Gestão de carreira pessoal e seus benefícios

Definir um caminho de crescimento profissional por meio da gestão de carreira pessoal é um processo fundamental para se chegar aonde se quer chegar, no mais curto espaço de tempo possível.

A conquista de grandes objetivos – como a aquisição de know-how, a promoção a cargos altos de gestão, ou mesmo o sucesso em seu próprio negócio – não é algo que acontece de forma automática.

Pelo contrário, requer fortes motivações e capacidade de direcionar as escolhas para objetivos definidos.

O que significa gestão de carreira pessoal?

O que significa gestão de carreira pessoal?
O que significa gestão de carreira pessoal?

A gestão de carreira pessoal é o planejamento do rumo que uma pessoa decide seguir em sua vida profissional, definindo quais são seus grandes objetivos.

Elaborar um plano de carreira é muito similar a montar um plano de ação: é preciso definir os objetivos, os prazos, e o que será necessário fazer para alcançá-los.

Aqui se incluem, portanto, questões como formações específicas, experiências necessárias, entre outros.

O que é interessante ressaltar é que, a partir do momento que o profissional tem seus objetivos bem definidos, ele passa a fazer escolhas conscientes sobre o que é melhor para ele e para seu futuro. Ou seja, ele não é levado pelo acaso e nem espera para poder contar com a sorte.

Duas palavras são fundamentais para a definição do que é gestão de carreira pessoal: autonomia e flexibilidade.

Autonomia porque a responsabilidade por todo o processo, inclusive o planejamento do mesmo, está nas mãos do profissional. Ou seja, não é a empresa que vai definir, não é empresa que vai fornecer.

É única e exclusivamente o profissional, que vai definir aonde quer chegar e se a empresa na qual ele trabalha tem condições de auxiliá-lo a realizar o seu sonho.

E flexibilidade, por fim, porque a gestão de carreira pessoal não é algo estático. Ela muda de acordo com as necessidades, interesses, descobertas e circunstâncias em que o profissional está inserido.

Pode ser que a vida toda ele achou que iria trabalhar na área x, mas uma mudança repentina o fez se descobrir apaixonado pela área y. Nada impede que mude seus planos e busque novos desafios.

Ou seja, a gestão de carreira pessoal é o seu avião do crescimento… e só você pode ser o piloto!

Por que é importante fazer gestão de carreira pessoal?

Por que é importante fazer gestão de carreira pessoal?
Por que é importante fazer gestão de carreira pessoal?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e globalizado. Nesse cenário, só sobrevivem aqueles que estão constantemente se dedicando à própria formação e explorando novas oportunidades, ou seja, criando um plano de gestão de carreira pessoal.

Desenvolver um percurso profissional é a base, portanto, para poder definir uma carreira repleta de satisfações.

Os caminhos de crescimento profissional são baseados em três conceitos fundamentais típicos do mundo do trabalho de hoje:

1. O mercado de trabalho está cada vez mais instável

O mercado de trabalho está cada vez mais instável. Por isso, ter objetivos claros, abrir horizontes e buscar continuamente novos desafios e oportunidades são atitudes cruciais para o sucesso de uma carreira, o que, inclusive, deu origem ao conceito da carreira proteana, sobre a qual falaremos mais adiante.

2. A importância da educação continuada

A web oferece cursos online, gratuitos ou pagos, que permitem que você se mantenha sempre atualizado. 

Além disso, é comum que cursos de formação sejam promovidos pelas próprias empresas de forma a ter trabalhadores qualificados e capazes de lidar com eficácia com as mudanças que estão ocorrendo.

Pode ser uma especialização na área em que você trabalha ou então em uma nova área que seja correlacionada à sua, ampliando assim o seu currículo. Pode ainda, ser um assunto aleatório, mas que contribua para aumentar seu repertório e estimular sua criatividade.

O que importa é abraçar a ideia do lifelong learning e deixar a aprendizagem contínua fazer parte da sua vida.

3. Networking como ponto essencial para o desenvolvimento profissional

O networking é muito importante para a gestão de carreira profissional. Além das indicações e oportunidades que podem surgir de forma natural, o contato com diferentes pessoas aumenta as perspectivas e favorece a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas.

Hoje em dia, as redes sociais e plataformas dedicadas ao trabalho permitem conhecer e trocar informações com pessoas de qualquer parte do mundo.

Como planejar seu futuro profissional?

A gestão de carreira pessoal não ocorre de maneira fácil, mas pode ocorrer de forma mais clara quando se tem um plano em mãos.

Planejar o que você quer para o futuro significa entender quais habilidades e conhecimentos você vai precisar para seguir em frente.

Definir um plano de carreira dentro de uma organização traz uma dupla vantagem: o trabalhador tem um plano de crescimento bem definido, e a empresa pode acelerar o atingimento do plano aprimorando a performance do colaborador.

