Inteligência emocional no trabalho: o que é e qual a sua importância?

A inteligência emocional no trabalho pode e deve ser desenvolvida, pois traz inúmeros benefícios não só no ambiente empresarial, como também na vida do colaborador de forma geral.

Atualmente, muito tem se debatido sobre um assunto que por muito tempo foi tabu: a inteligência emocional que, quando aplicada ao ambiente de trabalho, torna-se um tabu ainda maior.

“Funcionário bom é o que dá resultado”, “É só trabalhar que passa”, “Quem está ocupado não pensa besteira” são algumas das frases que temos certeza que você já deve ter ouvido ao menos uma vez na vida, ou então algo parecido com isso.

Porém, com o tempo, foi possível ver uma mudança em relação a esse assunto. Empresas que valorizam seus funcionários entendem que colaboradores com uma boa inteligência emocional trazem melhores resultados.

Neste conteúdo, falaremos mais sobre o impacto da inteligência emocional no trabalho. Confira!

O que é inteligência emocional?

Antes de entendermos sobre a importância da inteligência emocional no trabalho, é necessário compreendermos seu contexto geral e seu significado.

Para podermos definir a inteligência emocional, vamos parafrasear algumas citações de Daniel Goleman, jornalista científico, psicólogo, escritor de renome internacional e responsável por popularizar o conceito de inteligência emocional e sua importância.

Segundo o autor, inteligência emocional significa ter autoconhecimento sobre os próprios sentimentos, além de aprender a identificar os dos outros e respeitá-los.

O poder de conseguir gerenciar as próprias emoções internamente e em relacionamentos, e direcioná-las para a realização de objetivos, também fazem parte desse processo.

Segundo Goleman, a inteligência emocional é composta por 5 habilidades principais:

1. Autoconhecimento

Ter autoconhecimento emocional significa saber reconhecer suas emoções, como elas acontecem, por que acontecem quando ocorrem, que efeitos causam em você.

O que é necessário lhe dizer para que fique triste?

Qual é o padrão de acontecimento que lhe deixa zangado? Você sabe quando está decepcionado? Ou as emoções apenas tomam conta de você, e quando percebe já falou algumas besteiras? O autoconhecimento é um dos principais pilares da inteligência emocional.

2. Controle emocional

Na sequência, temos o controle emocional. Uma pessoa que possui autoconhecimento de seus sentimentos pode procurar desenvolver o controle sobre os mesmos.

Por exemplo, caso alguém sinta que está muito zangado, pode lançar mão de técnicas de relaxamento, ou simplesmente esperar os ânimos baixarem para falar algo, para que não surjam conflitos desnecessários ou desrespeitosos.

3. Automotivação

O terceiro pilar da inteligência emocional é a capacidade de se automotivar. É necessário entender suas responsabilidades e compreender que as mesmas precisam ser realizadas, principalmente em um ambiente empresarial. Mas, nem todos os dias você estará 100% e com disposição para continuar.

A capacidade de seu automotivar coincide com o controle das emoções, pois você “determina” quais devem se sobressair, ignorando aquelas que lhe impedem de chegar aonde deseja. Você direciona emoções que lhe ajudam na realização de seus propósitos pessoais ou de seu serviço.

4. Reconhecimento de emoções alheias

A inteligência emocional não diz respeito somente a si próprio. Um dos pilares fundamentais envolve os outros.

A inteligência emocional também diz respeito à percepção e entendimento sobre o que o nosso próximo está sentindo, se está, por exemplo, em condições de ter uma conversa mais difícil, ou de dar risada, entre outros.

5. Habilidade em relacionamentos interpessoais

Conforme mencionamos acima, essa é uma das principais características que se destacam sobre a inteligência emocional no trabalho. É necessário saber reconhecer também os sentimentos do outro.

É necessário ter controle de seus sentimentos para não os extravasar em suas relações interpessoais, sabendo o que se pode e o que não se pode ser dito, principalmente dentro de uma equipe que busca um mesmo objetivo.

Qual a importância da inteligência emocional no trabalho?

