Saiba como a tecnologia está revolucionando o setor de RH

Mudança, tecnologia, inovação, aumento de performance e de velocidade… tudo isso faz parte da nossa nova realidade, da nova forma de fazermos negócios.

Tudo isso faz parte da Indústria 4.0, revolução que “alterará profundamente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”, conforme o fundador do World Economic Forum, Klaus Schwab, afirma em seu livro “A Quarta Revolução Industrial”.

Se já está alterando e alterará muito mais a maneira como trabalhamos e nos relacionamos, alterará também o modo como nos gerenciamos.

Isso significa que todo o modelo de gestão, inclusive o de pessoas, precisará ser atualizado e adaptado não só à nova realidade, mas ao futuro.

Isso significa que a Indústria 4.0 dá luz ao RH 4.0, e que a união de novas tecnologias com uma nova forma de pensar promete revolucionar o RH, as empresas, os resultados e o modo de fazer negócios!

Indústria 4.0

Para entendermos o que exatamente é RH 4.0, precisamos entender o que é Indústria 4.0.

A expressão 4.0 remete à 4ª Revolução Industrial. Apenas para relembrar:

  • A 1ª Revolução Industrial foi aquela marcada pelas máquinas a vapor, ferrovias e tear mecânico.
  • Já a 2ª Revolução Industrial teve como base a eletricidade e as linhas de produção, permitindo a produção em larga escala.
  • A 3ª Revolução Industrial, mais recente, é caracterizada pelo avanço dos computadores pessoais, internet e informática.
  • A 4ª Revolução Industrial, por sua vez, está sendo marcada principalmente pelo alto nível de automação que é capaz de proporcionar, geralmente por meio da interconexão entre máquinas e sistemas inteligentes.

Cada avanço tecnológico pode resultar em várias novas descobertas, contribuindo para que mudanças e evoluções aconteçam em um ritmo até então inimaginável. Por esse motivo, é comum associarmos a Indústria 4.0 ao crescimento exponencial.

De acordo com o Boston Consulting Group, algumas tecnologias são responsáveis por habilitar a 4ª Revolução Industrial. São elas:

  • Computação em nuvem;
  • Big Data e Data Analytics;
  • Robôs autônomos;
  • Simulação virtual;
  • Integração de sistemas;
  • Internet das coisas;
  • Cibersegurança;
  • Manufatura aditiva;
  • Realidade aumentada.

Com toda essa transformação na indústria e no modo de se fazer negócios, o RH não poderia continuar igual, não é mesmo? Surgiu, então, o que conhecemos como RH 4.0.

RH 4.0

RH 4.0
RH 4.0

O RH 4.0 é uma extensão da 4ª Revolução Industrial aplicada à gestão de pessoas. Isso porque, de certa forma, a mesma automação que caracteriza a Indústria 4.0 passa a ser adotada no setor de Recursos Humanos.

Assim, o RH passa a contar com a automatização de processos e rotinas que costumam exigir muito tempo e esforço dos profissionais, que acabavam empregando a maior parte da sua energia em tarefas operacionais.

É o caso, por exemplo, do controle de ponto, da folha de pagamento, de todo o processo de recrutamento e seleção, entre várias outras frentes do setor.

Ao contrário do RH tradicional, que realiza todas essas rotinas com base em papéis e planilhas manuais, o RH 4.0 automatiza boa parte de todos esses afazeres, tendo condições de assumir um papel cada vez mais estratégico para a organização.

Essa é, inclusive, a principal característica do RH 4.0 e a principal diferença entre ele e o RH tradicional: sua atuação estratégica.

Os profissionais do setor passam a ter disponibilidade para se concentrar no que realmente importa para a organização: atração, desenvolvimento e retenção de talentos, além do aumento da performance e dos resultados individuais e organizacionais.

Como a tecnologia está revolucionando o RH

É impossível pensar em RH 4.0 sem pensar em tecnologia.

Afinal, se não fosse a automação de vários processos, seria humanamente impossível para os profissionais do setor darem conta de todas as atividades burocráticas e, ainda, terem uma atuação estratégica.

A tecnologia tem o potencial de revolucionar o RH porque atua de forma certeira nas principais áreas de frente do setor, como por exemplo:

Folha de pagamento e benefícios

Folha de pagamento e benefícios
Folha de pagamento e benefícios

De forma breve, podemos dizer que o processamento da folha de pagamento é um processo complexo e delicado, que calcula tudo o que um colaborador tem direito a receber e tudo o que deve ser descontado.

Como exige muito detalhamento e precisão, acaba se tornado uma das tarefas mais demoradas e morosas do RH. Isso quando o processamento é feito de maneira manual, que, além do tempo e do esforço necessários, ainda aumenta muito a probabilidade de erros.