No entanto, nem todos têm a sorte de trabalhar em um contexto de negócios que inclui planos de gestão de carreira pessoal, alguns ainda podem estar engajados na procura de emprego ou na posição de ter que definir sua carreira de forma independente. Em todos os casos, as seguintes indicações podem ser seguidas:

1. Estabeleça seus objetivos e desenvolva um plano

Estabelecer seus objetivos, desenvolver um plano para atingi-los e atualizar constantemente o andamento do mesmo são atitudes que ajudam a manter o controle do progresso alcançado em um período de tempo definido.

O desenvolvimento de um plano por escrito também pode fornecer respostas a algumas perguntas úteis para definir a carreira de alguém, como:

  • Que posição profissional desejo preencher?
  • Quais são meus valores?
  • Que atividades eu faço no meu tempo livre e quais são os meus interesses?
  • Quais são os meus pontos fortes e minhas habilidades sociais?

Esteja ciente de que sua carreira estará em constante evolução, assim como o próprio mercado de trabalho.

Novas profissões e oportunidades surgem a cada ano, outras profissões estão fadadas a se tornarem obsoletas em breve. Por esses motivos, é importante trabalhar constantemente no desenvolvimento da gestão de carreira pessoal.

2. Abra-se para novas oportunidades

Esse ponto é praticamente uma consequência do anterior, visto que a evolução das profissões conduz à criação de novas oportunidades e de novas competências profissionais exigidas. 

Ao desenvolver um plano de gestão de carreira pessoal, é possível ter uma vantagem competitiva sobre os demais trabalhadores que se mantêm firmes na profissão, sem olhar para o futuro.

3. Seja claro sobre sua personalidade

Cada um de nós tem uma personalidade própria que pode ser mais ou menos assertiva dependendo do contexto de trabalho. Um teste de personalidade ajuda você a entender quais planos de carreira se adequam às suas aptidões, além de quais pontos devem ser aprimorados.

4. Olhe para o passado

Se o futuro é desconhecido, o passado, pelo contrário, pode fornecer informações importantes sobre as aptidões e pontos fortes de uma pessoa. Lembrar dos trabalhos em que você mais se destacou, das disciplinas em que melhor performou e das ocasiões em que recebeu elogios ou certificados de mérito pode ser um processo valioso para definir sua futura trajetória profissional.

Além disso, não só os pontos bons devem ser visualizados ao olhar para o passado no desenvolvimento de sua gestão de carreira pessoal.

Assim como os pontos positivos, pontos negativos podem ser analisados com base em experiências passadas, buscando o aprimoramento de aspectos que talvez sejam estratégicos para o seu crescimento profissional.

5. Considere suas próprias necessidades econômicas

Seu salário é o seu sustento. Nesse sentido, pode ser útil avaliar seu plano de carreira também do ponto de vista financeiro. Ou seja, é válido parar e pensar se o caminho que você está traçando tem condições de lhe proporcionar renda suficiente para atender às suas necessidades.

Conselhos para sua gestão de carreira pessoal

Alguns conselhos podem ser extremamente úteis para a sua gestão de carreira pessoal – e para o seu sucesso. Como:

  1. Gerencie melhor seu tempo;
  2. Desenvolva sua inteligência emocional;
  3. Aumente sua resiliência;
  4. Melhore a escuta ativa;
  5. Desenvolva uma mente aberta;
  6. Leia muito;
  7. Aprenda coisas novas todos os dias;
  8. Conheça pessoas novas (networking);
  9. Aprenda a falar em público.

1. Gerencie melhor o seu tempo

Gerir o tempo com sabedoria é a chave para excelentes resultados, o que, consequentemente, reverte-se em mais velocidade no crescimento profissional.

Um profissional com uma boa gestão de tempo pode ter resultados melhores quando comparado a alguém mais experiente, mas que não sabe gerenciar seu próprio tempo de trabalho de forma adequada.

O planejamento da jornada de trabalho com a definição das tarefas a serem desempenhadas em um determinado intervalo de tempo contribui para o aumento da produtividade e da eficiência, contribuindo para o atingimento dos objetivos.

2. Desenvolva sua inteligência emocional

A inteligência emocional permite que você compreenda os seus sentimentos e os dos outros, o que o ajuda a atuar de forma positiva e produtiva mesmo em situações complexas, aumenta seu autoconhecimento e contribui para a melhoria dos relacionamentos interpessoais, auxiliando, inclusive, no gerenciamento de conflitos.

3. Aumente sua resiliência

Saber resistir a cargas de estresse, evitando o aparecimento de Burnout, permite gerir de forma eficaz situações difíceis. Ser resiliente é saber recomeçar mesmo quando tudo tiver dado errado, é enxergar as situações com discernimento e é usar as adversidades como alavanca para a aprendizagem e evolução.

4. Melhore a escuta ativa

A escuta ativa está muito relacionada à qualidade de se estar presente. Parece simples, não é? Mas com tantas informações e distrações ocorrendo simultaneamente – inclusive na palma da mão, disponíveis com apenas um toque – pode ser bastante difícil prestar atenção de verdade no que o outro está dizendo.

Mesmo sem interferência externa, os próprios pensamentos podem querer atrapalhar o diálogo, seja pensando em outros assuntos, seja “retrucando” o que a pessoa está dizendo ou já preparando uma resposta.

