Programas de Trainee e Estágio: entenda por que sua empresa precisa disso

A atração e seleção de jovens talentos ajuda as empresas a se manterem informadas e atualizadas sobre tendências e necessidades de mercado, o que favorece a busca contínua pela evolução e fortalece a vantagem competitiva.

É justamente por isso que a sua empresa precisa investir em um programa de trainee e estágio.

Saiba qual a diferença entre essas duas possibilidades e quais os benefícios de contar com um programa como esse, lendo este texto que preparamos para você.

Entenda o que são os Programas de Trainee e Estágio

Contar com jovens talentos cheios de garra e determinação para auxiliar nos processos da sua empresa pode ser uma ótima estratégia para potencializar resultados. Por isso, é importante conhecer e aderir aos programas de trainee e estágio. Entenda melhor do que se trata cada um deles.

Programa de estágio

No caso dos programas de estágio, é necessário que o jovem talento esteja estudando e possa conciliar o estudo com o trabalho. Sempre que possível, o estágio deverá estar relacionado com a área do curso que está sendo realizado, com o objetivo de colocar na prática o que se aprende em sala de aula.

O estágio é regulamentado pela Lei nº 11.788/ 2008, que o define como “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

Jovens estudantes buscam por experiências como essa para conseguir ter as suas primeiras oportunidades no mercado de trabalho e, em alguns casos, especificamente na área de atuação que desejam. Tais oportunidades são fundamentais para transformar estudantes em profissionais qualificados.

O programa de estágio deve cumprir algumas determinações previstas na legislação, como: 

  • Limite de carga horária, que costuma variar de 4 a 6 horas, mas pode chegar a 8 horas diárias, dependendo do projeto pedagógico do curso e do comum acordo entre instituição de ensino, empresa e aluno.
  • Férias, que devem ser de 30 dias para um estágio que tenha duração igual ou superior a um ano. Para os contratos com menos tempo de duração, as férias devem ser proporcionais. Se o estagiário receber algum tipo de bolsa, as férias serão remuneradas.
  • Termo de compromisso, que funciona como um contrato entre as duas partes. Nele, deverão constar uma série de informações para formalizar direitos e deveres, como as respectivas responsabilidades, a as atividades a serem realizadas, a carga horária, a duração máxima do estágio, o valor do auxílio transporte, entre outros detalhamentos.

Programa de trainee

A ideia principal de um programa de trainee se assemelha a do programa de estágio, pois continua se tratando do desenvolvimento profissional de jovens talentos.

No entanto, o programa de trainee é voltado ao desenvolvimento de liderança, preparando os profissionais para, quem sabe, assumirem posições estratégicas no futuro.

Para ocupar a função de trainee, as empresas procuram jovens um pouco mais maduros do que os que se encaixariam nos programas de estágio, por exemplo.

Assim sendo, a procura é por estudantes que estejam no último ano da graduação ou por pessoas recém-formadas, com até 3 anos de diploma. 

Durante o programa de seleção dos jovens talentos, existem algumas habilidades que podem indicar quais são os profissionais com mais potencial para preencher a vaga. Algumas delas são:

  • Ações voltadas para resultados;
  • Capacidade de comunicação e trabalho em equipe;
  • Criatividade e flexibilidade;
  • Espírito empreendedor;
  • Habilidade de solucionar problemas;
  • Liderança
  • Proatividade.

O programa de trainee é regulamentado pela CLT e o seu tempo de duração pode variar de seis meses a quatro anos.

Oportunidade para inovar

Levando em consideração a velocidade e a profundidade das mudanças pelas quais estamos passando, uma empresa não pode ficar engessada em modelos de negócio antigos e processos ultrapassados.

Afinal, além de prejudicar a produtividade, a organização fica estagnada no tempo, não acompanha as evoluções da sociedade e sabota seu próprio crescimento.

Um dos melhores antídotos para isso e para manter a empresa ativa e antenada às tendências é contar com um programa de trainee e estágio. 

