teste palográfico

Entenda a importância desta aplicação em processos de recrutamento e seleção das empresas

O teste palográfico tem extrema importância em processos de recrutamento e seleção. Isso porque sua aplicação visa conhecer melhor a personalidade e a motivação que as pessoas têm em relação a determinadas vagas de emprego.

Partindo do ponto de vista do empregador, entender a personalidade de um possível colaborador pode esclarecer, instruir e definir com mais detalhes quais são seus estilos de trabalho e como ele pode se encaixar e agregar valor à cultura de trabalho e organizacional da empresa que está promovendo o recrutamento.

A partir desse artigo, você vai conhecer e aprender um pouco mais sobre esses testes que se tornaram muito comuns nos processos seletivos.

A importância de avaliar bem um candidato

Ao longo dos anos, desde os primórdios da Revolução Industrial, foi sendo percebido que, se um funcionário é colocado em um cargo que não combina com seus traços de personalidade, isso possivelmente irá proporcionar uma baixa produtividade e engajamento com a empresa e seus colegas de serviço.

O baixo engajamento de um funcionário pode resultar em uma produtividade 21% menor em relação a um colaborador que foi bem colocado em sua função na empresa. A rotatividade no cargo também acaba sendo afetada, tronando-se 45% maior. Substituir constantemente colaboradores, além de caro, acaba sendo desgastante para a equipe – e nenhum gestor gosta de passar por isso.

Basta pensar no tempo e no dinheiro investidos para entrevistar um novo contratado, fazer todos os cadastros necessários no sistema da empresa, investir em treinamentos e depois ter que repetir tudo isso de novo para cada novo candidato que ali passar.  Desgastante, não é mesmo?

Atualmente, nos processos de seleção, empregadores e gerentes de contratação estão constantemente procurando novas ferramentas que forneçam dados e informações qualitativas precisas para avaliar o perfil profissional dos seus candidatos.

Os testes palográficos são um ótimo exemplo disso, pois sua realização permite que os gestores analisem se o candidato tem compatibilidade com a cultura organizacional e se tem perfil comportamental adequado ao que é esperado para a vaga em questão.

Mas afinal, o que é e como funciona o teste palográfico?

O teste palográfico é um teste relativamente simples de ser feito. Afinal, exige apenas um papel e uma caneta ou lápis.

O candidato é instruído a fazer uma série de riscos verticais na folha, durante um determinado espaço de tempo.

É a análise desses riscos, chamados palos, que trará informações valiosas a respeito do comportamento do profissional.

E justamente por isso, é claro que esse teste não pode ser aplicado por qualquer um. Apenas psicólogos habilitados e registrados no Conselho Federal de Psicologia (CFP) podem aplicar, desde que tenham recebido treinamento específico sobre o teste, ministrado pelo próprio CFP.

Os psicólogos fazem duas avaliações: uma a respeito da quantidade de palos que o indivíduo conseguiu fazer, e outra aprofundando-se em questões qualitativas, analisando, por exemplo, a distância entre os traços, a regularidade do tamanho, a inclinação, entre outros fatores.

É importante frisar que não existe certo ou errado em relação ao preenchimento do teste palográfico. Cada um tem uma personalidade e, por isso, terá uma forma diferente de fazer os palos.

O que existe são comportamentos esperados tanto para o desempenho adequado da função, quanto para a adaptação à cultura organizacional.

São esses comportamentos que os psicólogos tentam encontrar com a aplicação do teste palográfico, para que a nova contratação (ou promoção, como veremos adiante) seja realizada da forma mais assertiva possível.

Assim, só passam para a próxima fase ou garantem a admissão aqueles profissionais cujos palos refletem o perfil comportamental buscado pela empresa.

O que é avaliado no teste palográfico?

