguma.

Essencialmente, é uma forma de liderança aplicada aos colaboradores com muita experiência e motivação, de forma que a necessidade de supervisão é significativamente reduzida tomando decisões corretas e, sobretudo, sendo produtivos sem que o líder tenha que estar sempre no topo.

Em princípio, eles podem realizar as tarefas atribuídas sem a necessidade de supervisão constante, para que haja mais liberdade no desenvolvimento da criatividade dos participantes.

Além disso, eles se sentem mais integrados no projeto, porque se sentem como se estivessem fazendo parte dele, o que significa que eles trabalham mais para tomar as decisões certas e obter os melhores resultados possíveis.

É claro que é essencial que seja uma equipe experiente e que seja especialmente apaixonada enquanto se sente integrada na empresa, pois em geral é muito difícil criar tal grupo porque os funcionários não têm essas características.

Portanto, estamos falando de um tipo de liderança muito positiva, mas somente se a executarmos com uma equipe competente e preparada, com capacidade suficiente para gerenciá-la bem.

O fato de a equipe ter muito boas intenções não é suficiente para aplicar a liderança liberal, pois ela tem que atender a todos os aspectos positivos que indicamos para ser uma tática realmente eficaz.

Onde a liderança inspiradora entra no modelo liberal? Justamente no fato de que o líder não comanda, mas mostra possíveis caminhos que os colaboradores podem tomar para alcançar seus objetivos, com base no empenho de cada um e muita motivação e energia.

Porém, o que difere nesses casos é que nem sempre o líder inspirador irá deixar os resultados com base aos ventos, pois o mesmo pode intervir para mostrar que determinadas ações poderão repercutir de forma ruim um pouco mais a frente.

Liderança democrática

Liderança democrática é uma forma de liderança em que toda a equipe participa da tomada de decisões para que o líder seja responsável por promover o bom relacionamento e o diálogo e a comunicação entre os trabalhadores, um detalhe em destaque da liderança inspiradora, levando em consideração as opiniões dos trabalhadores em todos os momentos, embora ele seja naturalmente responsável por tomar a decisão final.

Tem sido uma liderança muito equilibrada desde que os funcionários fazem parte de todos os processos de tomada de decisão.

Como resultado, eles se sentem uma parte importante da empresa, o que aumenta seu envolvimento e valorização. Um dos principais benefícios é que se abre a porta da inovação, porque ter contribuições diferentes e permitir que todos tomem uma decisão consensual ajuda a gerar novas ideias que podem ser muito úteis.

No entanto, também apresenta alguns inconvenientes, como o fato de demorar mais tempo para concluir os projetos, pois requer discussão, além do fato de que muitas vezes surgem divergências para que os grupos possam ter certa tendência a se dividir com o tempo em duas ou mais partes, algo que difere quando analisamos a liderança inspiradora.

Isso também pode levar a hostilidades e posições entre duas ou mais pessoas, o que, é claro, prejudicará tanto o projeto quanto a capacidade de trabalho e as motivações alcançadas por meio desse sistema.

Por esse motivo, o líder terá aqui uma grande responsabilidade, nomeadamente ter a competência necessária que lhe permita manter a unidade dentro do grupo, assegurar a cooperação entre todos e aumentar a motivação evitando que haja brigas dentro do grupo. Do contrário, a liderança democrática pode terminar em um grande fracasso.

Onde a liderança inspiradora entra no modelo democrático? O detalhe da empatia e humildade que citamos como característica anteriormente é o que mais se adapta ao modelo democrático, pois aqui o líder é humilde e empático o suficiente para ouvir as opiniões de seus colaboradores.

O que não acontece é o poder de tomada de decisão por parte dos colaboradores. Apenas ideias são trocadas, mas ainda que não comandados, a tendência é de que os mesmos sigam as ideias apontadas pelo líder inspirador com base em seu poder de visão de futuro.

Liderança transacional

Essa liderança se concentra exclusivamente em alcançar os objetivos pretendidos para que os funcionários recebam recompensas em troca de alcançá-los.

Basicamente, o colaborador deve saber desde o início qual é a meta que ele tem que alcançar e qual será a recompensa que vai receber, algo que lhe permitirá se organizar do seu jeito, mas acima de tudo sempre se manter dentro do objetivo final que é atingir o que foi determinado, seja a finalização de um projeto ou mesmo a culminação de algumas de suas partes.

Esse tipo de liderança também tem desvantagens, pois o funcionário vai focar mais nos benefícios e na recompensa do que no projeto em si, ou seja, tudo vai aqui para atingir a meta, então a qualidade é significativamente reduzida. O trabalho com o qual o projeto alcança pode nem ter a eficácia que foi inicialmente projetada.

No entanto, esse tipo de liderança ajuda a criar um maior entendimento dentro da equipe de trabalho, pois todos têm um objetivo claro de alcançar o prêmio obtido ao atingir o objetivo declarado, o que geralmente resulta em uma operação muito mais rápida, ágil e com maior capacidade de concordo, pois todos se beneficiam neste sentido.