No Brasil, o processamento manual ainda é realidade, pelo menos em partes, para muitas empresas. De acordo com um estudo da consultoria Ernst & Young, 78% dos entrevistados admitem que, em alguma etapa do processo, precisam fazer intervenções manuais.

Claro que essa não é a realidade de um RH 4.0. Isso porque, nesse modelo de RH, os profissionais utilizam sistemas capazes de automatizar essa tarefa, o que praticamente acaba com a ocorrência de erros e retrabalhos e deixa o setor com mais tempo livre para o trabalho estratégico.

No entanto, cabe observar que algumas organizações estão indo além. Afinal, por que apenas automatizar, se é possível “se livrar de vez” do processo?

Brincadeiras à parte, é o que acontece com a terceirização (BPO), prática que está se difundindo cada vez mais no meio empresarial, em especial com rotinas que são de extrema importância e que exigem alto nível de precisão e pontualidade, mas que não estão diretamente relacionadas ao core business do negócio.

Esse é justamente o caso da folha de pagamento. Assim, ao terceirizar esse processo, uma empresa totalmente especializada na área e contando com a ajuda de tecnologia de ponta assume a responsabilidade pela entrega, que passa a ter muito mais qualidade e pontualidade do que seria possível se continuasse sendo realizada internamente.

E o RH, por sua vez, tem toda a expertise dos seus profissionais focada no que realmente importa: o alinhamento triunfal entre pessoas e negócio.

Recrutamento e seleção

Contratar as pessoas certas e colocá-las nas posições certas é, basicamente, o alicerce do sucesso e da perenidade de qualquer empresa.

Porém, imagine ter que fazer isso de forma manual, passando horas ou mesmo dias analisando e fazendo a triagem dos currículos.

Além de demandar muito tempo, boa parte do processo de recrutamento e seleção fica sujeita à interpretação humana, à subjetividade, e até mesmo ao cansaço, a preocupações, distrações ou pressões externas.

Nesse sentido, a tecnologia veio para aprimorar e potencializar esse processo, tornando-o mais ágil, efetivo e imparcial!
A tecnologia auxilia no cruzamento, análise e transformação dos dados, facilitando a interpretação e tomada de decisão sobre quem são os melhores candidatos disponíveis, por exemplo.

Além disso, muitas tarefas que compõe todo o processo de recrutamento e seleção são automatizadas e otimizadas, contribuindo, mais uma vez, para que os profissionais do RH tenham mais tempo para focar no trabalho estratégico.

Gestão de desempenho

A gestão de desempenho é um processo importantíssimo sob o guarda-chuva do RH, com impactos gigantescos em toda empresa.

Porém, da forma tradicional, acaba sendo demasiadamente pontual, sendo realizado, na maioria dos casos, apenas uma vez ao ano. Além disso, demanda muito tempo e esforço do RH e, assim como vimos no recrutamento e seleção, na gestão de desempenho a análise da performance do colaborador também pode ficar sujeita à subjetividade e vieses inconscientes.

Assim, contar com a tecnologia é uma ótima solução para tornar todo esse processo automatizado, otimizado, ágil e efetivo!
A aplicação da tecnologia ajuda, ainda, a tornar esse processo contínuo, com ações e reparos constantes, permitindo, inclusive, o acesso e a gestão de indicadores em tempo real.

Engajamento de colaboradores

Certamente você sabe a importância que o engajamento tem para a retenção de talentos e para a melhoria da produtividade.

A tecnologia é uma grande aliada nesse aspecto, facilitando a promoção da cultura organizacional, bem como a interação e integração de colaboradores.

Além disso, a tecnologia facilita e otimiza a realização da pesquisa de clima organizacional, que é uma ferramenta fundamental para o aumento e manutenção do engajamento.

É possível, por exemplo, fazer com que essas pesquisas sejam contínuas, e não pontuais, garantindo acesso em tempo real aos indicadores do clima organizacional, o que, por sua vez, permite a execução de estratégias muito mais direcionadas para a melhoria do clima, bem-estar e satisfação dos colaboradores.

Exemplos de uso da tecnologia no RH

Vimos acima exemplos de como a tecnologia está revolucionando o setor de RH.

Mas, como exatamente tudo isso é possível?

Essa revolução acontece com a aplicação de algumas tecnologias específicas ao setor de Recursos Humanos. Confira abaixo as que estão ganhando mais destaque:

Big Data e People Analytics

Big Data é, de forma geral, o grande volume de dados amplos e complexos aos quais a organização tem acesso. People Analytics, por sua vez, é o processo que coleta e analisa dados referentes aos profissionais, com o objetivo de estudar o comportamento dos mesmos.

Essa metodologia pode mudar a maneira como a gestão de pessoas é feita, pois contribui para a prevenção de cenários e de situações de risco, bem como para o planejamento de ações contínuas de crescimento e desenvolvimento.

