O que é Headcount? Entenda o conceito e aplicação prática!

O que é Headcount? Esse é um indicador de Recursos Humanos que possui uma importância gigantesca, principalmente em relação à análise de dados que contribuirão para a criação de estratégias de avanço ou contenção, prezando pela saúde financeira do negócio.

Ter o conhecimento exato de quantos colaboradores estão trabalhando para a sua empresa é o primórdio básico para o início de análises de desempenho e planos empresariais. Sem esse indicador, basicamente nada pode ser realizado com fidedignidade aos objetivos esperados por um líder.

Neste conteúdo, vamos entender o conceito de Headcount e ver como ele pode ser aplicado na prática!

O que é Headcount?

Afinal, o que é Headcount? Traduzindo ao pé da letra, Headcount significa “contagem de cabeças”.

Apesar do termo parecer estranho, a ideia é basicamente essa: Headcount é a contagem de quantos colaboradores compõe o quadro organizacional.

Aqui, não queremos fazer contagem de colaboradores por turno de trabalho, função realizada ou até mesmo tempo de serviço, mas única e exclusivamente a contagem total de colaboradores que fazem parte da empresa.

Vale ressaltar que serviços terceirizados não são considerados na contagem. Por exemplo, caso você terceirize o serviço de limpeza, o serviço de contabilidade ou até mesmo de Recursos Humanos, estes são deixados de fora.

Isso porque no Headcount são levados em conta somente os funcionários diretos da empresa – todos eles.

Essa simplicidade na conta é justamente para facilitar processos de tomadas de decisões e análises de desempenho, produção de planos empresariais, orçamento anual, saúde financeira e performance dos colaboradores em curto, médio e longo prazo.

Como mencionamos, esse é um dos principais indicadores de RH, porque embasa a criação de estratégias e a sustentação da saúde financeira da organização.

Como o Headcount pode ser aplicado?

Como você pode imaginar, o Headcount é calculado de uma forma muito simples: basta fazer a contagem do número total de colaboradores de uma empresa.

No entanto, sua simplicidade camufla uma grande importância para o setor de Recursos Humanos.

Para exemplificar, listamos abaixo as principais formas como que o Headcount pode ser utilizado e aplicado com base nas estratégias organizacionais. Confira:

Planejamento embasado em dados reais

Ao saber a quantidade total de colaboradores de uma empresa, e a capacidade de produção que eles têm, é possível realizar um planejamento assertivo, baseado em dados reais.

Um exemplo simples: vamos considerar que somos uma fábrica de sapatos e temos 30 funcionários. Se cada um produz 10 sapatos por dia, temos o total de 300 sapatos diários, 900 mensais e 10.800 anuais.

O planejamento, então, pode ser realizado com base em números reais, prospectando resultados mais fidedignos e longe de apenas esperanças, mas embasados em números concisos.

Criação de cenários futuros e definição de metas

O Headcount possibilita uma projeção mais realista de cenários futuros, além de permitir a criação de metas na medida certa, ou seja, metas que sejam desafiadoras, mas que sejam alcançáveis, já que são criadas levando em consideração o nível de produtividade identificado.

Seguindo com o exemplo da nossa fábrica de sapatos, ao conhecermos o número total de calçados que podem ser produzidos em um ano, é possível buscar aprimorar o processo de produção para aumentar a produtividade, aumentando os resultados, estipulando metas superiores ao valor total citado anteriormente.

Esse aumento de produtividade pode ser dado com base em estímulo financeiro, capacitações profissionais, entre outras técnicas dominadas pelo setor de Recursos Humanos.

Saúde financeira adequada

Saber o que é Headcount envolve entender e prezar pela saúde financeira de um negócio. Isso porque o Headcount está diretamente relacionado com um dos processos mais custosos à organização: a folha de pagamento.

Quanto mais colaboradores a empresa tiver, maiores serão os seus gastos com a folha.

Uma empresa cujo Headcount seja 100 funcionários, mas que tenha capacidade financeira para pagar apenas 70 deles, em algum momento poderá quebrar.

Para que isso não aconteça, a escolha é diminuir o pessoal. Outras duas alternativas podem ser capacitar a equipe para aumentar o faturamento, ou então contratar talentos mais capacitados e com um ritmo de produtividade maior.

Preenchimento de lacunas

O Headcount ajuda o RH a identificar se alguns setores e/ou colaboradores estão sendo sobrecarregados.

Por exemplo, ao contabilizar o Headcount e fazer o cruzamento desse dado com outros indicadores, o RH pode concluir que determinado setor está operando com 15 pessoas, mas deveria estar com 20.

Com base nisso, são iniciados os procedimentos de atração, recrutamento e seleção de novos talentos.

O inverso também é verdadeiro. O Headcount pode ajudar o RH a perceber que uma área de empresa está com uma quantidade de profissionais superior à necessária para a realização de um bom trabalho.

Nesses casos, existe a possibilidade de realocar alguns colaboradores para outros setores da organização ou, ainda, pode-se pensar em encerramentos de contrato.

Preencher essas lacunas traz mais segurança em relação às metas que podem ser traçadas e alcançadas, pois cada setor estará operando da melhor forma possível.

A importância do Headcount é incrível, mesmo sendo um indicador tão simples de ser contabilizado e aplicado.

E na sua empresa, o conceito de Headcount já está claro? Ele já está sendo posto em prática? Esperamos que esse texto tenha ajudado você a pensar em como aproveitar ao máximo esse indicador!

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?