Feedback: o que é, como dar e receber

O feedback é uma ferramenta poderosíssima para a evolução dos colaboradores e da empresa como um todo.

Mas, você sabe realmente o que é um feedback, quais são seus tipos, e como ele pode ser aplicado em uma empresa de forma eficiente?

Saber as respostas para essas perguntas é fundamental, já que o feedback acaba atuando como uma via de mão dupla, visto que favorece tanto a empresa na busca por resultados, quanto o colaborador que tem chances de se desenvolver com a informação recebida.

Pois bem, antes de entrarmos nesse assunto de maneira mais aprofundada, saiba que a ausência do processo de feedback pode impactar a estratégia geral da empresa, impedindo que ela cresça e conquiste resultados positivos.

Afinal, um colaborador que não recebe feedback pode se sentir desmotivado e trabalhar fora das expectativas da empresa.

Por isso, veja neste artigo o que é feedback, como dar e receber.

Feedback: o que é?

Feedback: o que é?
Feedback: o que é?

O conceito de feedback está ligado à palavra retroalimentação, que é o retorno de algo, como uma informação para tomada de decisão, por exemplo.

Nas empresas, o feedback é um processo de comunicação usado para otimizar a performance de um time.

Por se tratar de um processo de comunicação, é composto por mais do que apenas palavras.

Segundo Albert Mehrabian, a menor parte do que comunicamos é constituída pelas palavras – apenas 7%. O tom de voz que é usado é responsável por 38% da comunicação, enquanto os 55% restantes estão ligados à expressão corporal do emissor.

Por isso é tão importante basear o feedback em um processo de comunicação assertiva, que vise, acima de tudo, o desenvolvimento dos colaboradores.

Só assim o feedback terá efeito positivo para a empresa e para o colaborador ou time.

A importância do feedback para o sucesso da empresa

Uma empresa forte e competitiva é construída por pessoas comprometidas e que entregam os melhores resultados.

Para que isso seja possível, as pessoas precisam saber se estão ou não contribuindo para o alcance dos objetivos e crescimento do negócio – e isso só é possível com o feedback.

Assim, ao aplicar um feedback, a empresa consegue situar o colaborador sobre o impacto que seus resultados e comportamentos estão surtindo em relação à satisfação dos clientes e ao crescimento e sustentabilidade da organização.

Além disso, o feedback pode ajudar o colaborador a enxergar os seus “pontos cegos”, ou seja, aquilo que ele não consegue ver sobre si mesmo.

Com todas essas informações em mãos, o profissional pode pensar em estratégias para aprimorar seu autodesenvolvimento, além de identificar oportunidades de contribuir ainda mais para os objetivos gerais do negócio.

Percebe, então, como o feedback é importante para o sucesso de uma empresa?

De modo geral, o feedback tem o intuito de deixar a pessoa a par do seu trabalho e do seu desempenho, além de buscar alternativas de melhoria e desenvolvimento.

Dessa forma, o feedback pode ser dado de maneira formal e informal. Vamos ver mais detalhes sobre isso a seguir.

Feedback formal

Feedback formal
Feedback formal

O feedback formal costuma ser uma reunião previamente agendada, geralmente entre líder e liderado. É comum que tais reuniões sejam periódicas e façam parte da gestão de desempenho do colaborador.

Assim, o líder mostra considerações gerais em relação desempenho do liderado, abordando pontos fortes e oportunidades de aperfeiçoamento, a fim de se chegar a uma definição ou ponto de partida para melhorias.

A intenção é compartilhar com o colaborador quais comportamentos ou resultados no trabalho estão em conformidade com as estratégias do negócio, bem como o que precisa ser ajustado ou otimizado.

Feedback informal

O feedback informal, por sua vez, é aquele que acontece de forma mais natural, no decorrer do dia a dia, sem necessidade de agendamento prévio, por exemplo.

