Employer branding: o que é e como pode ser aplicado pelo RH?

“Vestir a camisa”, “suar pela empresa”, são algumas das expressões mais conhecidas para falar sobre um profissional que realmente se dedica pela organização. Mas o que você está prestes a descobrir é a importância de possuir não apenas um ou outro profissional que veste realmente a camisa, mas sim um time completo de alta performance e que luta pelos valores da sua empresa. Isso se chama employer branding.

Traduzido para o português como uma imagem positiva do empregador, essa estratégia tem como foco atrair e reter grandes talentos, impactar a imagem da empresa perante o mercado e transformar a vida dos colaboradores, fazendo com que estes desejem dar o seu melhor e se tornem verdadeiros defensores da marca.

Muito mais importante do que bons benefícios para o colaborador ou, ainda, um excelente salário, são as ações do dia a dia que realmente transformam e conquistam um colaborador, fazendo com que sua performance seja elevada em cada uma das ações que realiza dentro da empresa.

Para conquistar uma equipe assim é necessário possuir missão e valores bem definidos, além de contar com uma cultura positiva e ações de bem-estar que favoreçam a equipe. 

É a forma como os colaboradores enxergam a sua empresa que fará a diferença para eles e que determinará i quão engajados eles serão com o seu negócio.

Nesse artigo você irá entender e conhecer como aplicar essas ações de forma estratégica para a sua empresa, conseguindo conquistar seus colaboradores, atrair e reter os melhores talentos para compor o seu time, e se destacar no mercado.

O que é employer branding?

Podemos dizer que o employer branding se trata de ações estratégicas que devem ser realizadas no dia a dia, com o objetivo de atrair, encantar, engajar e reter talentos na empresa.

À medida que essas boas práticas são realizadas, a empresa começa a conquistar para si verdadeiros defensores de sua marca. 

Com o employer branding, é possível estruturar, construir e manter uma excelente imagem tanto para os colaboradores, quanto para consumidores, fornecedores e demais stakeholders. Afinal, as pessoas estão cada vez mais preocupadas não só com o que a marca produz, mas em como ela se comporta.

Por meio do desenvolvimento de ações estratégicas de employer branding, será possível:

  • Garantir a satisfação dos colaboradores;
  • Gerenciar a imagem da empresa;
  • Melhorar a reputação frente consumidores e colaboradores;
  • Conquistar uma imagem positiva;
  • Diminuir a rotatividade de funcionários;
  • Aumentar a produtividade;
  • Atrair e reter talentos;
  • Fortalecer o engajamento dos colaboradores;
  • Obter um excelente clima organizacional.

Esses são alguns dos benefícios possíveis de se obter por meio da implementação do employer branding, que possibilita construir uma imagem positiva da empresa para os colaboradores, mas de forma que todos saibam e apreciem as novas práticas que são realizadas.

Qual a importância do employer branding?

Como os defensores da sua marca poderão transformar a sua empresa?

Não se trata apenas de elogiar a marca nas redes sociais, por exemplo. Contar com essa ação estratégica será o passo principal para fazer com que seus colaboradores sejam verdadeiramente engajados com o projeto e comprometidos com os resultados, tomando para si a responsabilidade de fazer com que a empresa consiga ir além.

Existem algumas situações, por exemplo, em que os colaboradores defendem tanto a marca em que trabalham, que não compram produtos de concorrentes e nem permitem que familiares o façam, visando promover apenas a marca da sua empresa.

Ter colaboradores verdadeiramente envolvidos pode ser o que falta em sua empresa, para conseguir potencializar os resultados.

Empresas como Pepsico, Nubank, Google, entre outras conseguem fazer um grande sucesso tanto entre consumidores, quanto entre seus colaboradores, a ponto de despertar o interesse nas pessoas para conquistar uma vaga em seu quadro, ao mesmo tempo em que estimulam a melhor performance dos seus talentos, pois ninguém quer arriscar perder o emprego em uma organização que trata tão bem seus colaboradores, a ponto de transformá-los em fãs da marca.

Mas, como implementar o employer branding na empresa?

Como implementar o employer branding na empresa

É importante ter em mente que o employer branding é um projeto de longo prazo. Afinal, dificilmente alguém muda a percepção sobre algo da noite para o dia, certo?

