Team Building: o que é e a importância para o RH

Está procurando melhorar a performance e o engajamento da sua equipe, além de atingir os resultados esperados pela empresa?

Entenda por que o Team Building pode ser a solução ideal para você, continuando a leitura deste texto!

O que é Team Building?

O que é Team Building?
O que é Team Building?

Team Building é um termo em inglês que pode ser entendido como construção ou fortalecimento de equipes.

Sua origem remonta à Experiência de Hawthorne, realizada entre 1920 e 1930, em uma fábrica da Western Electric Company, nos Estados Unidos.

Essa experiência tinha como objetivo identificar a relação entre a produtividade e as condições de trabalho, como luminosidade, umidade, jornada de trabalho, pressão, aspectos gerenciais, entre outros.

No fim, descobriu-se que quanto maior for o sentimento de grupo e quanto mais positiva for a cultura da empresa, melhor será a performance dos colaboradores.

A partir disso, as organizações entenderam a importância de se ter uma equipe engajada e unida e passaram a buscar meios de fazer isso acontecer.

Um dos meios, então, é o Team Building, que tem o objetivo justamente de, por meio de uma séria de técnicas, atividades e estratégias, fortalecer o relacionamento interpessoal e a coesão do time.

Por que fazer Team Building?

O Team Building é uma oportunidade das pessoas se encontrarem fora do contexto a que estão habituadas, já que remete a um clima mais leve e lúdico.

Isso contribui para que as pessoas se sintam mais à vontade, criem e estreitem laços e conheçam melhor umas às outras longe da formalidade do escritório.

Além disso, o Team Building também propõe uma série de atividades que precisam ser solucionadas de forma conjunta e colaborativa.

Tais atividades geralmente permitem uma analogia aos desafios enfrentados pelos participantes no dia a dia.

Além do desafio em si, as habilidades para solucioná-lo também são aquelas que a equipe deveria utilizar em seu cotidiano, como comunicação, liderança, empatia, tomada de decisão, planejamento estratégico, inteligência emocional, cooperação, entre outros.

Isso significa que o Team Building contribui para que a equipe encontre maneiras criativas de solucionar os desafios que enfrenta, além de potencializar os pontos fortes e colocar em evidência aspectos que precisam ser trabalhados.

Importante considerar que, talvez sem o Team Building, dificilmente os aspectos que precisam ser trabalhados viriam à tona antes de estarem claramente sabotando a performance.

Ou seja, o RH só teria conhecimento da necessidade de se trabalhar algumas habilidades quando a falta delas estivesse gerando prejuízos perceptíveis para a empresa e para o bem-estar dos colaboradores.

Com o Team Building, porém, essa identificação se torna muito mais fácil e acertada, permitindo que o RH faça as intervenções corretas no momento mais oportuno.

Da mesma forma, alguns talentos naturais podem ser revelados durante as atividades propostas no Team Building que dificilmente seriam notados no dia a dia.

É o caso, por exemplo, de uma aptidão para a liderança, de um pensamento estratégico mais aguçado, de uma capacidade avançada para tomada de decisão, entre outras habilidades.

Por que o Team Building é importante?

Por que o Team Building é importante?
Por que o Team Building é importante?

Se você ainda não está convencido do quanto o Team Building é importante para o fortalecimento das equipes, vamos listar aqui mais alguns dos benefícios que ele traz para as empresas:

  • Eleva o senso de pertencimento dos colaboradores em relação à empresa e à equipe;
  • Contribui para o aumento da motivação e do engajamento;
  • Ajuda a desfazer os “silos” setoriais;
  • Melhora o clima organizacional, criando um ambiente mais leve e divertido;
  • Aumenta o senso de cooperação e de empatia;
  • Diminui os conflitos negativos;
  • Amplia a abertura à diversidade e a novas ideias;
  • Estimula a criatividade e o pensamento crítico;
  • Melhora a comunicação dentro e entre equipes;
  • Mantém a equipe focada nos aprendizados e combinados feitos durante o Team Building.

Por que o Team Building é importante para o RH?

O Team Building é importante para o RH porque ajuda essa área tão estratégica para o desenvolvimento de pessoas a identificar gargalos e potencialidades nas equipes.

