O que é um RH estratégico

RH estratégico é aquele que coloca as pessoas no centro da sua operação, contribuindo efetivamente para o negócio.

Simon Sinek afirma que “se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

Podemos considerar que essa frase diz muito sobre o RH estratégico, pois este se trata do alinhamento de todo o conhecimento que o RH possui sobre os colaboradores, com todo o conhecimento sobre o negócio, abrangendo visão de mercado, estratégias e tendências.

Para isso, o RH precisa contar com as ferramentas certas e, é claro, com o auxílio da tecnologia. Afinal, além de dar conta de todos os processos burocráticos que asseguram o cumprimento dos direitos dos profissionais, o RH estratégico também atua como um agente de transformação, com papel vital para a sobrevivência e prosperidade da organização.

Sem dúvidas, é muita responsabilidade. Mas, não tem mais como ser diferente. Por isso, queremos te convidar para ler este texto que preparamos para você e, assim, ajudar sua empresa a tornar o RH verdadeiramente estratégico.

O que é um RH estratégico?

RH estratégico é aquele que alinha pessoas, negócios e objetivos, para, com a ajuda dos tomadores de decisão, planejar e direcionar ações que potencializem a performance e os resultados.

Ou seja, o RH estratégico é um verdadeiro parceiro da alta liderança, contribuindo estratégica e efetivamente para o desempenho da empresa em curto e longo prazo.

Esse novo modelo de RH toma decisões com base em dados, automatiza e otimiza seus processos com a ajuda da tecnologia e tem uma visão estratégica dos talentos que fazem parte da organização.

Porém, isso não quer dizer, de forma alguma, que o RH estratégico deixe de lado rotinas como controle de ponto, folha de pagamento, benefícios, e tantas outras que tradicionalmente já estão sob sua responsabilidade.

Pelo contrário, por contar com a ajuda de soluções tecnológicas, o RH consegue executar todas essas demandas com mais velocidade e menos erros, deixando a equipe com mais disponibilidade para focar em ações verdadeiramente estratégicas.

Vantagens de um RH estratégico

Uma das principais vantagens de um RH estratégico é o foco em resultados que a área passa a ter.

Esse foco em resultados, como vimos, é fruto do alinhamento entre pessoas, negócio e objetivos.

A gestão dos colaboradores, portanto, passa a ser mais estratégica, contribuindo imensamente para aumentar o engajamento dos mesmos.

Profissionais engajados são mais produtivos e mais satisfeitos com o trabalho, o que resulta em aumento de desempenho e diminuição do turnover.

Por se basear em dados, o RH estratégico se torna mais analítico e toma decisões com mais agilidade e efetividade.

Além disso, o RH estratégico sabe usar o tempo com mais sabedoria e tem mais facilidade para colocar as pessoas certas nos lugares certos.

O que é preciso para considerar o RH estratégico?

Não existem receitas prontas quando se fala sobre pessoas. Como o RH é fundamentalmente sobre pessoas, não existe uma resposta exata para essa pergunta. Porém, o que se sabe é que, para um RH se tornar verdadeiramente estratégico, ele precisa de quatro fatores em especial:

Visão estratégica

O RH precisa conhecer profundamente a empresa, os produtos e serviços oferecidos, os clientes, bem como o mercado de atuação e as perspectivas para o futuro. Além disso, o RH também deve compreender a missão e a visão do negócio, bem como pensar em maneiras de ajudar a empresa a atingir os objetivos pretendidos.

Fluência em dados

Medir e analisar dados é fundamental para um RH se tornar verdadeiramente estratégico, pois isso reduz grandemente as possibilidades de processos importantíssimos para a organização, como recrutamento e seleção, serem impactados negativamente por achismos e subjetividade.

Proatividade e abertura à mudança

O RH não pode apenas reagir ao que acontece ou ao que lhe é solicitado. Pelo contrário, o setor deve ser proativo e identificar as necessidades de mudança, além de agir como um facilitador para que ela aconteça, planejando a jornada e conquistando o envolvimento de todos os colaboradores.

Tecnologia

A tecnologia é uma ótima aliada para a gestão de pessoas e, consequentemente, para o RH estratégico. Afinal, dar conta de todas as rotinas do RH de forma manual acaba impedindo os colaboradores de atuarem em questões estratégicas, que é justamente o foco desse novo modelo de RH. Por isso, é fundamental automatizar e otimizar processos com o auxílio de soluções tecnológicas.

Diferença entre um RH estratégico e um RH tradicional

Podemos dizer que o RH tradicional se limita à realização de tarefas básicas, como recrutamento e seleção, admissão e demissão, processamento da folha de pagamento, e assim por diante. Essas ações costumam ter pouco valor agregado e baixo impacto.

Além disso, por ser mais operacional, o RH tradicional não consegue planejar ações para transformar a empresa, não consegue atuar como um agente de mudança, tratando todas as demandas de forma mais reativa.

Também tem dificuldades para atuar na retenção de talentos, necessitando frequentemente investir tempo e dinheiro para a atração e seleção de novos profissionais.

