A procura por BPO deve crescer até 2024

Terceirizar um processo para otimizar tempo e recursos é uma excelente opção. Essa otimização é um dos principais motivos pelos quais o BPO está se tornando cada vez mais comum entre empresas que almejam economia e vantagem competitiva.

Neste artigo, você poderá conferir as excelentes vantagens em contar com uma estratégia como essa. Continue a leitura e fique por dentro desse assunto tão importante para os negócios e com ótimas projeções de crescimento até 2024!

Entenda o que é o BPO

BPO é a sigla de Business Process Outsourcing, que significa, em uma tradução livre, terceirização de processos de negócio.

Trata-se da terceirização de processos, ou mesmo áreas inteiras. Ou seja, a empresa contrata outra para se tornar totalmente responsável pela execução dos processos acordados, incluindo todos os recursos necessários para isso, sejam humanos, tecnológicos e/ou gerenciais.

Uma empresa que oferece o serviço de terceirização costuma ser especialista em sua área de atuação. Isso significa que ela conta com profissionais extremamente capacitados e tecnologia de ponta, para desenvolver um trabalho com muito mais qualidade e velocidade do que seria possível se fosse realizado internamente.

O que significa, por sua vez, que a empresa contratante tem a segurança de contar com um serviço de primeira, enquanto pode focar em atividades mais estratégicas.

Aliás, o BPO geralmente acontece com processos que são importantes, mas não estão diretamente relacionadas ao core business da empresa.

Assim, a prestadora de BPO foca em atividades mais burocráticas e operacionais, enquanto os talentos internos usam seu tempo e energia para agregar valor aos negócios.

BPO como aliado da transformação digital

O BPO é uma importante ferramenta de transformação digital, uma vez que se trata de um processo que envolve a terceirização de serviços realizados com o apoio dos novos recursos tecnológicos.

Afinal, em um mundo onde agilidade e vantagem competitiva são peças-chave, não faz mais sentido perder tanto tempo (e talento) com tarefas burocráticas, complexas e repetitivas, que podem ser facilmente automatizadas – e terceirizadas!

Essa já é uma preocupação das empresas brasileiras. Segundo pesquisa realizada pela Brasscom, a transformação digital é um processo que faz parte de 63% das organizações do país.

E a tendência é que essa porcentagem aumente cada vez mais. Afinal, não se pode mais negar ou evitar os avanços tecnológicos e as mudanças que eles estão provocando em nosso modo de trabalhar e viver.

Justamente por isso as empresas devem enxergar o BPO como um verdadeiro aliado da transformação digital. Elas devem alocar o seu tempo e os seus recursos em estratégias para gerar cada vez mais valor para seus clientes e se manter relevantes para eles.

Ou podem correr o risco de serem engolidas pelo mercado enquanto estão dedicando horas em atividades que não fazem parte do seu core business.

Projeções do BPO

Várias pesquisas estão projetando o aumento da procura por BPO, de maneira especial até 2024. Por esse motivo, é necessário conhecer e entender como esse conceito pode auxiliar sua empresa de forma estratégica. 

A consultoria Transparency Market Research estima que, até 2024, o mercado de outsourcing irá crescer cerca de 14%, recebendo grandes investimentos, algo em torno de 95 bilhões de dólares.

Além disso, uma pesquisa global da Technavio revelou que o BPO tem potencial para crescer 76,90 bilhões de dólares entre os anos 2020 e 2024.

Aqui no Brasil, a estratégia está se tornando cada vez mais popular. Ocupamos a quarta posição no ranking de indústrias de terceirização, conforme estudo realizado pela A.T Keamey Global Services Location.

Mas, por que essa estratégia está fazendo tanto sucesso? Porque os benefícios são nítidos!

Um levantamento realizado pela Grand View Research indica que o faturamento de empresas com BPO chegou a ultrapassar a marca de 237 bilhões de dólares no ano de 2020.

Esse cenário de crescimento do Business Process Outsourcing proporciona uma realocação de investimentos, otimizando recursos e proporcionando economia para a empresa que conta com essa facilidade.

Entre as principais vantagens do BPO, podemos destacar a redução de custos, alta performance, organização e alinhamento da equipe e maior competitividade diante do mercado. A seguir, iremos nos aprofundar sobre os benefícios dessa estratégia.

