Por que investir em plano de carreira para seus funcionários?

Muitos talentos deixam suas empresas por falta de perspectiva de crescimento.

Não deixe isso acontecer com a sua organização! Como? Investindo em plano de carreira para os seus colaboradores!
Entenda a importância do plano de carreira e saiba como criá-lo, continuando a leitura deste texto!

O que é plano de carreira

O que é plano de carreira
O que é plano de carreira

Plano de carreira é um processo que permite vislumbrar e estruturar todas as oportunidades de desenvolvimento e evolução que um colaborador tem dentro da organização. Para ser efetivo, deve alinhar os objetivos organizacionais aos individuais.

No plano de carreira são identificados os passos que o profissional pode dar e como ele precisa se aperfeiçoar para chegar até lá, envolvendo todo o conjunto de habilidades, conhecimentos e competências técnicas e comportamentais.

Essa perspectiva clara de possibilidade de crescimento faz com que os colaboradores se mantenham em constante desenvolvimento, pensem duas vezes antes de deixar a organização e deem o seu melhor em seus afazeres.

As principais consequências disso, você já pode imaginar: enquanto os colaboradores se tornam mais engajados e buscam constantemente pela melhoria de performance, a empresa tem muito mais facilidade para atrair e reter talentos, conquista melhores resultados e encanta cada vez mais os seus clientes.

Plano de carreira: exemplos

Existem diversos tipos de planos de carreira. Vamos ver a seguir alguns exemplos mais comuns utilizados nas instituições.

Plano de carreira em Y

No plano de carreira em Y o profissional precisa, em determinado momento da sua carreira, optar por qual caminho deseja trilhar: se prefere se tornar um gestor ou um especialista.

É praticamente como se fosse a bifurcação de uma estrada, e fosse preciso escolher em qual direção seguir.

Se o colaborador optar por seguir a trilha de gestão, vai desenvolvendo cada vez mais habilidades relacionadas à liderança, de forma a evoluir de cargo sempre que possível.

Por outro lado, se a opção é pela trilha de especialista, ele vai se aperfeiçoando cada vez mais na sua área de atuação, a ponto de se tornar uma figura importantíssima para a organização, devido ao seu alto nível de conhecimento e experiência.

Não é à toa que a carreira de especialista é especialmente comum em empresas relacionadas à pesquisa e desenvolvimento, ou naquelas em que o alto conhecimento técnico é imprescindível até nos níveis elevados de gestão, como empresas de engenharia e saúde, por exemplo.

Plano de carreira em W

O plano de carreira em W é, de certa forma, uma continuação do plano de carreira em Y.

Isso porque ele permite as mesmas ramificações do anterior, mas apresentando uma opção a mais. Isso significa que, além do profissional poder escolher se quer se tornar um líder ou um especialista, ele também tem a oportunidade de optar por atuar como gestor em projetos pontuais.

Ou seja, ele continua sendo um especialista e não tem aquela responsabilidade profunda de desenvolver colaboradores, que é típica da liderança.

Mas, devido à sua expertise, em alguns projetos ele atua como gestor, acompanhando o desempenho da equipe em relação àquele projeto em específico e dando feedbacks mais técnicos.

Plano de carreira horizontal

O plano de carreira horizontal é bastante utilizado por empresas, como o próprio nome sugere, horizontalizadas. Ou seja, nas empresas em que não há divisões hierárquicas.

Assim, como estão todos no mesmo nível, a evolução de carreira é feita de acordo com o desempenho dos profissionais, que recebem aumentos e reconhecimentos de acordo com a performance que apresentam.

Plano de carreira para empresas de alto crescimento

Plano de carreira para empresas de alto crescimento
Plano de carreira para empresas de alto crescimento

Em empresas de alto crescimento tudo pode mudar muito, e em pouco tempo – inclusive a estrutura organizacional.

Por isso é muito mais difícil para a empresa determinar a trilha que os seus colaboradores podem seguir.

O que o RH pode fazer, então, é fornecer um panorama do que acontece hoje e ser honesto em relação às possibilidades de mudança.

É importante deixar claro que empresa e colaborador vão crescer juntos, e que o profissional é o maior responsável pela própria evolução na carreira.

Mas como fazer isso?

