Saúde mental versus Coronavírus: como manter o bem-estar?

Antes de iniciarmos este artigo, queremos te fazer uma pergunta e pedimos que responda com sinceridade: Como está sua saúde mental durante a pandemia do Coronavírus? Você foi impactado de alguma forma?

Se sua resposta foi sim, não se preocupe! Você não está sozinho! E sempre é tempo de procurar ajuda profissional ou de repensar alguns hábitos em sua rotina, que podem ajudar a aumentar o bem-estar e, consequentemente, contribuir para a sua saúde mental.

A preocupação com a saúde mental durante a pandemia causada pelo Coronavírus é um assunto atual e que precisa de intervenções e cuidados.

Por isso, veja neste artigo algumas dicas sobre como manter o bem-estar, lidar com a ansiedade e cuidar da sua saúde mental!

Saúde mental vs Coronavírus

Os transtornos mentais atingiram grande parte da população mundial. Dentre eles estão a ansiedade, a depressão e o estado de estresse que afetam pessoas de todas as faixas etárias.

A pandemia acirrou ainda mais essa situação, pois, além do medo de infecção, existe uma presença muito forte do sentimento de solidão, causado pela necessidade de distanciamento social, e que, de acordo com psiquiatras, funciona como um gatilho para transtornos de humor.

Todo esse cenário gera uma preocupação muito grande da comunidade médica com a saúde mental do povo brasileiro.

Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior índice de depressão na América Latina. É também o país campeão no ranking da ansiedade, com quase 19 milhões de brasileiros diagnosticados com tal distúrbio.

Como uma forma de ajudar a mitigar esses casos e apoiar a população, profissionais da área da psicologia criaram algumas iniciativas que procuram acolher a atender as pessoas, de forma virtual, buscando auxiliar na manutenção da saúde mental durante a pandemia do Coronavírus.

É o caso, por exemplo, do Escuta 60+, cujos profissionais conversam e acolhem por telefone pessoas com mais de 60 anos, gratuitamente.

Outros exemplos de iniciativa que se destacam durante a pandemia são os sites Psicologia Viva e Telavita, que oferecem atendimento psicológico por videochamada ou teleconferência.

Dicas para cuidar da saúde mental durante a pandemia

Dicas para cuidar da saúde mental durante a pandemia
Dicas para cuidar da saúde mental durante a pandemia

Além dos cuidados oferecidos pelos profissionais especializados em saúde mental, há algumas atitudes que ajudam a lidar com todo esse momento atípico que estamos enfrentando, contribuindo para o aumento do nosso bem-estar e fortalecimento da saúde mental.

Confira 12 dicas que podem te ajudar:

01) Lembre-se que você não está sozinho

A pandemia do Coronavírus não é algo que está acontecendo só com você. Pelo contrário, é algo que está acontecendo com todo mundo ao mesmo tempo. Isso significa que todos nós estamos vivenciando a mesma situação e precisamos aprender a lidar com ela.

Por isso, não tente se comparar com os outros. Busque encontrar o que funciona melhor para você. Vá testando mudanças de hábitos e atitudes até encontrar o que mais combina com o seu perfil e contribui para o seu bem-estar.

02) Aceite que o momento é fora do comum

Aceite se você não estiver bem o tempo todo, afinal, é normal se sentir mais triste, mais ansioso ou menos produtivo.

Todas as mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus ainda exigem adaptações, e isso pode aflorar emoções que nem sempre são fáceis de lidar.

03) Não ignore seus sentimentos

Não abafe, não ignore e nem tente evitar os seus sentimentos, pois isso não faz bem.

Entenda o que você está sentindo e busque identificar o porquê. Comece a tentar perceber o que mexe com você, o que você prefere evitar e o que te faz bem.

Isso vai contribuir para aumentar o seu autoconhecimento e, quanto mais você se conhecer, mais você vai respeitar, acolher e lidar da melhor forma possível com os seus próprios sentimentos.

04) Limite sua exposição a notícias

O bombardeio de informações pode ser prejudicial neste momento, pois pode contribuir para aumentar a ansiedade.

Além da pandemia em si, existem conflitos políticos e preocupações econômicas aflorando em várias partes do mundo. O excesso de notícias “ruins” não faz bem para o bem-estar de ninguém.

