Quais as vantagens de ter um Departamento Pessoal na empresa

Recursos humanos e departamento pessoal são o mesmo setor? Essa pergunta pode deixar muitas pessoas na dúvida e a verdade é que cada setor precisa cuidar de diferentes funções, todas envolvendo cuidados com os colaboradores de uma organização.

Para saber mais sobre o departamento pessoal, conhecer as suas principais funções e, ainda, entender quais são as vantagens que esse setor traz para a empresa, continue a leitura deste texto!

O que é o departamento pessoal

Departamento pessoal é o setor responsável por cuidar de todas as questões legais e burocráticas que dizem respeito aos colaboradores.

Todos os trâmites relacionados à legislação que permeiam toda a jornada do colaborador na empresa, desde sua contratação até seu desligamento ou aposentadoria, são responsabilidade desse setor.

Ou seja, garantir o cumprimento da legislação trabalhista é o principal objetivo do departamento pessoal.

Um dos maiores benefícios em contar com esse setor é a possibilidade de evitar processos judiciais e o pagamento de multas, reduzindo os custos e contribuindo para a manutenção de uma imagem institucional positiva perante colaboradores, consumidores, e o mercado em geral.

Diferença entre RH e departamento pessoal

A atuação do setor de departamento pessoal está mais voltada à conformidade legal de toda a jornada do colaborador na organização, assim, o DP é responsável por questões burocráticas relacionadas à admissão e demissão de funcionários, controle de férias, além de outras atividades.

O RH por sua vez, concentra seus esforços em atividades de caráter mais estratégico, que visam potencializar o capital humano e agregar mais valor à organização.

Capacitações, treinamentos, gerenciamento do clima e cultura da empresa, proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores, fortalecer o relacionamento interno, além de atrair e reter os melhores talentos do mercado são exemplos de atribuições do RH.

Simples de entender não é mesmo? Vamos tratar agora sobre as principais funções do departamento pessoal.

Principais funções do departamento pessoal

O DP possui importância extrema dentro de uma organização, uma vez que este setor é o principal responsável por garantir os direitos dos trabalhadores, como salário justo e pago corretamente, horas extras, controle do ponto, correto preenchimento da folha de pagamento, benefícios, atestados, entre outros.

Separamos abaixo algumas das principais funções do DP, para ficar mais claro quais são as suas atribuições.

Acompanhamento e cumprimento da legislação

Uma vez que a legislação trabalhista conta com diversos detalhes e normas que precisam ser seguidos à risca, é imprescindível ter profissionais que serão os principais responsáveis por compreender a fundo a legislação e garantir que todas as etapas da jornada de um colaborador estejam conformes.

É responsabilidade desse setor realizar, ainda, o acompanhamento de possíveis alterações nas leis trabalhistas, adequando-se às novidades e evitando prejuízos para a empresa.

Férias e licenças

Cada trabalhador tem direito a um período de férias remuneradas e estas estarão disponíveis após um ano da contratação, ou do último período de férias.

Será dever do DP não deixar ultrapassar o tempo legal para aquisição das férias.

Mas não basta garantir que o funcionário poderá gozar desse benefício, é necessário identificar o período adequado para que não venha atrapalhar entregas ou projetos da equipe em que está alocado. Essa gestão também deverá ser realizada pelo departamento pessoal.

Licenças como a licença-maternidade ou licenças médicas também deverão ser gerenciadas por este setor.

Admissão e demissão de funcionários

Tanto na admissão como demissão de um funcionário, o departamento pessoal deverá gerenciar a parte burocrática. 

Cálculo da folha de pagamento

Realizar os cálculos necessários e emitir a folha de pagamento corretamente, indicando a quantidade de horas extras, pagamento do DSR, benefícios, adicional noturno, de insalubridade ou periculosidade, entre outros são ações que deverão ser realizadas pelo departamento pessoal.

Além disso, é necessário incluir também descontos e taxas como, por exemplo, FGTS, INSS e outras contribuições, conforme previsto na legislação trabalhista. 