Como fazer um plano de carreira

Abaixo separamos algumas dicas que podem ser úteis para todos os tipos de planos de carreira.

Alinhe expectativas

É fundamental que as expectativas individuais e organizacionais estejam alinhadas, para se certificar de que o profissional vai ser preparado para algo que seja do seu agrado, para garantir que as oportunidades vislumbradas se encaixem em suas preferências.

Alinhadas as expectativas, é preciso levantar o que o colaborador precisa desenvolver para chegar aonde quer chegar.

Levante oportunidades de melhoria e, principalmente, fortalezas

Nesse levantamento, é fundamental que sejam identificados os aspectos que o colaborador mais precisa desenvolver e aperfeiçoar, ou seja, tudo aquilo que, de alguma forma, está impedindo ou atrapalhando a sua evolução.

Porém, tão ou mais importante do que isso é a identificação das fortalezas, ou seja, tudo aquilo que o destaca profissionalmente.

Potencializar as forças exige menos esforço do que desenvolver fraquezas, e pode incentivar o profissional a pensar fora da caixa, a buscar novas soluções e a dar um grande salto de performance.

Defina metas

Após definir aonde o funcionário quer chegar e o que ele precisa desenvolver para isso, é preciso estabelecer um plano de ação, com metas e prazos, para que o colaborador incorpore em sua rotina e siga os passos estabelecidos.

Assim, a evolução na carreira vai tomando forma, pois, caso não existam metas, corre-se o risco de serem só sonhos que nunca vão sair do papel.

Acompanhe periodicamente

Definido o plano de ação, é preciso que haja acompanhamento periódico para mensurar a evolução do mesmo.

De certa forma, esse acompanhamento também ajuda a empresa a perceber a real importância que o colaborador dá para o seu crescimento dentro da instituição. Quanto melhores forem os resultados, provavelmente mais empenhado o profissional está em crescer.

Essa etapa também é muito importante para considerar a necessidade de ajustes no plano de ação, ou mesmo da mudança de metas – afinal, o colaborador pode mudar de ideia sobre o que deseja ao longo do tempo.

Promova ações de treinamento e desenvolvimento

Uma das melhores formas pelas quais a empresa pode contribuir para a concretização dos planos de carreira dos seus profissionais é com a promoção de ações de treinamento e desenvolvimento.

Ao verificar gaps técnicos e comportamentais, a organização pode preparar Workshops, Team Building, entre outras formas de capacitação, para desenvolver as competências faltantes.

Além disso, a instituição também pode estimular o desenvolvimento acadêmico, oferecendo bolsas em graduações, pós-graduações ou mestrados, por exemplo, bem como ajuda de custo em aulas de idiomas ou outros cursos que contribuam para os objetivos estipulados.

Por que sua empresa deve investir em plano de carreira

O plano de carreira traz grandes vantagens tanto para a empresa quanto para o colaborador. Confira abaixo as principais!

Atração e retenção de talentos

Uma empresa que traça os planos de carreira dos seus profissionais com clareza e seriedade consegue atrair os melhores talentos, já que eles não se interessariam por instituições sem tais planos, pois isso pode indicar estagnação.

Uma vez fazendo parte do quadro de colaboradores, esses talentos tendem a permanecer por mais tempo na organização, pois conhecem bem suas perspectivas de crescimento.

Isso é uma grande vantagem para a empresa, que além de economizar com novos processos de recrutamento e seleção, mantém em seu time profissionais altamente qualificados, engajados e integrados a todo o processo.

Aumento da satisfação dos colaboradores

O plano de carreira não deixa de ser uma forma de reconhecer – e recompensar – os colaboradores pelo seu desempenho.

Assim, os profissionais sabem que seus esforços estão sendo notados e que eles estão sendo valorizados por isso, o que aumenta a satisfação que eles sentem em relação ao trabalho.

Melhoria da produtividade

O aumento da produtividade é, praticamente, um reflexo dos outros benefícios. Isso porque os profissionais tendem a produzir mais tanto para terem a chance de progredir na carreira com mais velocidade, quanto por estarem se sentindo valorizados e satisfeitos com o seu trabalho.

E os colaboradores da sua empresa, já têm um plano de carreira?

Siga as dicas que compartilhamos aqui e ajude sua empresa a colher ótimos resultados!

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?