Goleman acredita que a inteligência emocional está estritamente relacionada ao sucesso de um indivíduo. Se alguém não conhece a si próprio, não conhece seus limites, muito menos seu potencial.

Esse sucesso pessoal também chega ao âmbito profissional, ou seja, ao trabalho. A inteligência emocional no trabalho já é baseada principalmente nos dois últimos pilares citados no tópico anterior, ou seja, compreender o sentimento dos outros e ter habilidades em relacionamentos interpessoais.

Abaixo, citamos as principais vantagens da inteligência emocional no trabalho:

Melhora do clima organizacional

Alguém que conhece a si mesmo, conhece seus limites, entende os sentimentos dos outros e sabe como tratá-lo, sempre será um bom profissional. Caso vários colaboradores da equipe tenham essa habilidade, então seu clima organizacional será extremamente saudável, leve e produtivo.

O clima organizacional é um dos principais fatores de sucesso de uma empresa. Em uma equipe que se respeita e possui inteligência emocional, esse clima é favorável para a busca dos objetivos comuns, melhorando assim não somente a produtividade, como os resultados da empresa. Todos se respeitam e se motivam, pois sabem que juntos podem ir mais longe.

Liderança humanizada

A inteligência emocional no trabalho cria uma liderança mais humanizada.

Um líder que possui empatia por seus colaboradores, ou seja, que sabe reconhecer e respeitar as emoções de seus próximos, pode ajudá-los a passar por situações pontuais, mas que os atrapalham.

Dessa forma, a produtividade de um colaborador pode ser mantida, além de que o funcionário se sentirá valorizado quando nota essa habilidade em seu líder.

Assertividade mesmo em situações de conflito

Novamente, o clima organizacional entra em cheque. É comum entrar em uma empresa em que, mesmo sem ninguém falar nada em nenhum momento, é possível sentir um clima pesado. Fofocas daqui, inveja dali, e assim por diante.

Com a inteligência emocional bem desenvolvida, existe mais temperança e assertividade mesmo em situações de conflito.

Seja um conflito em busca de um objetivo do planejamento estratégico, ou então algum conflito pessoal entre colaboradores, a calma é mantida.

Isso porque os funcionários controlam suas emoções, respeitam as emoções dos colegas de equipe e buscam resolver situações como essas da melhor maneira possível.

Aumento da produtividade

A inteligência emocional no trabalho propicia aumento da produtividade, pois contribui para o aumento de foco e concentração.

O ambiente é tomado por foco, pois os colaboradores têm controle de suas emoções e conhecem suas potencialidades, bem como suas fraquezas e limites.

Melhora nos resultados

Como resultado de tudo isso, metas são batidas dentro do prazo ou até antes. A inteligência emocional no trabalho deixou de ser um tabu e se tornou um assunto extremamente necessário.

Como mencionamos, empresas notaram que ao valorizar a saúde mental de seus colaboradores, os resultados são melhores.

Com mais foco e autoconhecimento, uma cascata de benefícios que você acompanhou durante o conteúdo acontece: melhora no clima organizacional, respeito mútuo entre companheiros de equipe, reconhecimento de emoções, melhora na produtividade e nos resultados.

Retenção de talentos

A retenção de talentos é um benefício muito importante. Um colaborador que se sente bem onde atua não quer sair dali, tornando inegável a vantagem do controle da taxa de turnover.

Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

Já sabemos o que é a inteligência emocional e qual a sua importância no ambiente empresarial.

Mas, como você líder pode auxiliar seus liderados a melhorarem nesse aspecto? Bem, a autoconsciência é a dica número 1.

Podem ser realizadas atividades como o mapeamento comportamental, um documento que lista as principais tendências comportamentais de cada um.

Sabendo disso, é possível que cada colaborador entenda em que pode melhorar, para desenvolver assim a sua inteligência emocional.

Acompanhar esses indicadores com base em sua evolução é uma das melhores maneiras de incentivar a inteligência emocional em sua equipe.

Como está a inteligência emocional na sua empresa? Esperamos que este texto ajude você a levar esse conceito tão importante também para a sua organização!

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