Transformação Digital

Com todas as turbulências dos últimos tempos, provocadas sobretudo pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas estão revisando suas estratégias.

Uma boa revisão é fundamental, porque ajuda tanto a empresa a seguir em frente neste momento, quanto a ter mais chances de sucesso em curto e longo prazo.

Além disso, é a oportunidade perfeita para abraçar dois elementos que já estavam batendo na porta do mundo dos negócios, mas agora são mandatórios e vieram para ficar: a inovação e a transformação digital!

Abrace (e acelere) a inovação

Temos duas notícias para você: uma boa e uma que pode ser usada a seu favor.              

A boa é que em períodos de crise as empresas aceleram seus processos de inovação, quase que “naturalmente”.

A que você pode usar a seu favor é que, normalmente, quando acaba esse período de turbulência, a inovação volta ao seu ritmo “normal”, ou seja, deixa de ser prioridade e se torna mais morosa.

Porém, você pode impedir que isso aconteça na sua empresa e pode se tornar cada vez mais habilidoso para lidar com as incertezas e aproveitar as oportunidades, se focar nestes pontos-chave, compartilhados por Darrell Rigby, em um artigo para a Harvard Business Review Brasil:

Crie um sistema e métodos ágeis

O sistema de negócios de uma empresa é um dos fatores que mais influencia seu desempenho em longo prazo. Que tal aproveitar a celeridade da inovação e transformá-lo?

“Crie equipes mais ágeis encarregadas de gerar inovações. Comece a espalhar tais princípios por toda a organização, mesmo para as partes que devem permanecer burocráticas”, recomenda Darrell Rigby.

E importante: não copie outra empresa. Além de raramente funcionar, isso impede que as pessoas desenvolvam as habilidades necessárias para criar e se acostumar com o novo modelo.

Aumente a velocidade das inovações

Empresas ágeis se concentram na velocidade das inovações mesmo quando não há crise.

Uma boa maneira de medir essa velocidade é acompanhando o tempo de espera entre a identificação de um problema ou oportunidade e a entrega da solução.

Para reduzir esse tempo, pode-se dividir projetos grandes e longos em tarefas menores, com avaliações e feedbacks mais constantes, com revisões e ajustes sempre que necessário.

Além disso, os processos de planejamento e financiamento, que costumam acontecer anualmente, podem ser feitos a cada três meses, por exemplo, permitindo rápida adaptação.

Redefina o equilíbrio entre operação e inovação

Para que as empresas consigam manter bom desempenho em um ambiente dinâmico (como é a nossa realidade), elas precisam equilibrar o foco entre processos operacionais e soluções inovadoras, simultaneamente.

“Pouco foco na inovação leva a uma empresa estática que não consegue se adaptar. Pouca ênfase nas operações leva a baixa qualidade, altos custos e riscos perigosos para os clientes e para os negócios”, afirma Rigby.

Abrace (e acelere) a transformação digital

A pandemia balançou a estratégia de muitas organizações e tornou ainda mais evidente a necessidade de se transformarem digitalmente.

“A transformação digital marca um repensar radical de como uma organização usa tecnologia, pessoas e processos para alterar fundamentalmente a performance dos negócios”, explica George Westerman, autor e pesquisador do MIT, ao site CIO, no artigo What is digital transformation? A necessary disruption.

É importante considerar que, antes de começar qualquer iniciativa relacionada à transformação digital, as empresas precisam responder a uma pergunta crítica: qual benefício isso trará para o cliente?

Ou seja, transformação digital não significa implementar a tecnologia mais avançada na sua empresa, se ela não for absolutamente necessária.

Mas significa, por outro lado, estar aberto para identificar e fazer as mudanças necessárias que dizem respeito à “tecnologia, pessoas e processos”, de forma que agreguem valor para o cliente e contribuam para a evolução do desempenho, em todos os níveis do negócio.

Algumas iniciativas podem acelerar a transformação digital nas empresas, como:

  • Adotar métodos ágeis de inovação: conforme vimos acima, a agilidade é fundamental para que soluções inovadoras continuem sendo buscadas. Para que isso aconteça, a organização precisa adotar também uma política de tolerância ao erro.
  • Manter o foco no cliente: a pandemia ajudou a desenvolver a empatia, e as organizações precisam cada vez mais disso, para realmente compreender o seu cliente e desenvolver ou adaptar produtos e serviços que resolvam seus problemas e agreguem valor às suas vidas.
  • Identificar oportunidades de automatização: automatizar tarefas operacionais e rotineiras desafoga muitos colaboradores, liberando-os para funções mais estratégicas, efetivamente contribuindo para a transformação digital.

Uma abordagem que muitas empresas estão adotando é o BPO. Quando um processo é terceirizado, toda a responsabilidade sobre ele passa para a empresa contratada, o que, além de desafogar os colaboradores, também contribui para a redução de custos operacionais, aumento de qualidade e diminuição de erros.

Inovação e transformação digital andam de mãos dadas

Você deve ter percebido que transformação digital e inovação andam de mãos dadas e que, para que aconteçam, você precisa de profissionais que pensem estrategicamente e desenvolvam soluções para problemas ou oportunidades.

Mas como seus colaboradores vão ter tempo de pensar assim se eles precisam dar conta de processos rotineiros e burocráticos?

 Não tem como!

Por isso, aqui vai a dica: terceirize a tarefa mais complexa e burocrática da sua organização: o processamento da folha de pagamento e benefícios!

Assim, você deixa essa operação sob a nossa responsabilidade, e nós faremos um trabalho de primeira linha para você, contando com tecnologia de ponta e um time de especialistas! Você vai se surpreender com a nossa qualidade, efetividade e velocidade!


E, enquanto isso, você e seus colaboradores estarão focando no que realmente importa!


Entre em contato hoje mesmo conosco e acelere a inovação e a transformação digital na sua empresa!

E-mail: [email protected]

Whats: (41) 99521-9879

Matérias relacionadas

Leave a Comment

Logo Sellup branca
SellUp RH Digital e Automatizado. Venha para o RH 4.0

Acompanhe-nos

E-mail: [email protected] WhastApp: +55 (41) 97402-0476 Telefone: +55 (41) 3500-8961
SellUp RH Digital e Automatizado | 2020 Criado por Lab growth
× Como posso te ajudar?