People Analytics é uma forma de otimizar os recursos humanos, adotando uma abordagem totalmente orientada a dados, coletando, organizando e diagnosticando informações sobre os colaboradores.

Gamificação

A gamificação é, basicamente, a aplicação de jogos digitais em diferentes contextos, como, nesse caso, o profissional.

É uma forma de levar leveza e diversão ao ambiente de trabalho e, ainda, estimular o profissional a dar o seu melhor. É o que acontece, por exemplo, quando um projeto é “gamificado”, já que os profissionais ficam mais engajados na causa e têm um desempenho melhor.

A gamificação também pode ser usada no recrutamento e seleção, como uma forma de avaliar as competências comportamentais dos candidatos.

Pode, ainda, fazer parte das ações de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, melhorando a experiência de aprendizagem e favorecendo a fixação do conteúdo.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma tecnologia por trás de vários avanços proporcionados ao RH, fazendo parte, inclusive, de vários processos de automação.

Ela também possibilita o autoatendimento de colaboradores, desafogando o RH de várias solicitações e questionamentos, bem como o autoatendimento de candidatos, que podem ter várias das suas dúvidas solucionadas pela IA, sem necessidade de contato direto com um profissional do setor.

Tecnologias de Aprendizagem

As tecnologias estão impulsionando a área de treinamento e desenvolvimento, sendo que, além da gamificação, como vimos acima, o RH ainda pode fazer uso de tecnologias como microlearnig, mobile learning, realidade aumentada e realidade virtual.

Isso vai ao encontro da tendência cada vez maior da adesão ao ensino à distância ou híbrido, inclusive no ambiente organizacional, sobretudo devido ao “novo normal” decretado pela pandemia do novo coronavírus.

Cloud Computing

A computação em nuvem auxilia as empresas no armazenamento, integração e compartilhamento de dados pela nuvem, ou seja, de forma online.

A nuvem contribui para o aumento de velocidade e capacidade de processamento, o que agiliza as rotinas e otimiza os processos.

Além disso, as informações armazenadas na nuvem podem ser acessadas, editadas e compartilhadas a qualquer hora, de qualquer lugar, bastando para isso apenas ter conexão.

São tantos benefícios que a migração da gestão do RH para a nuvem já é prioridade para 75% dos profissionais da área, segundo o relatório da Deloitte “Global Human Capital Trends 2019”.

Benefícios que a tecnologia traz para o RH

Como você pôde perceber, a tecnologia traz inúmeros benefícios para o RH, principalmente em relação ao aumento de produtividade e agilidade nos processos, além de permitir uma atuação mais estratégica do setor. Além desses, confira abaixo alguns dos principais benefícios:

Aumento de performance e otimização do tempo

Sem dúvidas, a tecnologia é a melhor forma de aumentar a performance e otimizar o tempo do setor de Recursos Humanos.

Os processos se tornam mais ágeis, consistentes e precisos. Devido à automatização de muitas tarefas complexas e burocráticas, os profissionais do RH podem investir seu tempo em atividades estratégicas que realmente contribuam para o desenvolvimento e retenção de talentos, bem como para aumentar a performance e a competitividade da organização.

Redução de custos

A tecnologia ajuda a reduzir os custos do RH, principalmente, porque enxuga e otimiza os seus processos, aproveita o tempo dos profissionais de uma forma muito mais estratégica e efetiva para a empresa, diminui drasticamente as chances de erros, bem como o tempo e mão de obra extras que seriam necessários, caso houvessem retrabalhos.

Melhoria na comunicação

Esse benefício pode parecer óbvio, mas é tão importante que deve ser considerado. A tecnologia contribui muito para a melhoria da comunicação em uma empresa, pois a torna mais simples, prática, integrada e rápida.

Isso acontece, por exemplo, por meio de e-mails, plataformas de videoconferências, redes sociais internas, entre outros.

Decisões baseadas em dados

Como vimos ao longo do texto, várias rotinas de RH, quando executadas de maneira tradicional, podem sofrer influência de vieses inconscientes e subjetividade.

A tecnologia, em especial quando associada à metodologia de People Analytics, contribui para que sejam evidenciados os fatos e analisados os dados.

Assim, a tomada de decisão se torna muito mais efetiva, acertada e, até mesmo, facilitada.

Abra a porta do seu RH para o 4.0

Se a tecnologia está mudando o mundo, ela precisa mudar o RH também!

Aproveite todo o potencial que ela tem para tornar a sua área verdadeiramente estratégia, utilizando todo o talento dos seus profissionais para atividades que realmente tenham impacto para a organização.

Abra a porta do seu RH para o 4.0 e conte com a SellUp nesta jornada!

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 99521-9879 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?