Quanta informação não é perdida com essa falta de atenção? Quanto conhecimento e experiência não acabam sendo ignorados ou mal interpretados?

Uma das formas mais bonitas de aprender, de respeitar e de construir relações genuínas é justamente por meio da escuta ativa.

5. Desenvolva uma mente aberta

Uma mentalidade aberta e orientada para a gestão de carreira pessoal e crescimento profissional permite enfrentar os dias de trabalho com dedicação e empenho. Junto com a resiliência, estar pronto para aceitar novos desafios abre novas oportunidades de crescimento profissional.

6. Leia muito

O hábito da leitura é uma atitude importante que permite adquirir novos conhecimentos, ajuda a tomar decisões difíceis, abre novas perspectivas e, é claro, contribui para o desenvolvimento da gestão de carreira de forma efetiva.

7. Aprenda coisas novas todos os dias

O comprometimento diário com a aquisição de novas competências relacionadas ao seu setor de trabalho é um processo que pode ser feito por meio da leitura de livros, da participação em treinamentos e fóruns de discussão, do acesso a portais e sites especializados. Adquirir novos conhecimentos também é importante para enriquecer o currículo.

8. Conheça pessoas novas (networking)

Trabalhar seus próprios contatos é outra forma de crescer profissionalmente, útil para conhecer as novas oportunidades e tendências do setor empresarial ao qual pertence. Quanto maior for o seu networking, basicamente, melhores serão seus resultados em um curto período de tempo, pois você sempre conhecerá alguém que pode lhe ajudar a resolver determinada situação.

9. Aprenda a falar em público

Ser capaz de envolver um público é algo que qualquer pessoa que aspira a uma carreira de gestão deve levar em consideração. Subir na hierarquia corporativa significa se encontrar na posição de ter que falar e informar uma equipe sobre os objetivos a serem alcançados e o trabalho a ser realizado, ou tomar a palavra durante uma conferência ou apresentação de um produto.

Principais tipos de carreiras

1. Carreira tradicional (ou burocrática)

Lembra muito a geração de nossos pais ou avós, aqueles que passavam praticamente a vida inteira em uma corporação, ou no máximo duas. Ainda é comum encontrarmos profissionais assim e não há nada de errado com isso, desde que seja uma escolha consciente. Nesses casos, a maior realização costuma ser subir na hierarquia da empresa e permanecer lá até a aposentadoria.

2. Carreira multidirecional

Na carreira multidirecional o profissional se mantém aberto a novas oportunidades e áreas, sem medo de mudança, sem medo do novo, possuindo um perfil resiliente e flexível.

3. Carreira empreendedora

Aqui, esquece-se a ideia de trabalhar para um patrão ou uma corporação, e mergulha-se em um mundo de instabilidade inicial em busca de um futuro promissor, criando o próprio negócio. Em alguns casos, o profissional passa por diversas experiências em organizações como colaborador, visando desenvolver as habilidades que serão colocadas em prática quando abrir sua empresa.

4. Carreira sociopolítica

É o tipo de carreira que pode “criar” políticos por excelência ou então representantes públicos, seja de sindicatos ou setores relacionados ao bem-estar público. Esse profissional possui grande qualidade de se relacionar com pessoas novas e poder de persuasão aguçado.

5. Carreira acadêmica

Possui um amigo que fez graduação com você, seguiu para uma pós, mestrado e doutorado e agora atua com pesquisa científica ou é professor universitário? Esse é o profissional que optou pela carreira acadêmica por excelência, caracterizada por estudo constante, quase que ininterrupto.

6. Carreira proteana

A carreira proteana recebe esse nome em alusão a Proteu, uma divindade marinha da mitologia grega, capaz de assumir a forma que quisesse.

Nesse sentido, a carreira proteana caracteriza-se por profissionais capazes de mudar rapidamente, desenvolvendo novas habilidades e aptidões, aventurando-se em novas áreas, novas oportunidades e novos modelos de negócio.

No decorrer do conteúdo falamos sobre a importância de se possuir resiliência e se antenar para as mudanças e tendências, pois atualmente não existe mais estabilidade e, consequentemente, precisamos estar constantemente nos aprimorando em diversas habilidades: tudo isso tem um destaque especial na carreira proteana.

Recomendações finais sobre a gestão de carreira pessoal

Uma habilidade precisa ser ressaltada quando se fala sobre gestão de carreira pessoal: a resiliência. Nós já falamos dela nos tópicos anteriores, mas ela é tão importante que merece ser reforçada.

A resiliência é a capacidade de adaptação às novas situações de trabalho, absorvendo as adversidades do momento e as integrando de forma significativa para poder aprender com elas e superá-las, produzindo, assim, mudanças positivas para a sua vida profissional.

Isso significa: flexibilidade, resistência e tenacidade na gestão da ambiguidade, uma gestão construtiva das emoções, proatividade no lugar de reatividade, desenvolvimento de uma mentalidade positiva e aberta para novos aprendizados e desafios.

Uma gestão de carreira pessoal é essencial caso você busque ascender no caminho em que atua, mas principalmente para conhecer novos caminhos que podem se tornar principais em um futuro não tão distante. Sucesso!

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