Ações sociais corporativas: dicas de ações e por que fazer

Vamos imaginar a seguinte situação: um cliente está diante de uma prateleira e precisa escolher entre dois produtos que possuem o mesmo preço.

Um deles pertence a uma instituição empresarial que realiza um trabalho social muito conhecido, por outro lado, a empresa do outro produto não tem esse tipo de iniciativa.

Normalmente, a escolha pelos produtos da primeira empresa costuma ser automática, pois optar por marcas responsáveis já não é mais uma simples tendência, é uma realidade.

Inclusive, para os consumidores da geração Y e Z, escolher o negócio empresarial que faz ações sociais corporativas é ainda mais óbvio.

Basicamente, inserir ações sociais corporativas em uma empresa não reflete apenas valores pessoais ou institucionais, mas uma demanda que, a cada dia que passa, está sendo mais discutida no mercado.

Em suma, realizar investimento nas ações sociais corporativas é um bom modo de ganhar o respeito de seu público-alvo. A seguir, conheça algumas ações sociais corporativas que podem ser interessantes para sua empresa.

Trabalhos voluntários

A primeira ação corporativa que vamos citar é o trabalho voluntário. Esse trabalho consiste em engajar os funcionários de uma empresa em iniciativas que apoiam às comunidades.

Criar programas de trabalho voluntário gera diversos benefícios para a gestão de uma empresa, tais como:

  • Colaboradores mais motivados e engajados;
  • Melhoria da relação entre empresa e colaborador;
  • Funcionários mais alinhados com o objetivo e missão da empresa;
  • Disseminação da boa reputação e perfil da empresa mesmo fora do trabalho;
  • Atração de pessoas mais qualificadas; 
  • Desenvolvimento de competências e habilidades estratégicas da equipe, como empatia, capacidade de escutar, estimular pensamentos sobre processos sistêmicos e respeito para com o outro. 

É possível estruturar diferentes programas de trabalho voluntário com várias finalidades. O mais importante é que a conexão seja um dos objetivos principais, e que todo o processo seja baseado nos valores do negócio.

A empresa pode, por exemplo, realizar mutirões para apoiar instituições educacionais como escolas ou centros de apoio à saúde, incentivar o voluntariado digital (participar ativamente de trabalhos especializados no segmento social de forma inovadora), disponibilizar funcionários para realização de consultorias relacionadas à sua área de atuação, como exemplo, marketing, direito, relações públicas, entre outros.

Lei do incentivo fiscal

O incentivo fiscal para doações é uma das melhores maneiras de realizar o desenvolvimento das ações sociais corporativas nas empresas, pois o método não interfere no valor do imposto de renda, além de ser seguro e legal diante da lei de incentivo fiscal.

Basicamente, a lei permite o auxílio em programas que possibilita que Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas definam qual será o destino de uma parcela do valor pago referente aos impostos – podendo passar a ser destinado para projetos ligados ao Fundo do Idoso, Cultura, ECA – Estatuto da Criança, Atividades audiovisuais, cultura, entre outros.

Ações criativas para engajamento social

A rotina de uma empresa pode ser muito corrida, por isso, os profissionais podem se sentir cansados para aderirem a trabalhos voluntários.

Contudo, isso não deve servir como justificativa para o não investimento em ações sociais corporativas. A partir dos avanços da tecnologia, muitas organizações utilizam os meios digitais para criar estratégias que visam captar recursos.

Ou seja, não é necessário que haja descolamento físico até uma ONG. No mundo atual, é possível fazer isso sem sair do seu local de trabalho. A seguir, veja alguns exemplos nesse sentido:

Leilões solidários

Um bom modo de dar apoio a projetos sociais virtualmente é por meio da promoção ou participação em leilões solidários. Bem populares no modo presencial, os leilões também podem ser feitos através da internet, com a ajuda de diferentes plataformas online. Nessa modalidade, os lances podem ser realizados em qualquer local em que o participante esteja.

A instituição, além de incentivar a participação dos seus colaboradores em leilões criados por entidades sociais, também pode organizar esse tipo de evento da forma que desejar, ou seja, tanto presencial quanto virtualmente, ajudando a desenvolver uma cultura de doações em seu local de trabalho.

Crowdfunding

Outro modo de criar uma ação social corporativa sem exigir a presença física de alguém é por meio de um programa que ofereça aos participantes algum prêmio em troca dos valores que são doados, a fim de incentivar as doações. Isso pode acontecer por meio de uma campanha de Crowdfunding.

Para empresas que se engajam em ações sociais corporativas, uma boa ideia é criar diferentes tipos de campanha, como, por exemplo, um programa para ajudar colaboradores que estão com problemas financeiros. Outra opção interessante é colaborar com organizações que necessitem de apoio para criação de projetos.

Esse é um modo efetivo de estimular o ato de doação em um ambiente corporativo.

É possível, ainda, envolver diferentes públicos na campanha, como clientes, fornecedores, investidores e parceiros da instituição, além dos colaboradores, é claro.