Mas claro que é preciso se manter informado. Então, estipule um limite de tempo por dia em que você ficará exposto às notícias, e lembre-se de se certificar de que tal exposição acontecerá em meio a fontes seguras e confiáveis, afinal, ninguém quer se “informar” com base em fake news.

05) Fale sobre o que está sentindo no trabalho

Se você acredita que não está rendendo como antes no trabalho ou sente que sua saúde mental não está legal, converse com o seu líder sobre como você está se sentindo.

Vocês certamente pensarão juntos em formas de amenizar esse problema. Além disso, é fundamental poder contar com o apoio e a compreensão do líder em momentos difíceis como este.

06) Procure dormir bem e o suficiente

Outro ponto fundamental para a saúde mental é a qualidade do seu sono e a quantidade de horas dormidas, pois isso reflete diretamente na sua saúde e disposição, bem como no seu equilíbrio emocional.

Portanto, pratique a higiene do sono, busque formas de melhorar a qualidade do mesmo e procure dormir o tempo suficiente para o seu descanso. Entre os adultos, este tempo costuma ser de 7 a 8 horas por dia.

07) Tenha uma alimentação saudável e balanceada

Uma alimentação saudável e balanceada traz para o organismo os nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento, o que contribui, inclusive, para os processos químicos do cérebro. Portanto, cuidar da alimentação também é cuidar da saúde mental.

08) Evite usar álcool, cigarro ou outras drogas para aliviar o estresse

Álcool, cigarro e, é claro, outras drogas podem acabar se tornando vícios, o que significa que, em longo prazo, o que era para ser um relaxamento momentâneo pode trazer ainda mais transtornos para a sua saúde mental – e física também.

09) Aumente e cultive seus contatos

Mantenha o contato com os seus amigos e familiares, mesmo se for de forma virtual.

Realizar videochamadas ajuda a diminuir a “distância” de uma ligação telefônica, pois o fato de ver a pessoa faz parecer que vocês estão mais próximos e conectados.

Isso é especialmente válido para os momentos em que você não estiver se sentindo bem ou estiver se sentindo sozinho.

Conversar com pessoas queridas pode ajudar a dissipar pensamentos e sensações ruins, além de fortalecer a lembrança de que você tem uma rede de apoio para contar.

10) Tenha um tempo só para você

É preciso tirar um tempo para você, um tempo agradável, de relaxamento. Isso significa que é proibido ficar o dia inteiro apenas fazendo atividades ligadas ao trabalho e/ou aos afazeres domésticos.

Que tal aprender uma nova habilidade? Assistir algum programa de TV ou série? Ler um livro? Ouvir música? Aprender novas receitas? Você é quem decide! A única determinação é que deve, obrigatoriamente, ser algo que te faça bem!

11) Pratique atividades físicas

As atividades físicas ajudam a liberar a endorfina, que é considerada um tipo de analgésico natural para o corpo. Ao ser liberada, ela contribui para a sensação de bem-estar e melhora o estado de humor.

Ou seja, a prática regular de atividades físicas é uma aliada poderosíssima da saúde mental! Então, escolha uma atividade física que você goste e se dedique a praticá-la com frequência.

12) Não hesite em buscar ajuda profissional

Se você sentir necessidade, não hesite em procurar ajuda profissional. Para algumas pessoas ainda é tabu pensar em atendimento psicológico, pois julgam que é “coisa de doido”.

Porém, está mais do que na hora de desmistificarmos esse conceito, afinal, da mesma forma que procuramos um médico para cuidar da nossa saúde física, devemos procurar um profissional de saúde mental para cuidar da nossa saúde emocional.

É tão importante quanto, é tão legítimo quanto. Não existe motivo nenhum para vergonha, constrangimento ou preconceito.

Esperamos que, com essas dicas, você consiga cuidar da sua saúde mental durante a pandemia provocada pelo Coronavírus, e mesmo quando tudo isso passar, afinal, são atitudes que sempre surtirão efeitos positivos.

Lembre-se que você não está sozinho, procure ajuda se precisar, e procure se atentar ao estado emocional das pessoas ao seu redor.

Isso porque, infelizmente, para muita gente a saúde emocional ainda é vista como tabu, frescura, “mimimi”. E, por terem esse tipo de pensamento, essas pessoas podem sofrer em silêncio.

Portanto, fique atento e busque sempre oferecer apoio. E, é claro, cuide bem de você!

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?