Assim, o RH tem condições de elaborar planos de desenvolvimento que contribuam para o aprimoramento de habilidades em baixa, além de evidenciar ainda mais as que estão em alta.

O RH pode, ainda, identificar profissionais que tenham aptidão para se tornar gestores, ou que possuam habilidades específicas que possam ser melhor aproveitadas pela empresa.

No entanto, o Team Building é importante para o RH sobretudo porque ajuda a aumentar a sinergia e a coesão das equipes.

Porém, é importante ressaltar que eventos pontuais não fazem milagres, e que essa preocupação deve fazer parte da cultura da empresa, com valores e ações inseridas no dia a dia. Mas, então, como aumentar a sinergia e a coesão das equipes?

Como aumentar a sinergia e a coesão das equipes?

Como aumentar a sinergia e a coesão das equipes?
Como aumentar a sinergia e a coesão das equipes?

Para entender como aumentar a sinergia e a coesão das equipes é preciso, primeiramente, conhecer os desafios que as impedem de alcançar a performance esperada.

Para Patrick Lencioni, autor do livro “Os 5 desafios das equipes”, as equipes tendem, naturalmente, a sucumbir ao que ele chama de disfunções.

Tais disfunções podem ser representadas por uma pirâmide, cuja base é a ausência de confiança.

A ausência de confiança faz com que as pessoas tenham medo do conflito, pois não sentem segurança para se expressar.

Como têm medo do conflito e não dizem o que pensam, acabam não se comprometendo com as decisões estabelecidas, ou seja, há falta de comprometimento. Afinal, as decisões não representam o que pensam, o que acreditam.

Essa falta de comprometimento gera uma fuga da responsabilidade, levando a empresa a uma baixa na qualidade, perda de prazos, mediocridade.

A fuga da responsabilidade, por sua vez, leva ao topo da pirâmide, que é a falta de atenção aos resultados.

Para aumentar a sinergia e a coesão das equipes é preciso, então, trabalhar cada uma dessas disfunções, para que se tornem qualidades.

A partir do momento em que as pessoas confiam umas nas outras, elas perdem o medo de dizer o que pensam, inclusive quando têm pontos de vista diferentes. Ou seja, elas não só perdem o medo do conflito, como sabem conduzi-lo de forma positiva.

Por poderem se expor e por serem levadas em consideração, elas se comprometem com as decisões tomadas.

Por se comprometerem, elas se sentem responsáveis pelos resultados e se sentem à vontade para cobrar essa responsabilidade dos seus colegas, quando estes apresentam atitudes contraproducentes.

Por fim, elas mantêm o foco nos resultados e nos objetivos organizacionais.

Dessa forma, as qualidades a serem desenvolvidas para aumentar a sinergia e a coesão das equipes também formam uma pirâmide, que tem como base a confiança. Em seguida está o conflito produtivo, que gera comprometimento.

Do comprometimento surge a responsabilidade e, no topo da pirâmide, estão os resultados.

Importante considerar que essas qualidades devem ser trabalhadas tanto em ações pontuais, como o Team Building, quanto no dia a dia da empresa, sendo evidenciadas em conversas, atitudes, e atos de reconhecimento e valorização dos colaboradores, por exemplo.

Como fazer um Team Building?

Para que o Team Building tenha um resultado efetivo, é fundamental que ele seja minuciosamente planejado e que esteja alinhado aos objetivos da empresa. Vamos ver mais detalhes sobre como fazer um Team Building a seguir:

Identifique as necessidades do time

Vale lembrar que o Team Building pode ser realizado tanto para pessoas de uma ou de algumas determinadas áreas, quanto para uma organização inteira.

De qualquer forma, o primeiro passo que precisa ser dado é a identificação das necessidades dos colaboradores.

Por exemplo, existem muitos conflitos negativos e improdutivos? A comunicação está travada ou gerando erros e gargalos? As pessoas precisam colaborar mais umas com as outras? O time está apresentando resistência à mudança?

Levante os objetivos da empresa

Isso inclui os objetivos estratégicos da empresa e os objetivos específicos para o Team Building.

