Terceirização: 5 coisas que você não sabia sobre ela

A terceirização é a contratação de empresas parceiras para que realizam funções específicas, mas sem que os colaboradores possuam vínculos empregatícios com a contratante.

A Lei 13.429/2017 mudou a forma como era feita a contratação de empresas terceirizadas, deixando essa iniciativa livre.

Antes da aprovação da chamada lei da terceirização, apenas as atividades secundárias de uma empresa poderiam ficar sob a responsabilidade de outros.

Atualmente, há maior liberdade. O gestor decide em qual setor precisa de reforço, independentemente da atividade a ser desempenhada.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o texto abaixo com bastante atenção!

1. É uma iniciativa econômica

Todos os gestores buscam formas econômicas de gerir o seu negócio, o que torna a terceirização uma estratégia cada dia mais comum.

Isso acontece principalmente pela flexibilidade e facilidade de se poder contar com mão de obra altamente especializada para desempenhar funções específicas, evitando que os colaboradores internos fiquem sobrecarregados – o que seria bastante prejudicial, pois diminuiria a produtividade.

2. A contratação pode ser flexível

É comum que as empresas de terceirização sejam elásticas/flexíveis.

Ou seja, possuem a capacidade de aumentar ou reduzir a demanda, se necessário.

É importante que a empresa contratante observe essa possibilidade antes de fechar parceria com a empresa contratada.

E, claro, é importante também que essa observação seja feita levando em conta não apenas as necessidades atuais da organização, mas também as suas expectativas e planejamento para o futuro.

3. Permite que gestores e colaboradores se mantenham focados

Ao contratar colaboradores terceirizados para executar determinadas funções, é possível manter o foco na atividade principal da empresa.

Além disso, os funcionários produzem mais por não interromperem seu serviço para resolver questões menos importantes ou que já haviam sido resolvidas – o que seria um sinal claro de retrabalho.

Um exemplo desse tipo de situação é quando um colaborador do RH, por exemplo, precisa parar o que está fazendo para resolver pendências ou solicitações em relação à folha de pagamento.

Ou seja, ele está perdendo tempo e tirando o foco da sua atividade principal.

A terceirização permite que a empresa não precise se preocupar com esse tipo de situação, permitindo assim que colaboradores e gestores mantenham o foco na realização de atividades mais importantes e estratégicas.

4. Facilita o acesso à mão de obra especializada

Muitas vezes, a contratação direta de funcionários especializados pode elevar as despesas, o que a torna inviável.

Ao optar pela terceirização, a empresa terá acesso à mão de obra qualificada e especializada, pelo menor custo.

Assim, a contratante terá à disposição verdadeiros especialistas na área em questão, que acompanham constantemente as tendências e mudanças de legislação e mercado.

5.  Facilita o acesso a recursos tecnológicos de ponta

Empresas de terceirização de referência estão sempre procurando por novas tecnologias que possam facilitar seu trabalho, além de investir em seus colaboradores e inovar seus processos.

Assim, ao contratar uma dessas empresas, a contratante terá acesso às melhores soluções de tecnologia e infraestrutura, sem precisar investir para isso (além do investimento feito com a parceira, é claro).

Leve a terceirização para a sua empresa

A terceirização se tornou bastante comum devido às vantagens que ela apresenta.

Um dos principais motivos para isso é que as preocupações com contratação, pagamento de tributos em relação aos colaboradores, capacitação, bem como as demais despesas de pessoal são de responsabilidade da empresa contratada.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, ela vai além dos serviços de limpeza e conservação.

Atualmente, é possível contratar empresas terceirizadas especializadas nos mais diferentes tipos de funções.

Um bom exemplo é a terceirização do processamento da folha de pagamento, situação em que a empresa deixa de se preocupar e de perder tempo com uma rotina tão complexa e burocrática!

Dessa forma, é muito mais fácil encontrar profissionais especializados e experientes, pagando menos por isso.

Para saber mais sobre como funciona a terceirização da folha de pagamento, entre em contato conosco!

E-mail: [email protected]

Whats: (41) 99521-9879

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?