Controle da jornada dos colaboradores

A empresa precisa controlar a jornada de trabalho dos colaboradores para garantir que eles estão cumprindo a carga horária estipulada no contrato de trabalho.

Assim, deverão ser acompanhados os horários de entrada e saída, intervalos, faltas e atrasos frequentes, entre outros.

Vantagens de ter um departamento pessoal na empresa

Como você pode ter percebido, as atividades pelas quais o departamento pessoal é responsável são fundamentais para a empresa e, caso não sejam feitas corretamente, podem resultar em processos judiciais e pagamento de multas.

Por isso, confira abaixo quais são as vantagens de poder contar com esse setor, além de reforçar a importância de segregar RH de DP, para que ambos tenham suas funções bem definidas.

Contar com profissionais capacitados para atividades específicas

Profissionais capacitados para executar as atividades do departamento pessoal podem alavancar a performance do setor, potencializar processos e otimizar rotinas.

Correta gestão dos setores

Um dos melhores benefícios de se ter um departamento pessoal é justamente a separação entre esse setor e o RH, definindo qual setor deverá ser responsável por determinados projetos e atividades.

Organização e otimização dos processos

Uma vez que os setores forem corretamente gerenciados e organizados, os processos serão otimizados.

Garantir os direitos dos colaboradores

Com a atuação do DP, a empresa tem garantia do pagamento de salários, férias, controle de ponto, recolhimento de INSS, FGTS, entre outros, o que traz muito mais tranquilidade para suas ações.

Assegurar a redução de custos

O gerenciamento dessas atividades pode eliminar gastos com processos trabalhistas e erros na folha de pagamento.

Agilidade nas entregas

É possível realizar ações estratégicas que favorecerão as entregas da equipe.

Aumento da capacidade de resposta em processos trabalhistas

Caso algum processo trabalhista venha a ocorrer, a empresa tem mais facilidade para achar provas e documentos que comprovem que ela agiu dentro de todos os requisitos legais.

Ter um setor responsável por todas as questões burocráticas e legais que dizem respeito aos colaboradores é uma ação estratégica para que a empresa possa ter tranquilidade em relação à conformidade com a legislação trabalhista e, assim, possa alçar voos cada vez mais altos, sempre baseada na ética e princípios morais.

Tecnologia é o segredo para o sucesso

A tecnologia é, sem dúvida alguma, a maior aliada para a potencialização da produtividade do departamento pessoal.

Afinal, esse setor lida com um volume muito grande de informações e atividades extremamente importantes, que podem se tornar altamente suscetíveis a erros, ou até humanamente inviáveis, caso sejam realizadas de forma manual.

Sabemos que, no caso do DP, os erros podem resultar tanto em necessidade de retrabalho, quanto em problemas sérios com a justiça, pagamento de multas caras, e manchas na imagem institucional.

Para evitar tudo isso, o ideal é contar com a tecnologia para otimizar e automatizar tarefas, garantindo a qualidade e efetividade das entregas.

Mais ideal ainda é terceirizar uma das tarefas mais complexas e burocráticas do departamento pessoal, que é o processamento da folha de pagamento.

Ao terceirizar o processamento da folha de pagamento com a SellUp, além de contar com uma entrega muito mais rápida e assertiva, você ainda terá as seguintes vantagens:

  • Contará com um time altamente capacitado e especializado;
  • Estará em conformidade com as frequentes alterações da legislação;
  • Terá o atendimento aos envios do eSocial pertinentes à folha de pagamento;
  • Acessará relatórios que facilitam a análise e tomada de decisão;
  • Contará com tecnologia de ponta e atualizada conforme as alterações na legislação;
  • Verá sua folha de pagamento ser processada com muito mais agilidade, eficiência e assertividade;
  • Terá certeza que todos os seus dados serão tratados com extrema confiabilidade;
  • E muito mais!!

Por isso, não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores e entenda como podemos ajudar a otimizar o tempo do seu DP!

E-mail: [email protected]

Telefone: (41) 3500-8961

WhatsApp: (41) 99521-9879

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?