Vantagens de contar com o BPO

Uma empresa que conta com BPO tem à sua disposição recursos externos estratégicos, podendo aumentar o desempenho do negócio e, assim, a sua competitividade frente aos concorrentes.

Isso é possível porque a empresa passa a contar com profissionais altamente especializados e tecnologia de ponta para realizar um excelente trabalho.

Confira abaixo algumas das vantagens do BPO:

Aumento da produtividade

Colaboradores internos possuem mais tempo para se dedicar às funções estratégicas, que realmente agregam valor ao negócio e fortalecem o core business. Ao mesmo tempo, a produtividade do processo que foi terceirizado também é aumentada, pois ele passa a ser realizado com mais agilidade e qualidade, evitando erros, atrasos e retrabalhos.

Serviços especializados

Contar com profissionais especializados para serem responsáveis por um determinado processo é excelente, pois as tarefas passam a ser realizadas com mais agilidade, qualidade e precisão.

Acesso a boas práticas do mercado e melhoria contínua

Boas empresas de BPO atualizam constantemente sua infraestrutura e as habilidades dos seus profissionais, de acordo com tendências e mudanças de mercado. Assim, a empresa contratante conta com um processo otimizado e tem acesso às melhores práticas do mercado, sendo que pode procurar maneiras de agregá-las a outras partes do negócio.

Redução dos custos operacionais

Com o BPO, custos com contratação, treinamento, salários, encargos trabalhistas, espaço de escritório, infraestrutura e equipamentos podem ser facilmente eliminados. Isso porque, como o processo passa a ser responsabilidade da empresa terceirizada, todos os recursos necessários para a execução do mesmo são de responsabilidade da contratada.

Foco nos processos mais importantes

A terceirização de processos repetitivos e burocráticos permite que a empresa aloque seus recursos financeiros, seu tempo e a energia dos seus colaboradores no que realmente importa: o seu core business. Assim, a organização consegue cada vez mais ganhar vantagem competitiva e agregar valor adicional ao seu cliente, tornando-se e mantendo-se relevante para ele.

Diferenças básicas entre BPO e terceirização

Embora o BPO seja um processo de terceirização, existem algumas diferenças entre esses dois termos.

A terceirização geralmente diz respeito a atividades que não estão tão relacionadas à gestão da empresa e que não exigem um alto grau de especialização. É o caso, por exemplo, de atividades como delivery, limpeza, segurança, portaria, etc.

O BPO, por outro lado, está intrinsicamente ligado à gestão ou a tarefas que a impactam, e sua implementação normalmente vem acompanhada da revisão e otimização de processos.

Contar com uma estratégia como essa significa delegar a responsabilidade por um processo ou setor a outra empresa, e inserir essa empresa no fluxograma organizacional. Afinal, ela passa a ser uma parte extremamente importante para o bom andamento das operações.

Para implementar o BPO em sua organização é necessário contar com empresas que comprovem a sua credibilidade, profissionalismo e know-how aprofundado, garantindo excelência nos processos e atividades que serão realizados.

O BPO é uma prática excelente e pode ser adotado por empresas de qualquer porte e segmento. É preciso saber apenas qual a real necessidade da empresa e como essa estratégia poderá favorecê-la.

Dicas para implementar o BPO em sua empresa

O primeiro passo é analisar a situação da empresa para entender quais são as áreas que mais necessitam do BPO para serem melhoradas.

Após descobrir a resposta, contrate uma empresa de BPO referência no mercado, que execute serviços de acordo com as demandas que você tem e que precisam ser otimizadas.

Além disso, contar com empresas que possuam os mesmos valores e uma cultura semelhante no ambiente de trabalho são pontos que poderão favorecer a nova parceria.

Potencialize o seu negócio com o BPO

O BPO é uma forma de transformar a rotina da sua empresa, para que ela seja produtiva e, ao mesmo tempo, consiga lidar de forma prática e assertiva com as burocracias relacionadas ao negócio.

Muito mais do que apenas executar a demanda estabelecida, um provedor de BPO deve oferecer as melhores e mais inovadoras soluções, para que a sua empresa esteja sempre à frente.

Para isso, você pode contar com a SellUp – RH Digital e Automatizado.

Se você precisa de um parceiro de confiança e de uma equipe altamente preparada e qualificada para implementar BPO de RH na sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas agora mesmo:

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