Isso porque contar com a experiência de jovens talentos é uma ótima maneira de conhecer novas tecnologias e novas formas de pensar, o que pode apontar novos horizontes, auxiliar na solução de problemas, além, é claro, de contribuir imensamente para a inovação.

Os jovens costumam gostar e buscar por oportunidades e situações que os desafiem, para que possam explorar cada vez mais seus talentos e habilidades e, assim, sentir que estão fazendo a diferença no mundo.

As empresas podem aproveitar toda essa energia e ajudar a “lapidar” esses diamantes, beneficiando ambas as partes: os jovens, que se tornam profissionais mais qualificados, e a própria empresa, que aumenta a sua diversidade, capacidade de inovação e, consequentemente, resultados.  

Programa de captação e retenção de talentos

Um programa de captação e retenção de talentos é fundamental para todas as empresas que desejam contar com uma força de trabalho qualificada e engajada.

Especialmente no caso dos jovens talentos, esse programa se torna ainda mais importante, pois esses profissionais estão de olho nas melhores oportunidades do mercado.

Poder contar com funcionários que já possuem certo tempo de casa é excelente. Mas, melhor ainda, é poder contar com jovens que não tenham manias ou vícios que possam atrapalhar ou dificultar os processos. Jovens talentos podem ser moldados de acordo com a cultura e as expectativas da empresa.

Saiba como gerenciar um programa de trainee e estágio

Para gerenciar um programa de trainee e estágio é preciso conhecer a diferença entre essas modalidades de contratação, além de definir o perfil ideal de talento para a sua empresa e investir em estratégias de atração.

Além disso, existem três passos que são indispensáveis para o correto gerenciamento desses programas. Confira a seguir:

Definição do orçamento

O primeiro é a definição do orçamento. Antes mesmo de levar a informação da vaga em aberto para o público, é necessário definir o orçamento disponível, identificando assim quantas vagas poderão ser disponibilizadas e qual o valor da bolsa-auxílio para estagiários e salários para os trainees. Afinal, uma remuneração atrativa é uma boa forma de despertar o interesse dos melhores talentos.  

Definição dos responsáveis

É fundamental que os jovens talentos tenham o suporte de um gestor ou supervisor que atue como um porto seguro para os entrantes, deixando-os à vontade para esclarecer dúvidas, sugerir melhorias, entre outros pontos.

Além disso, o acompanhamento de um responsável é importantíssimo para garantir o alinhamento das expectativas entre as partes, além de facilitar a mensuração do desempenho e a troca constante de feedbacks.

Acompanhamento e monitoramento

O acompanhamento e monitoramento de resultados permite que ações de melhoria sejam implementadas ainda com o programa em andamento. Dessa forma, tanto o jovem talento quanto a empresa permanecem em constante evolução.

Além disso, os insights obtidos por meio desse acompanhamento e monitoramento serão fundamentais para a tomada de decisão em relação à efetivação ou não da pessoa na organização.

Benefícios do programa de trainee e estágio

Um programa de trainee e estágio ajuda a empresa a contar com profissionais alinhados e engajados com a cultura organizacional, o que contribui, inclusive, para a redução de turnover.

Entre os principais benefícios que um programa como esse pode trazer, destacam-se:

  • Engajamento de novas gerações;
  • Formação de equipes coesas;
  • Inovações em processos;
  • Entregas mais ágeis e criativas;
  • Diversidade de perfis, culturas e pensamentos;
  • Aumento da vantagem competitiva;
  • Atração e retenção dos melhores talentos;
  • Geração de mais valor ao negócio.

Implemente um programa de trainee e estágio em sua empresa e dê espaço para jovens repletos de energia, ideias e vontade de trabalhar, com a possibilidade de moldá-los conforme as necessidades do seu negócio.

Esse programa contribui, inclusive, para o surgimento de novas soluções para a empresa, e para a revisão de processos e atividades, acelerando, assim, o crescimento do seu negócio. 

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?