Como o próprio nome sugere, trata-se basicamente de uma conversa informal, cujo objetivo é manter o colaborador constantemente alinhado com as políticas e estratégias da empresa.

Além disso, esse processo mais informal é uma forma de tornar o colaborador mais entusiasmado com o trabalho e tornar os processos da empresa mais ágeis.

Além de formal e informal, o feedback ainda pode ser classificado como de reconhecimento e de melhoria. Vamos entender melhor o que isso quer dizer?

Feedback de reconhecimento

O feedback de reconhecimento visa, justamente, reconhecer o colaborador cujos comportamentos e resultados foram alinhados ao esperado pela empresa.

Vale ressaltar que é essencial que seu time de trabalho saiba o quanto estão colaborando para o crescimento da organização e atingindo os objetivos do negócio.

Afinal, quem não deseja saber se está atuando na direção correta? Todos, não é mesmo? Isso contribui, até mesmo, para o aumento de engajamento e motivação dos colaboradores!

Podemos considerar, portanto, que o feedback de reconhecimento motiva as pessoas a continuarem alinhadas à organização, o que, por sua vez, contribui para a manutenção de talentos na empresa.

Inclusive, até o líder se sentirá reconhecido depois de receber um feedback de seu time.

Feedback de melhoria

O feedback de melhoria é também considerado um feedback construtivo já que se espera que, com a ajuda dele, comportamentos e resultados sejam modificados ou aprimorados.

Recomenda-se que esse tipo de feedback ocorra de modo individualizado para evitar constrangimentos e trazer reflexos negativos para o time.

Ao dar o feedback de melhoria, deixe claro para o colaborador que o objetivo é tornar o trabalho dele mais eficiente e produtivo, e que a situação servirá de fonte de crescimento profissional para o colaborador.

Agora que já sabemos o que é feedback e quais são os tipos principais, que tal aprendermos como aplicar feedback de forma eficaz?

Feedback: como dar

Feedback: como dar
Feedback: como dar

Para que os feedbacks sejam assertivos e eficazes, eles podem levar em conta a abordagem sugerida pelos pesquisadores do Center for Creative Leadership, Craig Chappelow e Cindy McCauley, em um artigo para a Harvard Business Review.

Para eles, a estrutura do feedback deve contemplar a situação, o comportamento e o impacto.

Dessa forma, quem está aplicando o feedback deve descrever o momento em que determinado comportamento aconteceu, o comportamento em si (com base em fatos, levantando o que foi visto e ouvido) e, por fim, o impacto que tal comportamento teve na pessoa que está aplicando o feedback.

Ao seguir essa estrutura, quem está dando o feedback não está julgando, analisando ou generalizando o comportamento da outra pessoa, o que ajuda a tornar todo o processo muito mais efetivo e com mais chances de ser recebido abertamente e, assim, proporcionar o impacto desejado.

Por fim, pode-se, ainda, propor que sejam levantadas, em conjunto, alternativas para melhoria do comportamento em questão.

Geralmente há mais efeito quando tal levantamento é feito em conjunto do que unilateralmente, em que o líder já traz as respostas e estratégias de desenvolvimento.

Garantir a participação do colaborador neste momento aumenta o engajamento nas soluções acordadas, além de contribuir para o autodesenvolvimento do mesmo.

Dicas complementares para dar feedback de forma assertiva

Antes de dar um feedback, saiba que algumas pessoas podem ter uma percepção incorreta dessa ferramenta e, por isso, talvez não sejam tão receptivas ao processo.

Com isso em mente, separamos algumas dicas extras para te ajudar ainda mais nesse momento e tornar seus feedbacks verdadeiramente assertivos – e efetivos. Confira:

Não faça críticas pessoais

Um grande equívoco que muitas pessoas cometem é usar o momento do feedback para fazer críticas, inclusive de cunho pessoal, a quem está recebendo o feedback.