Algumas características possíveis de serem analisadas a partir da realização do teste palográfico são:

  • Inteligência emocional;
  • Resposta à pressão;
  • Nível de produtividade;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Dinamismo;
  • Capacidade de concentração;
  • Organização no ambiente de trabalho;
  • Gestão de crise;
  • Resiliência;
  • Impulsividade;
  • Grau de adaptação;
  • Liderança;
  • Entre outros.

Retenção de Talentos: Benefícios do teste palográfico além do recrutamento
As vantagens do teste palográfico acabam se expandindo para além do processo de recrutamento e seleção.

Afinal, contar com os profissionais certos nas posições certas ajuda a melhorar o desempenho da empresa como um todo, já que colaboradores bem selecionados tendem a seguir carreira, a performar melhor e a ter alto nível de engajamento.

Entretanto, além de auxiliar na contratação de novos talentos, você sabia que esses testes também são úteis caso sejam aplicados em funcionários que já trabalham na empresa?

É isso mesmo! Além de beneficiar no recrutamento, os testes palográficos também contribuem para a identificação de líderes em potencial, ou de colaboradores com o perfil desejado para assumir novas posições dentro da organização.

Confira abaixo mais benefícios que o teste palográfico pode trazer para as empresas!

Compatibilidade de perfil comportamental com cultura e função

Cada indivíduo tem suas próprias habilidades, características, motivações e desmotivações. Ao identificar esses atributos nos profissionais, os gestores podem garantir que cada membro da equipe esteja trabalhando em tarefas que deem conta e nas quais sejam naturalmente qualificados, prestando atenção aos possíveis desafios que enfrentam.

Caso seja viável ou desejado, é possível procurar formas de desenvolver as habilidades que foram identificadas como mais baixas, ao mesmo tempo em que o profissional tenha oportunidade de potencializar seus pontos fortes naturais, trabalhando em uma função que lhe dê liberdade para isso.

Diminui a rotatividade de funcionários na sua empresa

Não é novidade que diversas pesquisas apontam que funcionários que estão satisfeitos com seus empregos são menos propensos a procurar emprego em outro lugar. De maneira objetiva, funcionários felizes querem permanecer na empresa – simples assim!

Pesquisas de satisfação no trabalho mostram que existem alguns componentes-chave que tornam um colaborador contente com seu trabalho, como por exemplo:

– Comunicação: Permitir que os funcionários sejam entendidos, honestos e colaborativos melhora sua satisfação geral no trabalho.

– Liderança: Uma liderança forte está diretamente ligada à satisfação dos funcionários.

– Desenvolvimento profissional: Os funcionários querem entender onde se encaixam em sua equipe e na empresa como um todo. Quando há um plano de carreira, eles tendem a ficar mais felizes, por mais tempo.

Cada um desses fatores pode ser melhorado pela compreensão e aplicação do teste palográfico. É possível perceber quais candidatos têm mais fit com a empresa e, assim, têm chances de permanecer por mais tempo nela, potencializando os fatores que fazem a diferença para um bom clima organizacional e, consequentemente, para a redução do turnover.

Economiza tempo e dinheiro

Sempre que há um novo investimento em uma empresa, é comum ver os gestores e empresários fazerem o seguinte questionamento: “mas afinal, como isso pode nos fazer ganhar mais dinheiro ou ter mais resultado?”.

A verdade é que o investimento em pessoas sempre se paga rapidamente. Afinal, os colaboradores são os ativos mais valiosos de um negócio.

A economia de gastos em longo prazo devido à plena satisfação dos funcionários e o aumento da produtividade da equipe sempre estarão diretamente relacionados a maiores resultados para uma empresa.

O teste palográfico é uma ferramenta poderosa para encontrar o candidato ideal, que corresponda ao perfil comportamental desejado para performar bem na função, além de se encaixar na cultura organizacional e contribuir para a construção de um clima saudável e produtivo.

Mas, lembre-se: o teste precisa ser aplicado por psicólogos habilitados! Só assim ele trará a confiabilidade e a segurança necessárias para as melhores tomadas de decisão!

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?