Já o RH estratégico é diferente. Sua atuação tem o objetivo de atingir resultados, assim o setor deixa de agir apenas operacionalmente e passa a ser uma peça fundamental na gestão estratégica da empresa. Isso ocorre com:

Foco nos talentos

O RH estratégico coloca as pessoas certas nos lugares certos, com a intenção de aumentar o engajamento e melhorar a conexão existente entre profissionais e empresa. Por isso, procura preparar e valorizar também os talentos que já fazem parte do quadro de profissionais.

Alinhamento entre setores

O RH estratégico não atua de forma isolada. Há um completo alinhamento entre o setor, os demais departamentos e os objetivos e estratégias da empresa. Assim, o RH se torna extremamente relevante para o alcance do sucesso da organização.

Avaliação de resultados

É feita uma análise completa dos resultados obtidos, com a ajuda de indicadores de performance. A partir dessas informações, as decisões são tomadas com mais efetividade, tornando as chances de erros bem menores, incluindo decisões referentes aos próximos passos, o que permite que a empresa explore as oportunidades que podem ajudá-la a se destacar no mercado.

Implementação de mudanças

Uma das qualidades do RH estratégico é a sua flexibilidade. O setor consegue se adaptar às diferentes demandas e às alterações necessárias na empresa. Com isso, é possível atuar para prever movimentos de mercado e prevenir ameaças que podem prejudicar o negócio.

O RH estratégico executa as mesmas ações operacionais que o RH tradicional, mas de uma maneira otimizada e eficiente, tendo condições, então, de perfeiçoar processos internos e focar em atividades estratégicas.

Como tornar um RH estratégico?

As principais missões do RH estratégico podem ser definidas da seguinte forma:

  • Desenvolvimento de políticas, processos e ferramentas com foco na gestão de pessoas e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores da empresa.
  • Gerenciamento da cultura organizacional, promovendo um ambiente harmônico na empresa, fazendo valer sua missão, visão e valores.
  • Promoção de um clima organizacional compatível com a criação, manutenção e motivação de uma equipe produtiva.

Para colocar em prática as missões definidas acima e para realmente tornar estratégica a área de Recursos Humanos da sua empresa, separamos algumas etapas essenciais:

Defina objetivos estratégicos

Os objetivos do RH devem ser completamente alinhados aos objetivos da empresa, considerando o que o setor pode fazer para ajudar a organização a atingir o que deseja. Para isso, o RH deve levantar tanto aspectos internos da própria área quanto a influência que pode exercer nos demais setores.

Invista em planejamento

O RH estratégico é proativo, sendo assim suas ações são feitas para construir algo melhor e maior no futuro, para atingir as metas pré-estabelecidas e melhorar o desempenho. É fundamental que a empresa possua um planejamento de RH, que pode incluir treinamentos e ações para desenvolvimento das equipes, eventos e ações internas, bem como todas as ações que ajudarão a empresa a atingir os objetivos estabelecidos.

Baseie as decisões do setor em dados

A utilização de dados no RH é fundamental para acabar com a subjetividade que pode influenciar negativamente as decisões. Os dados podem ser utilizados de diversas formas, como para traçar perfis de colaboradores de alta performance, mensurar o desempenho do RH, calcular a rotatividade e planejar as atividades para a próxima estratégia.

Invista em tecnologia

É praticamente impossível um RH se tornar estratégico sem a ajuda da tecnologia. Portanto, invista em soluções tecnológicas que ajudem a automatizar e otimizar as rotinas do departamento pessoal, livrando sua equipe da morosidade e dos erros que fazem parte do trabalho manual, e dando a ela a oportunidade de focar em ações estratégicas para potencializar a performance das pessoas e dos resultados.

Estimule uma cultura de inclusão e inovação

Colaboradores de uma empresa inovadora e inclusiva se sentem mais à vontade para tomar decisões ousadas, pois possuem menos medo de errar e muita vontade de fazer diferente. Opte por contratações multiculturais, e estimule a diversidade de perfis e ideias.

Aposte na terceirização

Como vimos durantes este texto, o RH estratégico não deixa em segundo plano as rotinas operacionais e burocráticas do setor. Porém, nem sempre é possível dar conta de tudo com a mesma equipe.

Por isso, uma ótima opção é terceirizar algumas dessas rotinas, como por exemplo a folha de pagamento, e deixar a equipe interna livre para atuar com efetividade nas questões estratégicas e que realmente agregam valor para a organização.

A área estratégica do RH é feita por pessoas e tecnologia. Para inovação da área, é preciso buscar soluções que agilizem o dia a dia, otimizem as tarefas operacionais e tornem a área mais analítica e focada em resultados.

Agora que você sabe que o RH estratégico e o quanto ele é importante, comece a providenciar as novidades para o seu setor o quanto antes. Para potencializar ainda mais essa transformação, conte conosco!

Matérias relacionadas

1 Comment

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 99521-9879 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?