Por que e como capacitar meu funcionário?

“Se você acha que a educação é cara, experimente a ignorância.”

Essa frase, comumente atribuída ao advogado e educador Derek Bok, traduz bem a importância de se investir na capacitação dos colaboradores.

Quanto mais preparados e capacitados eles estiverem, muito melhor será a performance e os resultados conquistados.

E não, não se preocupe com o fato de investir neles e perdê-los para a concorrência. Muito pelo contrário: quanto mais eles sentirem que estão sendo valorizados e, consequentemente, capacitados, mais eles tendem a permanecer na sua empresa – e ajudá-la a evoluir.

Ainda não se convenceu? Então confira abaixo algumas razões fundamentais pelas quais você deveria começar a capacitar seus funcionários desde já!

Por que investir em capacitação?

Por que investir em capacitação?
Por que investir em capacitação?

Confira abaixo nove razões fundamentais para investir em ações de capacitação na sua empresa.

1. Retenção de talentos

A falta de expectativa de crescimento e a sensação de subutilização de suas capacidades, juntamente com a ausência de reconhecimento e valorização são grandes motivos que levam os profissionais a deixarem suas organizações.

Todos esses aspectos podem ser solucionados com o investimento em capacitação dos funcionários, pois essa é uma forma bastante clara da empresa mostrar o quanto os valoriza, além de deixar claro que eles podem usar o ambiente de trabalho para explorar ao máximo suas habilidades e evoluir profissionalmente.

2. Melhoria do desempenho e dos resultados conquistados

A capacitação dos colaboradores contribui para que sejam mais produtivos tanto em relação a aspectos técnicos, quando se trata de treinamentos pontuais para melhorias de processos e habilidades técnicas que utilizam em suas tarefas diárias, quanto em aspectos comportamentais.

Isso porque muitas ações de desenvolvimento visam o aumento da produtividade em si, mostrando aos colaboradores métodos e ferramentas para aperfeiçoar a gestão do tempo, priorizar adequadamente as demandas, manter o foco, entre outros aspectos fundamentais para a melhoria do desempenho.

A partir do momento em que o desempenho organizacional é elevado, os resultados também são potencializados.

3. Estímulo à criatividade e inovação

A pressão e a correria do dia a dia podem dificultar a análise de situações a partir de diferentes perspectivas, da mesma forma como podem impedir a busca por novas soluções.

Os programas de capacitação são o momento ideal para trazer à tona todo o potencial criativo e inovador dos colaboradores, levando-os a pensar fora da caixa e, mais importante, a fazer a transferência do que se aprende durante a capacitação para a prática.

Assim, aumentam as probabilidades de que, mesmo em meio à rotina agitada, os colaboradores consigam criar novas e melhores soluções.

4. Construção de relacionamentos mais saudáveis e produtivos

A convivência durante as ações de capacitação aumenta a integração entre os profissionais.

Quando estão passando por um processo de treinamento, os colaboradores devem se sentir à vontade para expor seus pontos de vista e suas dúvidas em relação ao tema em questão.

Da mesma forma, essa liberdade deve continuar quando voltam para a “vida real”. Ou seja, todos devem se sentir seguros para compartilhar suas ideias, sugestões e questionamentos sobre demandas, processos, projetos ou qualquer outra situação.

5. Promoção da diversidade e inclusão

Diversidade e inclusão é algo que não se refere exclusivamente à contratação de pessoas diversas. É também, mas não se limita a isso.

Para a inclusão ser verdadeira é preciso que a organização esteja preparada para acolher e admirar essas diferenças.

É preciso que haja intolerância a qualquer tipo de preconceito e discriminação. É preciso que todos os colaboradores enxerguem uns aos outros com empatia e que estejam abertos a pensamentos diferentes e às diferenças em geral.

Infelizmente, estamos inseridos em um contexto cultural que pode deixar escapar reflexos de machismo e preconceitos em relação à cor da pele, a aptidões físicas, à etnia, à orientação sexual, à religião, entre vários outros aspectos.

Por isso, é fundamental contar com as ações de capacitação, para que os colaboradores realmente estejam aptos para acolher e admirar a diversidade, construindo, assim, um ambiente verdadeiramente inclusivo.

6. Criação de uma cultura de aprendizagem

Ao ter acesso a diferentes e constantes ações de capacitação, os colaboradores entendem a importância de aprender continuamente.

Isso porque, principalmente devido à intensidade e a profundidade das mudanças que estamos vivendo, novos conhecimentos e habilidades sempre serão necessários.

O que sabíamos ontem pode não ser mais suficiente para hoje, e o que sabemos hoje provavelmente não será suficiente para amanhã.

Por isso, é fundamental criar essa cultura de aprendizagem, para que os colaboradores criem gosto de estar sempre em desenvolvimento, seja por ações formais da empresa, seja por conta própria, com a leitura de livros, participação em cursos, etc.

7. Fomento do autodesenvolvimento, autonomia e protagonismo

Justamente por criar essa cultura de aprendizagem, as ações de capacitação ajudam o colaborador a se desenvolver tanto profissional quanto pessoalmente.

Assim, ele aprimora a percepção sobre suas próprias habilidades e competências, e estabelece planos para desenvolvê-las.

Por estar em constante evolução, conquista cada vez mais autonomia para tomar decisões e fazer um bom trabalho, assumindo o protagonismo por suas escolhas e resultados.

8. Aumento da capacidade de resposta e adaptação às mudanças

Profissionais que estão em um processo constante de aprendizagem têm mais facilidade para entender a necessidade da mudança, por mais difícil que ela seja.

Assim, conseguem se comprometer com as ações necessárias e mantêm a empresa com a flexibilidade e a agilidade para mudar sempre que for preciso.

9. Aumento da vantagem competitiva

Praticamente como consequência de todos esses aspectos que vimos até aqui, a organização que investe em ações de capacitação aumenta a sua vantagem competitiva.

Isso porque ela conta com profissionais capacitados que acompanham os movimentos e as tendências do mercado e dos consumidores, conseguindo criar estratégias para se manter sempre relevante e competitiva.

Como capacitar meu funcionário?

Para capacitar um colaborador, algumas etapas fundamentais devem ser levadas em conta, como:

  • Defina o principal objetivo da ação de capacitação.
  • Faça um levantamento do que você gostaria que estivesse diferente após a capacitação, por exemplo, mudanças de atitudes, comportamentos ou resultados.
  • Verifique se há como mensurar o atingimento do objetivo e das mudanças desejáveis.
  • Identifique as principais formas como o público do treinamento aprende e monte um treinamento que atenda a todas elas.
  • Lembre-se de, durante o treinamento, estimular o compartilhamento de experiências e vivências dos participantes, e não apenas ditar conceitos e regras. A ideia principal é facilitar o aprendizado – e não despejar conceitos.
  • Envolva a liderança, para que saibam como apoiar e estimular a evolução dos seus liderados.
  • Escolha a forma de treinamento mais adequada para a situação. A capacitação pode acontecer de forma remota ou presencial, no formato de Team Building, workshops, palestras, programas de desenvolvimento, mentorias, entre outros. É preciso analisar qual se encaixa melhor nos objetivos e orçamento disponível.

Como pudemos perceber, a capacitação dos profissionais não é mais algo facultativo ou que as empresas devam investir apenas quando estão sobrando recursos.

Muito pelo contrário, ela deve ser vista como uma prioridade e como uma das formas mais seguras de reter talentos, potencializar resultados e trilhar um caminho de sucesso para o futuro!

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