O feedback não é isso, portanto, para que seja verdadeiramente efetivo, deve ter como ponto de partida o desempenho da pessoa no trabalho e como pode melhorar.

O feedback é uma ferramenta de construção positiva

Justamente por isso, na hora de aplicar o feedback, é necessário ter cuidado com o modo como se fala, atentando-se ao tom de voz e à linguagem corporal, além de escolher as melhores palavras.

Lembre-se que o objetivo é ajudar na evolução do profissional, assim, o feedback deve ser visto como uma ferramenta de construção positiva, com foco no desenvolvimento do colaborador e da empresa.

Use a empatia

A empatia nunca foi tão necessária nas relações profissionais. A melhor maneira de aplicar um feedback assertivo é se colocando no lugar do outro.

Então, tanto para o feedback de melhoria quanto para o feedback de reconhecimento, procure usar palavras que gostaria que fossem ditas a você.

O importante é fazer com que o colaborador entenda que o momento e a informação compartilhada são uma forma de vocês buscarem juntos o crescimento e o desenvolvimento.

Mas, o que não fazer ao aplicar um feedback? Vamos descobrir a seguir.

O que não fazer ao aplicar um feedback?

Para que os feedbacks sejam mais assertivos, algumas atitudes devem ser evitadas.

Confira o que você não deve fazer ao aplicar um feedback:

  • Não fazer cobranças indevidas, isso é, aquilo que nunca foi estabelecido para o colaborador ou exigido dele;
  • Constranger o colaborador com um feedback de melhoria em público;
  • Basear-se em achismos, ou seja, não mostrar dados ou fatos sobre o desempenho do colaborador;
  • Focar no problema e não na solução, evidenciando em demasia eventos passados;
  • Criticar ou elogiar ao extremo;
  • Não escolher o momento e o local adequado;
  • Não apresentar os pontos em que o colaborador evoluiu.

Enfim, agora que você compreendeu o que não dever ser feito, use esse processo de feedback com cuidado para colher todos os seus benefícios e ter uma empresa mais eficiente e competitiva.

Talvez neste momento você esteja se perguntando: “mas, e como receber feedback de uma maneira efetiva?”. Saiba como no tópico abaixo.

Feedback: como receber

Para receber feedback de uma maneira efetiva é preciso, primeiramente, escutar com atenção o que o outro tem a dizer, sem interromper e sem ficar formulando justificativas. Apenas se concentre no que está sendo dito e aguarde, pois você vai ter seu momento de falar.

Mostre interesse no que está sendo dito, olhe nos olhos do emissor da informação. Você pode até discordar, mas tente manter sua mente aberta e busque compreender as razões pelas quais tais comportamentos e resultados não foram positivos para o emissor ou para a empresa.

Em seguida, mostre seu ponto de vista, assim, você permite que o líder entenda os motivos que levaram você a ter certos comportamentos.

Mas não fique pensando em justificativas para cada ponto mostrado pelo emissor. Busque anotar as ideias principais, para poder refletir sobre elas com calma em outro momento.

Se algo não ficar claro para você, pergunte, peça esclarecimento. Não presuma, pois isso pode te levar a tirar conclusões incorretas e precipitadas.

Se você acreditar que é o caso, solicite um tempo para compreender o que foi dito, bem como exemplos para deixar a situação o mais clara possível.

Finalmente, compreenda que o feedback é algo exclusivamente para o seu bem, e que ele só acontece quando as pessoas se importam o suficiente umas com as outras, a ponto de usarem o seu tempo para levantar pontos que podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional umas das outras.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender exatamente o que é feedback e o quanto ele é importante para as organizações, além de entender melhor como dar e como receber, bem como os cuidados a serem tomados.

Leve em consideração as dicas e abordagens sugeridas aqui no texto, para assegurar que cada colaborador será impactado de forma positiva. Afinal, essa ferramenta deve ser vista como algo construtivo e benéfico para todos os envolvidos!

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?