Onde a liderança inspiradora entra aqui? Bem, como você pôde notar, a semelhança está no poder da visualização do objetivo e o mútuo beneficiamento de todos os colaboradores. O líder inspirador pode traçar metas como objetivos a serem alcançados em um futuro próximo, objetivos esses que podem beneficiar a todos a depender das possíveis vantagens oferecidas sobre os mesmos.

Liderança transformacional

E, por fim, temos a liderança transformacional, em que os líderes estabelecem a comunicação plena e participam da atividade com o objetivo de repassar aos colaboradores sua forma de ver como o projeto deve evoluir.

Essa liderança aumenta a produtividade e a eficiência do trabalho, principalmente porque o grupo será mais controlado pelo líder.

Também amplia a visão e só um líder tem a missão de motivar a equipe por fazer parte dela de forma totalmente integrada, criando um maior sentimento de confiança e respeito, além de permitir que os colaboradores aprendam muito com seu líder, o que também cria uma admiração por ele.

Quanto aos inconvenientes, a verdade é que não podemos apresentar nenhuma característica deste tipo de liderança, exceto pelo fato de que aqui o líder deve obviamente apresentar qualidades muito bem definidas e, claro, também dominar o campo em que está, orientando o projeto para que os funcionários aprendam com ele de forma eficaz.

Outro aspecto essencial é que o caráter do líder deve ser motivador e conquistar a confiança e admiração do grupo, caso contrário, nos encontraríamos em uma situação de grupo, sem obter em troca benefícios que efetivamente motivassem o uso desse tipo de sistema.

Onde a liderança inspiradora entra aqui? Claramente no poder de direcionamento que o líder transformacional possui, além de estar totalmente integrado a equipe, mostrando possíveis caminhos e energizando todo o espaço com base em sua motivação diária para alcançar as metas desejadas.

O único diferencial de um e de outro é o aspecto de controle, ou seja, um líder transformacional pode ser inspirador, mas com a subtração do valor controle, pois a liderança inspiradora não gera comando, apenas gerência.

A importância da liderança inspiradora na sociedade de hoje

Não há dúvida de que a liderança é essencial hoje, e vivemos em uma sociedade altamente competitiva onde um mínimo de confusão pode se tornar uma desvantagem significativa para outras pessoas e até para nós mesmos.

Por isso, tanto empresas como associações de todos os tipos têm sempre em mente a busca por pessoas que certamente ofereçam perfis de liderança inspiradora, conseguindo assim um melhor resultado na realização de qualquer tipo de procedimento e claro em relação à forma como um trabalho em grupo é gerenciado.

Em empresas maiores é até comum encontrar vários líderes com diferentes perfis de liderança, sendo que alguns deles podem ser mais eficazes em determinados aspectos, com os quais a empresa sempre orientará o comportamento com base nessas características e nas necessidades de cada grupo, podendo a liderança inspiradora se encaixar em determinados perfis, conforme já mencionamos anteriormente.

Ressalta-se que nenhum desses tipos de liderança pode ser considerado superior aos demais, pelo contrário, estamos falando de formas diferentes de atingir o mesmo objetivo, mas com especificidades muito diferentes, de forma que permitam uma melhor adaptação dependendo da área em que se destina a liderar.

Porém, há um detalhe que podemos distinguir entre eles e que pode ser característico de cada um deles, para que possamos compreender dois tipos principais de liderança que são a liderança correta ou positiva e a liderança incorreta ou negativa, ou seja, aqueles que beneficiam ou prejudicam o grupo.

Em termos de liderança positiva e inspiradora, encontramos aqueles que possibilitam melhorar o desempenho, também aumentar os lucros, melhorar o resultado e tudo isso para garantir que cada um dos membros participantes desfrute de bem-estar suficiente e se sinta uma parte integrante da equipe em geral.

Por outro lado, temos lideranças negativas, como a autocrática, lembrando muito os chefes absolutos que prejudicam a equipe, geram forte estresse e diminuem a autoestima e a felicidade dos membros da equipe, por isso falamos de uma liderança que só busca um bom resultado, mas em detrimento de vários outros aspectos importantes, como a saúde mental dos colaboradores.

É importante ter em mente que um líder inspirador tem poder de decisão, portanto, pode-se presumir que ele ocupa uma posição privilegiada sobre os demais membros da equipe, mas também é verdade que ele tem uma responsabilidade maior. em seus ombros, pois qualquer erro em uma decisão pode arruinar um projeto que pode ter custado um grande investimento ou até muito tempo, e se o erro ocorrer pela própria equipe, eles também serão responsáveis por sua vez, por isso terão de enfrentar responsabilidades e se levantar para defender o grupo ou enfrentar as consequências que podem resultar desses erros.

Concluindo, a liderança inspiradora é mais do que necessária, independentemente de qual seja o setor, guiando os colaboradores a um objetivo em comum, com base em uma visão mais ampla de um futuro ainda não vivenciado, mas que provavelmente se tornará presente em breve. Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e até a próxima!

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?