Impacto ambiental: Pauta importante no setor social e para a imagem das empresas

A organização que se preocupa com o impacto referente às ações de responsabilidade social tem a ciência de que a promoção do equilíbrio e bem-estar está de longe de beneficiar apenas o público interno, pois esse não deve ser o único objetivo. Afinal de contas, a imagem que a empresa passa e o impacto causado ao meio ambiente também devem ser analisados.

A partir disso, é preciso observar com atenção todos os envolvidos em cada processo da empresa.

É preciso se atentar, por exemplo, à conduta das empresas que fornecem as matérias-primas, que comercializam os produtos, que fabricam as embalagens, que transportam a mercadoria.

Ou seja, toda a cadeia deve ser analisada, para que sua empresa tenha certeza de que só trabalha com instituições confiáveis e que zelam pelos mesmos valores.

Internamente, deve haver a avaliação de cada etapa do processo, a fim de encontrar oportunidades de melhoria e formas de reduzir ainda mais o impacto ambiental dos processos de produção.

Para fazer isso, o ideal é analisar o modo de transporte do material para distribuidoras ou lojas, uso de embalagem mais ecológica para os produtos ou os meios para diminuir a geração de resíduos.

Cocriação de programas referentes a projetos e principais campanhas da empresa

Para montar uma base sólida de ações sociais corporativas em uma empresa, é preciso que seus colaboradores estejam engajados. Por conta disso, a instituição que pretende realizar o desenvolvimento de ações efetivas, deve incentivar a cocriação visando mudanças para melhoria em iniciativas e projetos.

Significado do termo cocriação:

A palavra “cocriação” se refere a qualquer projeto que envolva partes que possuam interesse em suas ações para que elas produzam, de forma conjunta, programas que agreguem valor.

Como o objetivo é que a ideia funcione, é preciso incentivar os colaboradores a criar estratégias, permitir que eles compartilhem seus insights com a empresa e, por fim, que baseiem as ações do seu dia a dia nos valores institucionais.

Parcerias de voluntariado corporativo

Existem várias associações e organizações não governamentais que buscam parcerias com empresas para seus projetos e já possuem, inclusive, modelos pré-preparados de parcerias.

Um exemplo que mostra isso é o TETO. Essa instituição se dedica a construir moradias populares para pessoas carentes e utiliza um método que se baseia em módulos para levantar uma casa em um fim de semana.

Qualquer empresa pode participar do voluntariado corporativo e se juntar ao TETO em alguns fins de semana do ano. Dessa forma, ela pode fazer um belo trabalho social.

Além das moradias, as empresas também podem se empenhar em ações nas áreas da saúde, educação, saneamento, entre outras coisas.

Responsabilidade social: qual é o conceito?

Compreender a importância das ações sociais corporativas envolve ter ciência do conceito de “responsabilidade social”. Para resumir esse conceito, é preciso refletir sobre uma frase do Livro Verde:

“Ser socialmente responsável não se restringe ao cumprimento de todas as obrigações legais – implica ir além com mais investimento em capital humano, no ambiente e nas relações com outras partes interessadas e comunidades locais.”

Basicamente, ter responsabilidade social significa adotar posturas e promover ações que beneficiem seu público interno e externo. Ou seja, essas ações devem ajudar não somente os funcionários da empresa, mas também a comunidade local, incluindo o meio ambiente.

As ações sociais corporativas devem ser feitas independentemente de benefícios sociais, financeiros ou até mesmo de descontos fiscais. A grande recompensa desse tipo de ação é ganhar o respeito e a afinidade de seus funcionários e também de seu público-alvo, o que é um excelente negócio para sua empresa.

Segundo o Livro Verde, é possível dividir a responsabilidade social em duas grandes dimensões:

Dimensão interna

Recursos humanos: buscar colaboradores qualificados, sem excluir as minorias;

Segurança e saúde no local de trabalho: lutar pela saúde dos seus colaboradores, sempre além das obrigações legais;

Adaptação à mudança: apesar das rápidas mudanças globais do planeta, em uma reestruturação de negócios, é preciso analisar o interesse de todas as pessoas envolvidas;

Gestão dos recursos naturais e do impacto ambiental: analisar como a empresa pode utilizar menos recursos naturais.

Dimensão externa

Comunidades locais: promoção de uma boa integração da empresa com a comunidade onde ela está localizada;

Fornecedores, parceiros comerciais e consumidores: buscar maneiras para que todos os envolvidos tenham uma boa relação;

Direitos Humanos: lutar com afinco para que os direitos humanos sejam cumpridos;

Preocupações ambientais globais: analisar globalmente as questões ambientais e propor meios de causar menos danos à natureza.

E a sua empresa, está pronta para abraçar as ações sociais corporativas? Certamente, esse é um ótimo negócio! Para a empresa, para os colaboradores, para a comunidade, para o meio ambiente… enfim, para o mundo!

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?