É preciso envolver todos os setores da empresa, estabelecendo ações que permitam que todos caminhem na mesma direção e, principalmente, com o mesmo pensamento, visão, valores e a mesma cultura.

O RH deve estar envolvido desde o início do projeto e em cada etapa de implementação das estratégias de employer branding, podendo contar com o auxílio do marketing especialmente para a divulgação das ações realizadas.

Aliás, os profissionais dessas duas áreas deverão caminhar em conjunto, para que essa implementação seja um verdadeiro sucesso na organização.

Lembre-se de que deverão ser realizadas iniciativas para que o colaborador tenha carinho, empatia, respeito e admiração pela sua empresa. Por tanto, é necessário fazer uma revisão e, se necessário, adequar a missão, valores e, principalmente, a cultura estabelecida.

O primeiro passo é buscar criar um vínculo entre empregado e empregador, mas sempre visando a ética, transparência, integridade e responsabilidade, indicando uma visão positiva para o colaborador. 

Cada passo ou etapa dessa implementação deverá ser realizada de modo a conquistar o colaborador. Nenhuma ação deverá ser feita de forma forçada, mas sim com muita calma em um processo natural de atração.

Existem alguns momentos da rotina da empresa em que o employer branding pode se fazer ainda mais presente, como:

  • Recrutamento;
  • Admissão;
  • Onboarding;
  • Desenvolvimento
  • Engajamento;
  • Retenção;

Atualmente, existem diversos desafios especialmente para reter os talentos em uma empresa, diante da necessidade do colaborador em se sentir satisfeito no local de trabalho.

É de extrema importância envolver os antigos colaboradores e, da mesma forma, realizar esse processo de conquista, proporcionando satisfação e garantindo a retenção de talentos.

Soluções criativas para o employer branding

Separamos aqui excelentes dicas para que você consiga estruturar e implementar com sucesso o employer branding em sua organização.

O primeiro passo é ter uma cultura organizacional sólida e definida. Dessa forma, será possível apresentar a identidade da empresa, reunindo de forma prática os valores, crenças e as principais responsabilidades da empresa. 

Esses pontos podem ser avaliados pelos colaboradores, para verificar se eles conseguem enxergar e entender da mesma forma que foi proposta pela alta liderança.

A partir desse momento, será necessário haja divulgação das ações realizadas, para fortalecer a marca. 

Nessa etapa será necessário o auxílio dos profissionais de marketing, favorecendo a comunicação com o público em geral, para que todos tomem conhecimento do novo posicionamento da empresa.

Como vimos anteriormente, o processo de employer branding deverá começar desde a entrevista e seleção dos candidatos. Esse é um dos processos mais importantes para a implementação dessa estratégia, pois desde o primeiro contato você já tem a oportunidade de conquistar esse possível colaborador.

Ainda que não venha a trabalhar na empresa, poderá divulgar informações que favoreçam a sua reputação. Por isso, o processo de seleção deverá ser excelente, proporcionando a melhor experiência para os candidatos e, a partir do momento em que for efetivada a contratação, o processo de conquista e retenção do colaborador deve ter continuidade.

Confira algumas ações de employer branding que podem ser realizadas para os profissionais que já estão trabalhando em sua empresa:

  • desenvolvimento de lideranças;
  • pesquisas de clima organizacional;
  • fortalecimento da cultura da empresa;
  • estruturação de planos de carreira;
  • estabelecimento de  programas de bem-estar;
  • criação de políticas de incentivo;
  • oferecimento de programas de treinamento.

Cada um desses momentos e oportunidades na empresa deverá ser realizado de forma única e inovadora capaz de transformar e conquistar o colaborador. 

De forma simples, será necessário o passo a passo abaixo:

  • Plan (planejar): definir quais os objetivos, metas e estratégias a serem realizadas;
  • Do (fazer): como deverão ser colocadas em prática; 
  • Check (checar): identificar quais foram os resultados conquistados, verificando as possibilidades de melhorias.
  • Act (agir): aprimorar e padronizar a ação, para que com excelência possa ser realizada novamente.

Dessa forma, a estratégia de employer branding será estruturada e implementada corretamente e irá auxiliar na conquista de colaboradores e consumidores que serão verdadeiros defensores da marca, proporcionando o crescimento da sua organização.

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