Por exemplo, o que se espera que esteja diferente quando as pessoas voltarem a trabalhar, após o Team Building?

O que fez com que os gestores ou o RH percebessem que havia a necessidade dessa intervenção?

Que resultados ou indicadores podem ser mensurados para analisar se o Team Building teve o resultado esperado?

Alinhe as necessidades da equipe com os objetivos da empresa

Agora que você sabe o que a empresa quer atingir e o que ela espera desse treinamento, lembre-se das necessidades que foram identificadas na equipe.

Quais dessas necessidades são mais impactantes para os objetivos da empresa? Selecione as principais para começar a montar o programa de Team Building.

Se forem muitas, considere a possibilidade de fazer vários encontros, e não apenas um, para que o aprendizado fique bem evidente.

Defina o local do Team Building

O Team Building é comumente associado a atividades experenciais ao ar livre. Porém, ele também pode acontecer em espaços fechados ou até mesmo em salas de convenção ou de escritórios.

O importante é desconectar os participantes do que está acontecendo no trabalho. Por isso, o recomendado é que não seja na sede da empresa. No entanto, se houver essa necessidade, é fundamental que tanto o participante quanto as pessoas que possam recorrer a ele (e que por ventura não façam parte do time de participantes daquele dia), sejam muito bem instruídos a não procurarem uns pelos outros.

Isso é especialmente válido para os casos em que quem está recebendo o treinamento é o líder. A equipe precisa estar ciente de que não pode interromper o processo.

Afinal, é preciso mergulhar na experiência para se obter bons frutos do Team Building. E isso é praticamente impossível se as pessoas insistirem em bater à porta para trazer os participantes a todo instante de volta ao “mundo real”.

Vale ressaltar que o mesmo vale para o celular. Ou seja, mesmo nos casos em que o Team Building não será realizado na empresa, todos devem estar cientes de que, naquele dia, os participantes estarão “off”.

Escolha as dinâmicas certas

Existe uma infinidade de dinâmicas que podem ser escolhidas para o Team Building. Porém, é preciso ter muito cuidado para que elas não soem como simples brincadeiras.

Leve em conta o local em que o Team Building acontecerá para aproveitar bem o espaço, principalmente em casos de ser ao ar livre.

Mas o mais importante é pensar no alinhamento entre as necessidades da equipe e os objetivos da empresa. As dinâmicas precisam trabalhar essas necessidades e objetivos.

Assim, é possível fazer a analogia entre os desafios enfrentados no treinamento com os desafios enfrentados no dia a dia.

É possível, também, pensar de que maneira as soluções utilizadas para solucioná-los no treinamento podem passar a fazer parte do dia a dia organizacional.

Faça uma boa condução

A boa facilitação do Team Building é que garantirá essas analogias, fazendo a transferência do aprendizado obtido durante o treinamento à vida real.

Por isso, é fundamental que todas as atividades tenham o momento do processamento e registro dos aprendizados obtidos.

É importante também tomar cuidado para que o Team Building não se limite a aspectos motivacionais e que, apesar de descontraído, não seja lembrado pelos participantes apenas como um dia legal fora do escritório.

Do Team Building devem sair aprendizados e combinados de como a equipe deve agir a partir de agora.

E você se lembra das qualidades das equipes, do autor Patrick Lencioni? Então, elas precisam começar a fazer parte do dia a dia dos participantes, inclusive com a permissão dada para “chamarem a atenção” uns dos outros, caso alguém esteja descumprindo algum combinado.

Como inserir o Team Building na cultura da empresa?

Como já foi pontuado, o senso de pertencimento, a sinergia e a coesão das equipes não vão acontecer de uma hora para a outra, em um evento pontual.

O Team Building, é claro, pode ser o grande início ou o grande mantenedor de tudo isso, mas, sozinho, não terá os efeitos desejados.

O fortalecimento da equipe deve estar enraizado na cultura organizacional, nas pequenas ações do dia a dia, no respeito aos valores da empresa, no acolhimento à diversidade.

Precisa ser uma prioridade para o RH, para os gestores e para a própria equipe. Todos devem estar dispostos a fazer a sua parte para o bom desempenho coletivo e para o atingimento dos resultados e objetivos comuns!

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?