Upskilling: aprimoramento de competências

Um cenário de constantes mudanças e inovações tecnológicas exige das empresas adaptabilidade e reinvenção.

As empresas, por sua vez, precisam que seus profissionais estejam preparados para lidar com esses desafios, e é aqui que entra em cena o aprimoramento de competências.

Para acompanhar as transformações do mercado e da sociedade, esse aprimoramento não pode ter início, meio e fim. Ele deve ser contínuo e fazer parte do dia a dia do profissional, independentemente do seu cargo, nível hierárquico ou momento de carreira.

Esse aprimoramento de competências cujo foco é ajudar o profissional a ter um desempenho melhor, otimizar seu tempo e agregar ainda mais valor ao seu trabalho é chamado upskilling.

Upskilling é, portanto, um processo de aprimoramento contínuo de competências e habilidades, que acaba por estabelecer uma relação ganha-ganha entre colaborador e empresa, pois o profissional se mantém em constante aperfeiçoamento, e utiliza os aprendizados obtidos para gerar ainda mais valor para a organização.

Quando um profissional adere ao upskilling, suas habilidades estarão sempre em aprimoramento, o que o torna um talento indispensável para a empresa em que trabalha, uma vez que a organização poderá contar com um colaborador altamente qualificado e capacitado.

Entenda o que é upskilling  

Entenda o que é upskilling  
Entenda o que é upskilling  

Upskilling é o termo utilizado para indicar o desenvolvimento contínuo de um profissional, para que ele possa atuar com cada vez mais excelência na área em que já está inserido. Ou seja, é o aperfeiçoamento de habilidades, competências e conhecimentos de um segmento sobre o qual ele já tem algum domínio.

Por meio do upskilling, o colaborador consegue:

  • Otimizar o tempo dispensado para as tarefas diárias;
  • Atender demandas com mais qualidade e eficácia;
  • Desenvolver uma análise mais crítica das situações;
  • Aprimorar o pensamento estratégico;
  • Acompanhar as principais tendências e necessidades do mercado;
  • Melhorar o seu desempenho;
  • Agregar ainda mais valor às suas entregas.

Com novas tecnologias, recursos e inovações que aparecem a todo momento, faz-se necessário que os colaboradores não parem de aprender e, mais do que isso, que possam colocar todo o aprendizado e conhecimento adquirido à serviço da empresa. 

Contar com profissionais que possuam esse empenho e dedicação pode ser a chave do sucesso para as organizações.

Benefícios do upskilling

Dentre os benefícios que o upskilling pode trazer para uma organização, alguns têm destaque especial. São eles:

  • Atração e retenção de talentos;
  • Redução de custos com processos de seleção;
  • Aumento de engajamento e produtividade;
  • Colaboradores mais criativos e com capacidade de inovação;
  • Capacidade de responder com mais agilidade às mudanças;
  • Aumento da vantagem competitiva;
  • Maior comprometimento em relação aos objetivos organizacionais;
  • Clientes mais satisfeitos;
  • Soluções que acompanham as tendências e realmente agregam valor aos consumidores.

Como o RH pode contribuir para o upskilling

Primeiramente, o RH precisa adotar o upskilling como um grande aliado do próprio setor. Isso significa que gestores e profissionais da área devem procurar por esse aprimoramento contínuo de competências, acompanhar as novidades e tendências, além de utilizar a tecnologia para otimizar processos e realizar excelentes entregas.

Essa postura do RH o ajudará a se fortalecer cada vez mais como um parceiro estratégico do negócio.

Feita a “lição de casa”, o RH deve expandir esse conceito para os demais setores da organização, identificando quais habilidades podem ser determinantes para a empresa atingir seus objetivos e aproveitar novas oportunidades.

A partir disso, o RH deve propor programas de treinamento e acompanhar o progresso dos colaboradores.

É necessário contar com o RH para auxiliar no processo de implementação, gestão e acompanhamento das ações de upskilling, construindo uma equipe qualificada, disposta e preparada para lidar com desafios, incertezas, solucionar problemas e identificar oportunidades de melhoria e inovação.

Como aplicar upskilling na empresa

Para aplicar o upskilling na sua empresa, você pode seguir 3 passos básicos:

1. Mapear as competências necessárias

O primeiro passo é realizar um mapeamento sobre as principais necessidades da empresa, dos setores e dos colaboradores, conseguindo identificar assim os temas mais urgentes e que necessitam de treinamentos.

2. Criar programas de treinamento e desenvolvimento

Em seguida, é preciso desenvolver programas de capacitação e desenvolvimento que abordem os temas levantados na etapa anterior e que sejam direcionados às pessoas certas.

Como vimos no início, o upskilling visa aprimorar as habilidades na área em que o indivíduo já atua. Por isso, as ações devem ser segmentadas, com a definição de quem deve participar e por quê.

Essa abordagem mais personalizada acaba se tornando uma das melhores formas de potencializar os seus talentos.

As ações podem ser de vários formatos, como:

  • Treinamento presencial, o que favorece, entre outras coisas, a troca de experiências entre os colaboradores e o aumento da sinergia entre eles.
  • Treinamento online, sendo que em algumas plataformas é possível acompanhar a presença e o desenvolvimento dos colaboradores, além de gerar relatórios e analisar tais dados.
  • Microlearning, que consiste em “pequenas pílulas” de conhecimento, geralmente feitas por meio de vídeos com no máximo 15 minutos de duração.
  • Lunch and learn, que acontece quando a empresa une o momento descontraído do almoço para compartilhar ações compactas de aprendizagem.

Algo importante e que pode fazer a diferença nas ações de upskilling é contar, sempre que possível, com a presença de especialistas. Pessoas que dominam o assunto em questão poderão tirar dúvidas e dar exemplos práticos, favorecendo o aprendizado.

3. Aperfeiçoar a gestão de desempenho

Uma gestão de desempenho baseada em dados e visando alinhar as expectativas pessoais e organizacionais é uma excelente ferramenta para a aplicação do upskilling.

Assim, o profissional sempre será desafiado a aprimorar suas competências, e todo esse processo será acompanhado pelo seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Apesar da organização precisar apoiar e dar condições para que o upskilling aconteça, o profissional também pode assumir as rédeas do seu desenvolvimento e buscar aprimorar os pontos que julga necessário. Afinal, quem faz a gestão da própria carreira é cada vez mais valorizado e requisitado pelo mercado.

Investir em upskilling é, portanto, procurar otimizar a performance dos colaboradores, agregar mais valor aos clientes e aumentar cada vez mais a vantagem competitiva da empresa!

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